Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considera-se equilibrado o orçamento em que o(a):
total da receita prevista coincide com o total da despesa fixada.
total da despesa empenhada é igual à receita arrecadada.
receita lançada é maior do que a despesa empenhada.
receita recebida é igual à receita fixada.
despesa prevista é menor do que a receita fixada.
A chamada Dívida Pública pode ser desdobrada em:
Dívida Flutuante e Dívida Fundada.
Dívida Ativa e Dívida Passiva.
Débitos de Tesouraria e Débitos deTerceiros.
Restos a Pagar e Débitos Permanentes.
Restos a Pagar, Passivo Financeiro e Passivo Real.
65.000,00
67.000,00
70.000,00
127.000,00
173.000,00
"É o princípio em função do qual a despesa deve atender ao custeio dos gastos necessários ao funcionamento dos organismos do Estado, bem como dos serviços públicos, objetivando ao atendimento da coletividade." Este enunciado representa, em relação às despesas públicas, o princípio fundamental da:
Economicidade.
Utilidade.
Oportunidade.
Legitimidade.
Legalidade.
Considere por hipótese que, no ano de 2003, determinada entidade da administração pública teve um empenho referente a material de consumo para estoque inscrito em restos a pagar não-processado. No ano de 2004, o fornecedor entregou o material e a entidade realizou o pagamento. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
Na inscrição de restos a pagar, foi contabilizada a conta fornecedores.
Segundo o artigo 19 da Lei 4.320 /64, que trata de subvenções econômicas, salvo quando se tratar de subvenções cuja concessão tenha sido expressamente autorizada em lei especial, a Lei de Orçamento não consignará ajuda financeira, a qualquer título, a empresa de:
fins lucrativos.
objetivos financeiros.
grande porte.
propriedade privada.
Sobre a transferência financeira realizada pela unidade setorial financeira para as unidades gestoras do mesmo órgão é correto afirmar que,
não provoca alteração da situação patrimonial da concedente, visto que está vinculada à movimentação de créditos orçamentários.
provoca alteração da situação patrimonial positiva na setorial orçamentária e negativa na unidade destinatária dos recursos.
provoca alteração da situação patrimonial negativa na setorial orçamentária e positiva na unidade destinatária dos recursos.
é considerada como despesa orçamentária na transferidora e receita na recebedora.
as transferências são realizadas automaticamente, bastando que se faça a transferência orçamentária.
Assinale a opção que indica afirmação verdadeira em relação à contabilização de liquidação de despesa com material de consumo adquirido mediante suprimento de fundos para consumo imediato.
A contabilização desse tipo de aquisição não prevê o trânsito do material pelas contas de controle do almoxarifado.
Ocorre a contabilização da entrada do material no almoxarifado, bem como a sua saída, no ato da liquidação da despesa referente à concessão do suprimento.
Ocorre a contabilização da entrada do material no almoxarifado, bem como a sua saída quando do registro da comprovação da realização da despesa referente à concessão do suprimento.
Ocorre a contabilização da entrada do material no almoxarifado quando da liquidação da despesa referente à concessão e, a baixa, quando da comprovação da realização da despesa.
Os suprimentos de fundos são contabilizados somente ao final do mês e de forma consolidada, sendo a entrada, bem como a saída do almoxarifado, contabilizados nesse momento.
Segundo o que dispõe a Lei nº 4.320/64 sobre inventários de bens móveis e imóveis é correto afirmar que
a administração pública deverá manter registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, sendo dispensada a indicação de elementos necessários a sua identificação.
o registro contábil de bens móveis e imóveis será feito de forma analítica.
o levantamento geral dos bens móveis e imóveis tem por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos de escrituração sintética da contabilidade.
o inventário deverá ser realizado anualmente por órgão e semestralmente por unidade administrativa.
o inventário analítico deverá ser realizado pelo órgão de controle interno.
O levantamento organizado pela contabilidade pública, baseado na escrituração dos atos e fatos praticados na movimentação de créditos orçamentários, recursos financeiros e outros bens públicos, por um ou mais responsáveis pela gestão financeira e patrimonial a cargo de uma unidade administrativa e seus agentes, em determinado exercício ou período de gestão, denomina-se
balanço financeiro.
tomada de contas.
fluxo econômico e financeiro
balanço patrimonial.
balanço orçamentário
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...