Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O resultado financeiro do exercício de uma entidade pública é obtido através do confronto da
despesa fixada com a despesa empenhada.
receita prevista com a receita arrecadada.
receita prevista com a despesa fixada.
receita arrecadada com a despesa realizada.
receita lançada com a despesa empenhada.
De acordo com o artigo 39 da Lei nº 4.320/64 e suas alterações, os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem
fixados.
previstos.
orçados.
arrecadados.
empenhados.
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei do Orçamento. Os créditos adicionais destinados ao atendimento de despesas decorrentes de guerras, comoção interna ou calamidade pública são denominados créditos
especiais
irrefutáveis
extraordinários
super-especiais
complementares
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Os créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei do orçamento. Dentre os créditos adicionais, aquele que é aberto por meio de medida provisória do Poder Executivo e submetido ao Congresso Nacional que, estando em recesso, é convocado extraordinariamente, é o crédito
extraordinário.
emergencial.
especial.
suplementar.
contingencial.
Qual dos princípios abaixo NÃO pode ser considerado um princípio orçamentário?
Princípio do Equilíbrio
Princípio da Constância
Princípio da Anualidade
Princípio da Exclusividade
Princípio da Universalidade
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Analise os elementos abaixo.
I - Determinação do resultado da Gestão
II - Controle orçamentário e das metas
III - Registros de contas financeiras e patrimoniais em um só sistema
IV - Controle das operações
V - Prestação de contas ao Poder Legislativo e à população
VI - Prestação de contas aos Poderes Legislativo e Judiciário
VII - Tomada de decisão do Governo
VIII -Registro dos fatos administrativos segundo o princípio de competência para receitas e despesas
IX - Cumprimento aos Princípios de Contabilidade geralmente aceitos
X - Demonstração de custos e despesas dos produtos e serviços gerados pelos órgãos públicos
São objetivos da contabilidade pública APENAS:
I, II, VI e VIII
I, IV, V e VII
II, IV, VI e IX
III, IV, VI e X
III, V, VIII e X
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Os bens de uso especial têm as seguintes características: são contabilizados, são inventariados e avaliados, são inalienáveis quando empregados no serviço público, sendo alienáveis nos demais casos que a lei estabelecer, e estão incluídos no patrimônio da instituição.
Esses tipos de bens públicos são também denominados de bensde uso comum do povo.
de uso esporádico.
do patrimônio administrativo.
econômico-financeiros.
não exigíveis.
O orçamento Base Zero é uma técnica que
não é usada em nível de governo estadual.
é um instrumento contábil no qual se arrolam apenas as despesas para alcançar certos objetivos.
é feita de forma bastante resumida e sintética.
enfatiza os resultados dos gastos públicos, e não apenas os gastos em si.
exige que cada administrador justifique detalhadamente os recursos solicitados.
Na Contabilidade Pública, os bens de uso comum do povo, alguns valores a receber e passivos sem dotação orçamentária:
somente são evidenciados nas demonstrações contábeis de municípios com população inferior a 50.000 habitantes.
somente são evidenciados nas demonstrações contábeis de municípios com população superior a 1.000.000 de habitantes.
somente poderão ser evidenciados quando houver deficit nas operações superior a 50% do valor orçado.
não são usualmente evidenciados nas demonstrações contábeis dos órgãos públicos.
são evidenciados nas demonstrações contábeis dos órgãos públicos, em qualquer circunstância.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Na Contabilidade Pública, o registro contábil de uma inscrição de Restos a Pagar Não Processados (saldo da conta Despesa Empenhada no Sistema Orçamentário), referentes a um empenho cuja entrada do material não ocorreu até a data do encerramento do exercício, é feito, no momento da apropriação da despesa no sistema financeiro, pelo seguinte lançamento:
D: Restos a Pagar
C: Variações Ativas
D: Restos a Pagar
C: Despesa Liquidada a Pagar
D: Execução da Despesa
C: Despesa Empenhada
D: Despesa Liquidada a Pagar
C: Variações de Restos a Pagar
D: Despesa Realizada
C: Restos a Pagar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...