Questões sobre Geral

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O Banco BCH efetuou, no exercício de 2005, o registro de um crédito tributário, seguindo o regulamentado pelo COSIF. Esse crédito tributário pode ser decorrente

  • A. de prejuízo fiscal de IR, de base negativa de CSLL ou de diferenças temporárias decorrentes de despesas apropriadas no exercício e ainda não dedutíveis para fins de IR e CSLL.
  • B. de lucro fiscal ou de diferenças temporárias decorrentes de receita apropriadas no exercício e não tributável para fins de IR e CSLL.
  • C. da margem de intermediação financeira do banco ainda não realizada no exercício e que será realizada em exercícios seguintes.
  • D. do resultado do exercício futuro, decorrente do recebimento antecipado de receita antes do cumprimento da obrigação correspondente.
  • E. da diferença entre os valores registrados de recebimento e pagamentos de receitas e despesas e os computados pelo regime de competência.

A contabilidade pública faz a escrituração dos atos e fatos que alteram ou podem alterar o resultado e a situação patrimonial de uma entidade pública em determinado exercício financeiro. Esses registros e resultados são evidenciados pelos demonstrativos contábeis e servem de informação para que sejam julgadas as contas governamentais. A respeito da escrituração das operações típicas da administração pública, da determinação do resultado, dos demonstrativos contábeis e da prestação de contas governamentais, julgue os próximos itens.

O superávit corrente obtido na execução orçamentária é demonstrado no balanço orçamentário no lado das receitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique, dos eventos a seguir, aquele que reflete uma insubsistência passiva.

  • A.

    atualização monetária de dívidas em geral.

  • B.

    morte de semoventes

  • C.

    cancelamento de créditos em geral.

  • D.

    cancelamentos de dívidas em geral.

  • E.

    atualização monetária de créditos em geral.

A contabilidade pública faz a escrituração dos atos e fatos que alteram ou podem alterar o resultado e a situação patrimonial de uma entidade pública em determinado exercício financeiro. Esses registros e resultados são evidenciados pelos demonstrativos contábeis e servem de informação para que sejam julgadas as contas governamentais. A respeito da escrituração das operações típicas da administração pública, da determinação do resultado, dos demonstrativos contábeis e da prestação de contas governamentais, julgue os próximos itens.

Processo de contas simplificado é o processo de tomada ou de prestação de contas organizado de forma simplificada, a partir da aplicação de critérios de risco, materialidade e relevância, estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os dados a seguir e informe o valor da Receita Corrente Líquida em um determinado período: Receita tributária $ 100; Receita patrimonial $ 2; Transferências correntes $ 50; Alienação de bens $ 1; Valores de terceiros retidos $ 3; Plano de seguridade se servidores $ 5; Despesa com pessoal ativo $ 20; Dedução para formação do FUNDEF $ 2.

  • A.

    $ 125.

  • B.

    $ 145.

  • C.

    $ 141.

  • D.

    $ 132.

  • E.

    $ 130.

Identifique a alternativa que representa uma ação da administração pública que deve ser registrada na contabilidade como um fato contábil classificado como "fato administrativo orçamentário".

  • A.

    Dotação da despesa.

  • B.

    Arrecadação da receita.

  • C.

    Concessão de fianças.

  • D.

    Recebimento de bens em doação.

  • E.

    Assinatura de um contrato.

O endividamento do setor público no Brasil é medido pelo conceito de Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), cuja definição correta é a que corresponde

  • A. à dívida líquida do setor público, isto é, descontando- se da dívida bruta os ativos financeiros em poder do setor público federal.
  • B. ao endividamento do setor público não financeiro junto ao sistema financeiro público e privado, descontados os ativos reais da União, como as ações de empresas estatais, recursos minerais, assim como bens imóveis.
  • C. à variação do endividamento do setor público não financeiro junto ao sistema financeiro público e privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.
  • D. à variação do endividamento do setor público federal, inclusive empresas estatais, junto ao sistema financeiro público e privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.
  • E. à variação do endividamento do setor público, inclusive o financeiro, junto ao sistema financeiro privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.

As aquisições de bens de consumo para estoque no almoxarifado, acarreta:

  • A.

    uma receita orçamentária por mutação

  • B.

    uma receita por ingresso de ativo.

  • C.

    uma despesa orçamentária por mutação.

  • D.

    uma receita por reconhecimento de uma variação passiva.

  • E.

    uma despesa por reconhecimento de uma variação independente da execução orçamentária.

Identifique qual das alternativas constitui recursos (desde que não comprometidos) para a abertura de créditos suplementares e que devem ser incorporados ao orçamento, considerando o disposto na Lei 4.320/64.

  • A.

    O excesso de arrecadação desde que ajustado pelo déficit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para reforçar a dotação orçamentária quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.

  • B.

    Os créditos adicionais autorizados em lei para a cobertura de despesas urgentes e imprevistas, como nos casos de guerra ou calamidade pública.

  • C.

    O produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para a cobertura de despesas para as quais não exista dotação específica, como quando da criação de órgãos da administração pública.

  • D.

    O excesso de arrecadação ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação parcial ou total de dotações orçamentárias para a cobertura de despesas urgentes e imprevistas, como em caso de guerra ou calamidade pública, ou para cobrir despesas para as quais não exista dotação específica ou ainda para reforçar a dotação orçamentária, quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.

  • E.

    O excesso de arrecadação ou o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior ou o produto de operações de crédito autorizadas ou a anulação total ou parcial de dotações orçamentárias para reforçar a dotação orçamentária, quando do acréscimo de despesas por subestimativa da previsão.

Em determinado Município, as unidades gestoras preparam apenas documentos básicos de transações, tais como: boletins de arrecadação, empenhos emitidos, boletins de alterações orçamentárias e outros. A contabilização das mesmas fica a cargo da Contadoria Central. Tal estrutura contábil é dita:

  • A.

    Centralizada;

  • B.

    Descentralizada;

  • C.

    Integrada;

  • D.

    Mista;

  • E.

    Analítica.

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