Questões de Contabilidade Pública do ano 2011

Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os passivos, quando corresponderem a valores exigíveis até o término do exercício seguinte ou corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for a fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade, devem, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, ser classificados no passivo, no grupo:

  • A.

    exigível a longo prazo.

  • B.

    não-circulante.

  • C.

    resultados de exercícios futuros.

  • D.

    exigível a curto prazo.

  • E.

    circulante.

A diferença a maior entre a execução da Receita e da Despesa Orçamentária é denominada de:

  • A.

    superávit de previsão.

  • B.

    déficit de previsão.

  • C.

    superávit de execução.

  • D.

    déficit de execução.

  • E.

    superávit de arrecadação.

Regimes são aqueles princípios considerados de profunda validade. Na entidade pública, para registro das transações e visando à apuração dos resultados gerais, devem ser observados, por imposição de lei:

  • A.

    O regime de competência ou de confrontação entre despesas incorridas no período e a correspondente geração das receitas.

  • B.

    De competência para as receitas geradas e de caixa para as despesas efetivamente pagas.

  • C.

    O regime de competência entre receitas incorridas no período e a correspondente geração das despesas.

  • D.

    De caixa para as receitas efetivamente recebidas e competência para as despesas líquidas no exercício.

  • E.

    O regime de caixa para as receitas arrecadadas e de competência para as despesas legalmente empenhadas.

Contabilidade Pública é um ramo dos ramos mais complexos da ciência contábil e tem por objetivos captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentária, financeiras e patrimoniais das entidades de direito público interno, ou seja, União, Estado, Distrito Federal e Município e respectivas autarquias, através de metodologias especialmente concebidas para tal, que se utiliza de contas escrituradas nos seguintes sistemas:

  • A.

    Sistema executivo, sistema de compensação e sistema legislativo

  • B.

    Sistema de compensação, sistema de competência, sistema financeiro.

  • C.

    Sistema estimativo e global.

  • D.

    Sistema orçamentário, sistema financeiro, sistema patrimonial e sistema de compensação.

  • E.

    Sistema estimativo e normal.

  • A.

    União − 800; Estado − 250 e Município − 650.

  • B.

    União − 750; Estado − 250 e Município − 700.

  • C.

    União − 950; Estado − 300 e Município − 450.

  • D.

    União − 800; Estado − 300 e Município − 600.

  • E.

    União − 650; Estado − 300 e Município − 750.

  • A.

    250 e 200.

  • B.

    300 e 200.

  • C.

    200 e 240.

  • D.

    330 e 240.

  • E.

    150 e 120.

O Planejamento Governamental, realizado por meio do orçamento público, deve atender aos seguintes princípios: Racionalidade e Razoabilidade, Previsão, Universalidade, Unidade, Continuidade e Aderência.

O princípio de Aderência indica que

  • A.

    o Planejamento deve ser permanente.

  • B.

    o Planejamento deve estar necessariamente ligado às organizações.

  • C.

    os planos serão elaborados em consonância com o plano plurianual.

  • D.

    a ação deve ser planejada e transparente.

  • E.

    as ações devem identificar as tendências de evolução em curso.

Fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade de setor público e suas mutações, em relação à contabilidade aplicada ao setor público, é

  • A.

    Objeto

  • B.

    Objetivo

  • C.

    Função Social

  • D.

    Campo de Aplicação

A contabilidade aplicada ao setor público é organizada na forma de sistema de informações cujos subsistemas convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público. O subsistema que registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle é conhecido como

  • A.

    Orçamentário.

  • B.

    Financeiro.

  • C.

    Patrimonial.

  • D.

    Compensação.

Com base nos conceitos e na legislação aplicados à contabilidade pública, julgue os itens de 105 a 107.

A contabilidade pública deve evidenciar os fatos de natureza orçamentária, financeira e patrimonial. Sendo assim, o registro das variações patrimoniais deve ser efetuado independentemente da execução orçamentária, em obediência aos princípios da competência e da oportunidade. Desse modo, o lançamento, para efeito tributário, servirá de referência para o reconhecimento, entre outros, do IPTU e do IPVA.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...