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Contabilidade Pública - Balanço Orçamentário - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Excetuando-se a indicação das despesas orçamentárias, o balanço fi nanceiro elaborado em 31 de dezembro de um determinado ente da federação, apresentava os seguintes dados (valores em reais):
Receitas Orçamentárias Ordinárias............... 126.000 Receitas Orçamentárias Vinculadas.............. 102.000 Disponibilidade no início do exercício............. 49.200 Restos a Pagar inscritos no exercício................ 6.000 Restos a Pagar pagos no exercício................... 4.800 Depósitos Recebidos...................................... 11.200 Disponibilidades no fi nal do exercício............. 42.000 Com base nesses dados, pode-se afi rmar que o montante das despesas orçamentárias pagas do exercício correspondeu a:Contabilidade Pública - Geral - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Considerando a classifi cação e o agrupamento das contas contábeis na estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, para a contabilização da contratação de uma prestação de serviço, devidamente autorizada na LOA, são utilizadas, para a partida dobrada, contas com a seguinte natureza de informação:
Contabilidade Pública - Geral - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Conforme programado e aprovado pela LOA, uma determinada prefeitura adquiriu em 01/04/2013 um equipamento, que foi instalado na mesma data, por R$ 800.000,00. A vida útil econômica foi estimada em oito anos com valor residual de 10%. O ente governamental adota o método de depreciação das cotas constantes. Em 31/12/2013, foi verifi cado que o valor recuperável do equipamento era de R$ 740.000,00. De acordo com a NBC SP T.16, o referido bem deve ser evidenciado no balanço patrimonial pelo seguinte valor:
Contabilidade Pública - Geral - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Contabilidade Pública - Geral - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A execução, no exercício vigente, dos Restos a Pagar não Processados inscritos em exercício anterior, de acordo com a técnica de escrituração e com base na estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, deverão ser utilizadas para registrar todas as suas fases, tendo em vista somente a informação de natureza orçamentária, as seguintes contas contábeis identifi cadas até o seu 3º nível:
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
As Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) são apuradas pelos governos federal, estadual e municipal. E indicam o montante de recursos que o setor público necessitou captar junto ao sistema fi nanceiro privado e ao resto do mundo para a realização de suas despesas. O resultado nominal corresponde:
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Correspondem às três fases de realização da despesa pública:
Contabilidade Pública - Geral - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
De acordo com as normas vigentes, as contas contábeis na estrutura do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, estão descritas em sete níveis de desdobramento. A conta contábil Caixa e Equivalente de Caixa em Moeda Nacional, codifi cada numericamente por 1.1.1.1.0.00.00, está sendo identifi cada no seguinte nível de desdobramento:
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2013
De acordo com a classificação quanto à categoria econômica, o item de despesa realizada por um determinado órgão público, que não é classificada como despesa corrente, é:
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2013
As receitas orçamentárias, quando arrecadadas, integram o patrimônio do ente federativo e serão utilizadas para fazer face às despesas públicas; sob o enfoque da repercussão patrimonial, podem ser classifi cadas como receitas efetivas e não efetivas. Das alternativas abaixo, é considerada como uma receita não efetiva:
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