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A taxa interna de retorno (IRR) e o valor presente líquido (NPV) são importantes ferramentas do fluxo de caixa esperado. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Caso o retorno de um projeto de investimento seja inferior ao custo de oportunidade, será nulo o valor presente líquido, pois, tratandose de uma economia com inflação, deve-se incluir a taxa de inflação no cálculo da IRR.
A respeito das diferenças e semelhanças entre o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR), julgue os itens que se seguem. A taxa interna de retorno, por não indicar o que é economicamente mais atraente, não pode ser utilizada para se compararem dois ou mais projetos de investimentos, mas, sim, para se avaliarem projetos de forma individual.
Com relação à contabilidade pública e à matéria orçamentária, julgue os itens a seguir.
As transações no setor público são classificadas como de natureza econômico-financeira quando se originam de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência ou não da execução do orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais.
Com relação à contabilidade pública e à matéria orçamentária, julgue os itens a seguir.
A inclusão do serviço da dívida no orçamento público, na década de 80 do século passado, é compatível com vários princípios orçamentários, entre os quais, pelo menos, a universalidade, o equilíbrio e a clareza.
Com base nessas informações, julgue os dois próximos itens.
O ativo permanente corresponde a R$ 2 milhões.
Com base nos princípios fundamentais de contabilidade e nas normas brasileiras de contabilidade, inclusive sob os aspectos da ética do profissional da contabilidade, julgue os itens seguintes.
Entre os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no tocante à mensuração e avaliação dos elementos patrimoniais das entidades do setor público, o critério do valor realizável líquido corresponde à importância que a entidade espera obter com a alienação ou a utilização de itens de inventário, depois da dedução dos gastos estimados para seu acabamento, alienação ou utilização.
Tendo em vista as disposições da legislação brasileira e as normas de contabilidade expedidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, assinale a opção verdadeira a respeito do campo de aplicação dessa disciplina no setor público.
As entidades cuja maior parte do capital votante pertence ao Estado estão obrigadas a aplicar as regras de contabilidade pública.
Estão obrigados a aplicar as regras de contabilidade pública os órgãos e entidades que integram o orçamento fiscal e da seguridade social, incluídas aí as empresas estatais dependentes.
As regras de contabilidade a que estão submetidos os órgãos da administração indireta autárquica não alcançam aquelas operações típicas do setor privado.
Embora não sejam entidades públicas na sua essência, as entidades filantrópicas são alcançadas por regras de contabilidade pública quando desempenham papel típico do Estado.
As regras de contabilidade aplicadas ao setor público não se preocupam com a mensuração e evidenciação do patrimônio em razão de o Estado não visar lucro e possuir uma contabilidade orçamentária.
A respeito do mecanismo de controle denominado Conformidade Contábil existente na contabilidade federal, é correto afirmar:
é um mecanismo de responsabilidade e execução do órgão central de contabilidade e destina-se a confirmar que todas as demonstrações contábeis foram emitidas.
é o mecanismo pelo qual as unidades gestoras setoriais contábeis certificam os demonstrativos contábeis gerados pelo Sistema de Administração Financeira – Siafi.
caso a entidade pública não possua em seus quadros um contabilista habilitado, seus registros estão dispensados desse controle.
uma vez registrada a Conformidade Contábil, a entidade está liberada da manutenção de documentos comprobatórios dos registros em seus arquivos.
os registros contábeis não surtem efeitos nas demonstrações contábeis até que sejam confirmados pelo mecanismo de controle.
Assinale a opção que indica uma afirmação verdadeira a respeito da aplicação financeira de recursos da Conta Única do Tesouro Nacional.
Podem fazer aplicações financeiras diárias os fundos as autarquias e fundações públicas que contarem com autorização legislativa para tanto.
A aplicação dos recursos constantes da Conta Única abrange aqueles decorrentes da arrecadação própria, bem como aqueles arrecadados pelo Tesouro.
As modalidades de aplicações financeiras permitidas para recursos da Conta Única são: diárias, mensais e a prazo fixo.
A remuneração das aplicações diárias será calculada e creditada no dia útil imediatamente posterior à aplicação.
As aplicações a prazo fixo poderão ser resgatadas antes do prazo mediante justificativa por escrito do responsável pela aplicação.
A despesa realizada por intermédio de suprimento de fundos tem as seguintes características, exceto:
suprimento de fundos, à semelhança de outros adiantamentos, não afeta a execução do orçamento nem a situação patrimonial do ente público.
a despesa de caráter sigiloso que exige pronto pagamento pode ser realizada mediante suprimento de fundos.
a contabilidade reconhece a despesa pública no ato de concessão do suprimento, embora a aplicação dos recursos ocorra em momento posterior.
o ordenador de despesa é competente para decidir sobre a conveniência da realização da despesa mediante suprimento de fundos.
no reconhecimento do ato de concessão do suprimento de fundos, a contabilidade registra uma obrigação do servidor suprido para com a entidade, cuja baixa se dá quando ocorre a prestação de contas.
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