Questões de Contabilidade Pública da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O resultado financeiro do exercício de uma entidade pública é obtido através do confronto da

  • A.

    despesa fixada com a despesa empenhada.

  • B.

    receita prevista com a receita arrecadada.

  • C.

    receita prevista com a despesa fixada.

  • D.

    receita arrecadada com a despesa realizada.

  • E.

    receita lançada com a despesa empenhada.

De acordo com o artigo 39 da Lei nº 4.320/64 e suas alterações, os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem

  • A.

    fixados.

  • B.

    previstos.

  • C.

    orçados.

  • D.

    arrecadados.

  • E.

    empenhados.

Créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei do Orçamento. Os créditos adicionais destinados ao atendimento de despesas decorrentes de guerras, comoção interna ou calamidade pública são denominados créditos

  • A.

    especiais

  • B.

    irrefutáveis

  • C.

    extraordinários

  • D.

    super-especiais

  • E.

    complementares

Os créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei do orçamento. Dentre os créditos adicionais, aquele que é aberto por meio de medida provisória do Poder Executivo e submetido ao Congresso Nacional que, estando em recesso, é convocado extraordinariamente, é o crédito

  • A.

    extraordinário.

  • B.

    emergencial.

  • C.

    especial.

  • D.

    suplementar.

  • E.

    contingencial.

Qual dos princípios abaixo NÃO pode ser considerado um princípio orçamentário?

  • A.

    Princípio do Equilíbrio

  • B.

    Princípio da Constância

  • C.

    Princípio da Anualidade

  • D.

    Princípio da Exclusividade

  • E.

    Princípio da Universalidade

Analise os elementos abaixo.

I - Determinação do resultado da Gestão

II - Controle orçamentário e das metas

III - Registros de contas financeiras e patrimoniais em um só sistema

IV - Controle das operações

V - Prestação de contas ao Poder Legislativo e à população

VI - Prestação de contas aos Poderes Legislativo e Judiciário

VII - Tomada de decisão do Governo

VIII -Registro dos fatos administrativos segundo o princípio de competência para receitas e despesas

IX - Cumprimento aos Princípios de Contabilidade geralmente aceitos

X - Demonstração de custos e despesas dos produtos e serviços gerados pelos órgãos públicos

São objetivos da contabilidade pública APENAS:

  • A.

    I, II, VI e VIII

  • B.

    I, IV, V e VII

  • C.

    II, IV, VI e IX

  • D.

    III, IV, VI e X

  • E.

    III, V, VIII e X

Os bens de uso especial têm as seguintes características: são contabilizados, são inventariados e avaliados, são inalienáveis quando empregados no serviço público, sendo alienáveis nos demais casos que a lei estabelecer, e estão incluídos no patrimônio da instituição.

Esses tipos de bens públicos são também denominados de bens

  • A.

    de uso comum do povo.

  • B.

    de uso esporádico.

  • C.

    do patrimônio administrativo.

  • D.

    econômico-financeiros.

  • E.

    não exigíveis.

O orçamento Base Zero é uma técnica que

  • A.

    não é usada em nível de governo estadual.

  • B.

    é um instrumento contábil no qual se arrolam apenas as despesas para alcançar certos objetivos.

  • C.

    é feita de forma bastante resumida e sintética.

  • D.

    enfatiza os resultados dos gastos públicos, e não apenas os gastos em si.

  • E.

    exige que cada administrador justifique detalhadamente os recursos solicitados.

Na Contabilidade Pública, os bens de uso comum do povo, alguns valores a receber e passivos sem dotação orçamentária:

  • A.

    somente são evidenciados nas demonstrações contábeis de municípios com população inferior a 50.000 habitantes.

  • B.

    somente são evidenciados nas demonstrações contábeis de municípios com população superior a 1.000.000 de habitantes.

  • C.

    somente poderão ser evidenciados quando houver deficit nas operações superior a 50% do valor orçado.

  • D.

    não são usualmente evidenciados nas demonstrações contábeis dos órgãos públicos.

  • E.

    são evidenciados nas demonstrações contábeis dos órgãos públicos, em qualquer circunstância.

Na Contabilidade Pública, o registro contábil de uma inscrição de Restos a Pagar Não Processados (saldo da conta Despesa Empenhada no Sistema Orçamentário), referentes a um empenho cuja entrada do material não ocorreu até a data do encerramento do exercício, é feito, no momento da apropriação da despesa no sistema financeiro, pelo seguinte lançamento:

  • A.

    D: Restos a Pagar

    C: Variações Ativas

  • B.

    D: Restos a Pagar

    C: Despesa Liquidada a Pagar

  • C.

    D: Execução da Despesa

    C: Despesa Empenhada

  • D.

    D: Despesa Liquidada a Pagar

    C: Variações de Restos a Pagar

  • E.

    D: Despesa Realizada

    C: Restos a Pagar

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