Questões de Contabilidade Pública do ano 2009

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Os créditos adicionais destinados a reforço de dotação orçamentária e os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica, são, respectivamente

  • A. orçamentários e extraordinários.
  • B. especiais e complementares.
  • C. suplementares e extraordinários.
  • D. orçamentários e complementares.
  • E. suplementares e especiais.

De acordo com Lino Martins da Silva, em sua obra Contabilidade Governamental, Um Enfoque Administrativo, a despesa do Estado deve obedecer, dentre outros, aos seguintes princípios:

  • A. Continuidade, normalidade e utilidade.
  • B. Oportunidade, legitimidade e continuidade.
  • C. Efetividade, objetividade e regularidade.
  • D. Oportunidade, aderência e legitimidade.
  • E. Utilidade, oportunidade e legitimidade.

A despesa pública poderá ser classificada como efetiva ou por mutação patrimonial, considerando-se seu aspecto de:

  • A. Natureza operacional.
  • B. Afetação patrimonial.
  • C. Regularidade econômica.
  • D. Continuidade estratégica.
  • E. Competência político-institucional.

A operação de crédito por antecipação da receita orçamentária destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro, sendo correto afirmar que:

  • A. deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia 31 de dezembro de cada ano.
  • B. estará proibida nos dois primeiros anos de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.
  • C. realizar-se-á somente a partir do quinto dia do início do exercício financeiro.
  • D. somente será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação.
  • E. estará proibida enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada.

Na Contabilidade Pública, as contas dívida ativa e dívida consolidada pertencem, respectivamente, aos seguintes grupos do Balanço Patrimonial:

  • A. Ativo permanente e passivo permanente.
  • B. Ativo permanente e passivo financeiro.
  • C. Passivo financeiro e passivo permanente.
  • D. Passivo compensado e passivo financeiro.
  • E. Passivo permanente e passivo compensado.

O controle contábil, como função da Administração Pública que compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos que se relacionam diretamente com a salvaguarda dos ativos e a idoneidade dos registros, objetiva:

  • A. o gerenciamento de riscos e o auxilio ao processo decisório.
  • B. a eficiência operacional e a legalidade dos atos.
  • C. a fidelidade funcional e a veracidade dos registros.
  • D. a eficiência operacional e a fidelidade funcional.
  • E. a legalidade dos atos e o gerenciamento de riscos.

Na Contabilidade Pública, os bens e valores em poder de terceiros ou recebidos de terceiros, que são contabilizados para efeito de controle e não alteram o patrimônio público quando de seu registro, mas poderão vir a modificá-lo no futuro, são demonstrados no seguinte balanço:

  • A. Financeiro.
  • B. De resultados.
  • C. Flutuante.
  • D. Orçamentário.
  • E. Patrimonial.

Na Contabilidade Pública, o recebimento de valores dados anteriormente por empréstimos a outras entidades de direito público, é contabilizado como receita:

  • A. de Capital.
  • B. Operacional.
  • C. Patrimonial.
  • D. Corrente.
  • E. de Contribuição.

Aação planejada do Estado, quer na manutenção de suas atividades, quer na execução de seus projetos, materializa-se através do orçamento público. Nesse sentido, é correto afirmar que:

  • A. os princípios orçamentários gerais são: unidade, universalidade, anualidade, especificação e exclusividade;
  • B. a lei orçamentária anual compreende o orçamento fiscal, o orçamento de investimentos e o orçamento das empresas estatais;
  • C. a vigência dos planos plurianuais corresponde ao mandato de cada Presidente da República, devendo iniciar no primeiro ano do mandato e terminar no último;
  • D. o SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. O sistema não pode ser utilizado por entidades estaduais e municipais;
  • E. o orçamento público é um instrumento de que dispõe o Poder Público para expressar seu programa de atuação, discriminando a origem e o montante dos recursos a serem obtidos, bem como a natureza e o montante dos dispêndios a serem efetuados.

Sobre receita e despesa pública é correto afirmar que:

  • A. as receitas podem ser classificadas quanto a sua fonte ou categoria econômica. Quanto à fonte, as receitas podem ser correntes ou de capital;
  • B. os restos a pagar são compromissos decorrentes de obrigação de pagamento criada em virtude de lei e reconhecidos após o encerramento do exercício;
  • C. o estágio da receita conhecido por recolhimento caracteriza-se pela transferência, pelo depósito em favor, em nome do Tesouro, das obrigações dos contribuintes perante o Governo;
  • D. as obras públicas, as concessões de empréstimos e a amortização da dívida pública são exemplos de despesa de capital investimentos, inversões financeiras e transferências de capital, respectivamente;
  • E. são consideradas receitas correntes as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras, e ainda, as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas.
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