Questões sobre Ingressos e Dispêndios Públicos

Lista completa de Questões sobre Ingressos e Dispêndios Públicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as receitas e despesas públicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A receita e a despesa orçamentárias assumem, na Administração pública, fundamental importância, pois representam o montante que o Estado se apropria da sociedade por intermédio da tributação e a sua contrapartida aos cidadãos por meio da geração de bens e serviços, respectivamente.
( ) É relevante destacar que a relação entre a receita e a despesa é fundamental para o processo orçamentário, visto que a previsão da receita dimensiona a capacidade governamental em autorizar a despesa, entendendo a receita orçamentária como o mecanismo de financiamento do Estado, sendo considerada também a decorrente de operações de crédito.
( ) O conhecimento dos aspectos relacionados à receita e à despesa no âmbito do setor público, principalmente diante da Lei de Responsabilidade Fiscal, não contribui para a transparência das contas públicas e nem para o fornecimento de informações de melhor qualidade aos diversos usuários.
A sequência está correta em

    A) V, V, V.

    B) V, F, F.

    C) F, V, F.

    D) F, F, V.

    E) V, V, F.

É considerado uma das deduções da Receita Corrente Líquida:

    A) Arrecadação de IPI.

    B) Fundo de Participação dos Municípios.

    C) Receitas de Serviços.

    D) Arrecadação de ICMS.

As despesas públicas serão classificadas em Despesas Correntes e Despesas de Capital. As Despesas Correntes são classificadas em Despesas de Custeio e Transferências Correntes. Pode ser caracterizado um exemplo dos de Transferências Correntes:

    A) Material de Consumo.

    B) Serviços de Terceiros.

    C) Encargos Diversos.

    D) Juros da Dívida Pública.

Dívida Consolidada ou Fundada, para fins fiscais, corresponde ao montante total das obrigações financeiras, excluídas as obrigações entre órgãos da administração direta e entre estes e as entidades da administração indireta. As obrigações financeiras que compõem o montante da dívida fundada são aquelas assumidas pelas seguintes operações, EXCETO:

    A) Realização de operações de crédito de prazo inferior a doze meses, que tenham constado como receitas no orçamento.

    B) Créditos tributários e não tributários não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular.

    C) Realização de operações de crédito com a emissão de títulos públicos, para amortização em prazo superior a doze meses (dívida mobiliária).

    D) Com os precatórios judiciais emitidos a partir de 5 de maio de 2000 e não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos.

    E) Realização de operações de crédito em virtude de leis, contratos (dívida contratual), convênios ou tratados, para amortização em prazo superior a doze meses.

Sabe-se que a Receita Orçamentária divide-se em etapas.
A esse respeito, assinale a opção que indica a etapa referente à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    A) Recolhimento.

    B) Arrecadação.

    C) Previsão.

    D) Lançamento.

    E) Destinação.

De acordo a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 e Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, no que tange os Restos a Pagar, indique C para CORRETO e E para ERRADO:


I. (___) Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

II. (___) No balanço financeiro, os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

III. (___) É vedado ao titular de Poder ou órgão, nos últimos quatro quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.


Indique a alternativa CORRETA:

    A) Apenas II está incorreta.

    B) As assertivas I e III são corretas, e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.

    C) As assertivas II e III são incorretas e são proposições excludentes.

    D) Apenas II está correta.

    E) Apenas I está correta.

Considere os dados constantes na tabela:



Com base nos dados da tabela, o valor dos Restos a Pagar Processados e dos Restos a Pagar NãoProcessados são, em R$, respectivamente iguais a:

    A) 3.000,00 e 2.000,00

    B) 2.000,00 e 3.000,00

    C) 5.000,00 e 3.000,00

    D) 3.000,00 e 5.000,00

    E) 3.000,00 e 7.000,00

Os Créditos Adicionais são autorizações para despesas não previstas ou insuficientes na Lei Orçamentária Anual. Sobre os Créditos Adicionais, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Os créditos especiais destinam-se ao reforço para dotações já existentes.

    B) Os créditos extraordinários são destinados a despesas imprevisíveis e urgentes.

    C) Os créditos suplementares podem ser abertos com recursos de operações de crédito.

    D) Os créditos especiais são autorizados por lei e abertos por decreto executivo.

    E) Pode ser aberto crédito extraordinário através de Medida Provisória.

De acordo com a Lei Complementar 116/03 que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências, indique V para VERDADEIRO e F para FALSO, e em seguida indique a alternativa correta:


(___) O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa a lei, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador.

(___) A incidência do imposto depende da denominação dada ao serviço prestado.

(___) O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza não incide sobre o serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País.

(___) Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.

(___) A alíquota mínima do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza será de 2% (dois por cento) e a máxima 6% (seis por cento).


Indique a alternativa CORRETA:

    A) V, F, F, V, F

    B) F, V, V, F, V

    C) V, F, F, F, V

    D) V, V, V, F, F

    E) V, F, F, V, V

A Dívida Flutuante é considerada de curto prazo, sendo assim classificada no Passivo Financeiro do Balanço Patrimonial. A Dívida Flutuante compreende, EXCETO:

    A) Os Restos a Pagar.

    B) Os depósitos.

    C) Os débitos de tesouraria.

    D) Os serviços da dívida a pagar.

    E) A Dívida Fundada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...