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O terceiro estágio da receita é a arrecadação. A forma de recebimento da arrecadação pode ser:
fixa ou variável.
parcelada ou totalizada.
primária ou secundária.
simples ou múltipla.
direta ou indireta.
reconhecidas na demonstração de resultados com base na associação direta entre os custos incorridos e a aferição de itens específicos da receita. Com relação à contabilidade pública, pode-se afirmar que:
não existe esta confrontação, pois o ente governamental não possui custos incorridos, mas, apenas, receitas e despesas
o confronto entre receitas e despesas é feito por períodos de tempo definidos na legislação orçamentária e tem por objetivo medir a relação entre receitas e despesas para apurar o deficit ou superavit do período.
as receitas e despesas são apresentadas de forma integrada, incluindo saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.
as despesas e receitas devem estar vinculadas a ações administrativas externas que decorram de ações produzidas por agentes externos e internos.
esta associação deve obedecer ao equilíbrio das contas públicas, obedecida a média aritmética da despesa fixada com a receita estimada, de acordo com a proposta orçamentária e a organização dos órgãos que farão uso do programa.
38 Observe os itens abaixo, relacionados à contabilidade pública. I - Bens numerários II - Bens de renda III - Créditos de tesouraria IV - Bens de uso V - Débitos de funcionamento VI - Créditos de financiamento VII - Bens de consumo VIII - Créditos de funcionamento IX - Bem Circulante operacional Os itens que compõem o Ativo Permanente relativo à contabilidade pública são:
II, V, VII e IX, somente.
I, III, V, VII e IX, somente.
II, IV, VI, VII, VIII, somente.
III, V, VI, VIII e IX, somente.
I, II, III, IV, V e VI, somente.
Observe os demonstrativos abaixo. I - Balanço Orçamentário II - Balanço Financeiro III - Demonstração de Variações de bens Públicos IV - Balanço Patrimonial V - Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos. VI - Demonstração das Variações Patrimoniais VII - Demonstração das Variações Monetárias Ativas e Passivas VIII - Demonstração do Resultado do Exercício Na contabilidade pública, as peças que representam os demonstrativos anuais da gestão são:
I, II, IV e VI, apenas.
I, III, V e VII, apenas.
II, IV, VI e VIII, apenas.
III, V, VII e VIII, apenas.
I, II, III, IV e V, apenas.
Considerando os modelos de registro e os diversos sistemas de contas adotados na contabilidade pública, julgue os itens seguintes.
Na descentralização interna de créditos, na UG recebedora, a contabilidade da União registrará, corretamente, o lançamento abaixo, considerando somente as contas debitada e creditada.
D créditos recebidos
C crédito disponível
Considerando os modelos de registro e os diversos sistemas de contas adotados na contabilidade pública, julgue os itens seguintes.
Quando ocorre a baixa da dívida ativa pelo seu recebimento, no órgão que a inscreveu, considerando apenas as contas debitada e creditada, o lançamento correto será o seguinte.
D receita de dívida ativa
C variação passiva
A empresa Beta S/A, pertencendo ao mesmo ramo de atividade da empresa Alfa S/A, resolveu com ela estabelecer uma coligação acionária. Para isso adquiriu 20% das ações emitidas por Alfa S/A, pagando R$ 3,50 por unidade, com o cheque 850.013 do Banco do Brasil S/A.
A empresa Alfa S/A tem capital social no valor de R$ 320.000,00, composto de 100 mil ações, e patrimônio líquido no valor de R$ 340.000,00.
Sabendo-se que o investimento de Beta S/A deverá ser avaliado pelo método da Eqüivalência Patrimonial, podemos dizer que sua contabilidade deverá registrar o fato acima da seguinte forma:
Débito de ativo permanente: Ações de Coligadas 64.000,00.
Débito de ativo permanente: Ágio na Aquisição 4.000,00.
Débito de resultado: Perda de Capital – Ágio 2.000,00.
Crédito de ativo circulante: Bancos c/Movimento 70.000,00.
Débito de ativo permanente: Ações de Coligadas 64.000,00.
Débito de ativo permanente: Ágio na Aquisição 6.000,00.
Crédito de ativo circulante: Bancos c/Movimento 70.000,00.
Débito de ativo permanente: Ações de Coligadas 68.000,00.
Débito de ativo permanente: Ágio na Aquisição 2.000,00.
Crédito de ativo circulante: Bancos c/Movimento 70.000,00.
Débito de ativo permanente: Ações de Coligadas 68.000,00.
Débito de resultado: Perda de Capital – Ágio 2.000,00.
Crédito de ativo circulante: Bancos c/Movimento 70.000,00.
Débito de ativo permanente: Ações de Coligadas 70.000,00.
Crédito de ativo circulante: Bancos c/Movimento 70.000,00
Com base nos conceitos gerais de contabilidade pública, julgue os itens a seguir.
Nas suas aplicações, a contabilidade pública é um ramo da contabilidade em que os registros e apurações devem estar em consonância com o direito financeiro.
Assinalar a opção de resposta que contém a afirmação incorreta. Os critérios de avaliação dos ativos e de registro dos passivos são aplicados dentro do regime de competência e devem seguir orientação no sentido de que evidenciem
os valores mobiliários: o custo de aquisição acrescido dos juros e atualização devida e reduzidos, por provisão, ao preço de mercado, se este for menor.
os empréstimos e financiamentos sujeitos a atualização monetária ou pagáveis em moeda estrangeira: os valores atualizados até a data do balanço.
os resultados de exercícios futuros: o valor líquido entre as receitas a vencer menos as contas de despesas correspondentes ou contrapostas a tais receitas.
Assinalar a opção que contém a afirmativa correta.
A demonstração de Fluxo de Caixa visa a mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidades em um dado período de tempo, bem como a previsão desse fluxo para os períodos seguintes.
As receitas e despesas são apropriadas ao período em função da sua incorrência e da vinculação da despesa à receita, mas sempre considerando os seus refluxos no caixa ou em bancos com movimento.
A lei define o conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício que deve ser apresentada na forma dedutiva com os detalhes necessários para definir claramente o lucro ou prejuízo líquido do exercício e por ação, sem confundir- se com a conta de lucros acumulados.
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