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Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das variações patrimoniais, ativas e passivas, orçamentárias e extraorçamentárias, julgue os itens seguintes.
O pagamento de dívida de longo prazo representa variação patrimonial passiva orçamentária.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência aos princípios fundamentais de contabilidade sob a perspectiva do setor público, julgue os itens a seguir.
No âmbito da entidade pública, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade, vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação aos registros contábeis de operações típicas em unidades orçamentárias ou administrativas da administração direta do setor público, julgue os itens subsecutivos.
O pagamento da despesa afeta a situação líquida patrimonial.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Sobre a escrituração das contas públicas, assinale a alternativa correta.
A disponibilidade de caixa constará de registro próprio de forma consolidada e por regime de competência.
As demonstrações contábeis da empresa estatal dependente são apresentadas em conjunto com a da unidade orçamentária que a controla.
As receitas e as despesas previdenciárias serão apresentadas individualizadas em demonstrativos consolidados junto com as demais despesas do Orçamento Geral.
As operações de crédito, as inscrições em restos a pagar e as demais formas de financiamento, ou assunção de compromissos junto a terceiros, deverão ser escrituradas de forma agregada, por não se considerar elemento da dívida pública.
A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a registros contábeis, julgue os itens a seguir.
O registro contábil da assinatura de um contrato de serviço deve ser realizado em contas contábeis do subsistema de compensação.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em todos os sistemas contábeis usados na administração pública, existem operações que são consideradas típicas em razão da frequência com que ocorrem. A respeito desse aspecto da contabilidade pública, assinale a opção correta.
Os pagamentos dos valores líquidos dos salários de servidores públicos devem compor um lançamento distinto dos valores referentes às retenções.
Para o reconhecimento da receita e da despesa públicas, devese utilizar o mesmo procedimento tanto no enfoque patrimonial como no enfoque orçamentário.
A contabilização das operações típicas deve abranger, em um mesmo lançamento, os cinco subsistemas de contas nelas envolvidos.
O registro da despesa fixada na lei orçamentária não afeta a conta de crédito inicial do subsistema orçamentário.
Para se registrar o cancelamento de uma dívida inscrita na dívida ativa da administração pública, deve-se creditar a conta de decréscimos patrimoniais.
Os créditos
contingentes podem ser concedidos independentemente da existência de recursos disponíveis, mas dependem de aprovação prévia pelo Poder Legislativo.
suplementares destinam-se a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica e independem de aprovação prévia pelo Poder Legislativo.
extraordinários devem ser financiados obrigatoriamente pelo superávit financeiro apurado em balanço patrimonial de exercício anterior e somente podem ser abertos com autorização expressa do Poder Legislativo.
especiais criam um novo programa ou evento de despesa não previsto no orçamento e dependem de autorização prévia pelo Poder Legislativo.
complementares são voltados exclusivamente para o atendimento de despesas urgentes e imprevistas e independem de aprovação prévia pelo Poder Legislativo, bastando a edição de um decreto do Poder Executivo.
Os créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento. Em relação aos créditos extraordinários, a abertura somente será admitida para atender a despesas
insuficientemente dotadas na lei de orçamento, com vigência no exercício em que forem autorizados.
imprevisíveis e urgentes, com vigência até o término do exercício seguinte independentemente do mês de autorização.
imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
para as quais não haja dotação orçamentária específica, com vigência até o término do exercício seguinte.
para as quais não haja dotação orçamentária específica, com vigência no exercício em que forem autorizados.
Os demonstrativos contábeis de determinada Entidade Pública apresentou em 31/12/2009 os seguintes grupos de contas e valores, em R$:
Com base nos valores acima e considerando a existência de recursos não comprometidos, a Entidade, consoante a Lei Federal no 4.320/64, no exercício de 2010, poderia abrir créditos suplementares e especiais até o valor de R$ 100, utilizando-se de recursos disponíveis provenientes
de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais autorizados em lei.
do superávit orçamentário apurado em balanço do exercício anterior.
do excesso de arrecadação.
do saldo patrimonial apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.
do superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.
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