Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os registros contábeis dos entes públicos obedecem aos procedimentos determinados por norma específica. Acerca desses registros e seus reflexos no patrimônio dos entes públicos, julgue os itens a seguir. Para que ocorra uma correta consolidação das contas públicas, recomenda-se que a restituição de receitas orçamentárias recebidas em qualquer exercício seja feita por meio do registro da anulação da receita.
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue o próximo item, relativo aos estágios da despesa pública.
A despesa pública é executada em três estágios: ordinário (montante previamente conhecido), por estimativa (cujo valor não se possa determinar previamente) e global (de pagamento parcelado).
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCIPEF)
é integrado pela Secretaria Federal de Controle Interno, como órgão central, e pelos órgãos setoriais, que são aqueles de controle interno que integram a estrutura do Ministério da Educação, do Ministério da Fazenda, da Advocacia-Geral da União e da Casa Civil.
tem por finalidade comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da administração pública federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria, o processo judicial e a fiscalização.
visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, podendo substituir, quando requisitado, o controle externo no exercício de sua missão institucional.
visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, podendo substituir, quando requisitado, o controle externo no exercício de sua missão institucional.
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de despesa pública, suas características, sua contabilização e evidenciação, assinale a opção correta.
Geralmente, a despesa efetiva coincide com a despesa de capital. Entretanto, há despesa de capital que não é efetiva, como, por exemplo, as transferências de capital que causam decréscimo patrimonial.
Toda unidade orçamentária tem uma estrutura administrativa correspondente, o que pode ser exemplificado por alguns fundos especiais e pela unidade orçamentária denominada transferências a estados, Distrito Federal e municípios.
Embora a despesa orçamentária corrente geralmente coincida com a despesa orçamentária efetiva, há despesa orçamentária corrente não efetiva, como a despesa com a aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamentos. Essas são despesas correntes e, entretanto, representam um fato permutativo.
Um exemplo de despesa orçamentária de capital que não é efetiva é a transferência de capital que causa decréscimo patrimonial.
A centralização compartilhada de créditos orçamentários, equivalente em significado à transferência e à transposição por modificar o valor da programação ou de suas dotações orçamentárias (créditos adicionais), ocorre quando for efetuada movimentação de parte do orçamento, mantidas a classificação institucional, a funcional, a programática e a econômica, para que outras unidades administrativas possam executar a despesa orçamentária.
É competência da Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI)
promover a integração operacional do SCIPEF.
normatizar, sistematizar e padronizar os procedimentos operacionais dos órgãos e das unidades do SCIPEF.
normatizar a integração do SCIPEF com outros sistemas da administração pública federal.
avaliar as atividades do Sistema de Controle Interno e Externo do Poder Executivo Federal, com vistas ao seu aperfeiçoamento.
Acerca do SCIPEF, assinale a opção correta.
Para o cumprimento de suas atribuições e alcance de suas finalidades, o SCIPEF deve realizar suas atividades com foco nos resultados da ação governamental, para o que deve utilizar metodologia de planejamento definida pelo Poder Legislativo, com ênfase na visão dos programas finalísticos de governo como fator básico de organização da função pública, e na gestão pública como mobilização organizacional para o alcance desses resultados.
Nenhum processo, documento ou informação pode ser sonegado aos servidores do Sistema de Controle Interno, no desempenho de suas atribuições inerentes às atividades de auditoria e fiscalização, podendo seus servidores dar ampla transparência das informações obtidas, usando nos relatórios apenas informações de caráter consolidado, sempre com a identificação de pessoa física ou jurídica relacionada.
Quando ocorrer prejuízo à União, os órgãos e as unidades do SCIPEF deve comunicar esse fato ao Ministério Público Federal, para que este adote as providências de sua competência com vistas ao ressarcimento ao erário.
Os órgãos e as unidades do SCIPEF, nos seus trabalhos de fiscalização e auditoria, devem verificar se o objeto pactuado, nos instrumentos em que a União assume compromissos, com previsão de transferência de recursos financeiros de seus orçamentos para estados, Distrito Federal e municípios, foi executado, obedecendo aos respectivos projetos e planos de trabalho, conforme conveniado, e se sua utilização obedece à destinação prevista no termo pactual.
O levantamento de informações permite o delineamento do perfil das políticas públicas, subsidiando e racionalizando decisivamente os trabalhos de planejamento e, consequentemente, a execução das ações de controle, constituindo recurso básico para a definição dos parâmetros de planejamento das atividades do SCIPEF. As fontes e processos que podem ser utilizados nesse levantamento incluem
dados dos sistemas corporativos do Poder Executivo Federal e das empresas privadas que contratem com a União.
notícias de destaque na mídia nacional.
notícias de destaque na mídia nacional.
dados do Programa de Dispêndio Global (PDG) dos órgãos da administração direta.
relatórios de desempenho operacional.
Contabilidade Pública - Sistema de Contas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao registro contábil da previsão da receita e ao respectivo reflexo no sistema de contas, tendo por base a estrutura do plano de contas atual, composta por seis classes de contas, é correto afirmar que a previsão da receita é contabilizada no sistema de contas
de compensação, debitando-se a conta de previsão inicial da receita e creditando-se a conta de receita a realizar.
financeiro, debitando-se a conta de previsão inicial da receita e creditando-se a conta de receita a realizar.
orçamentário, debitando-se a conta de previsão inicial da receita e creditando-se a conta de receita a realizar.
financeiro, debitando-se a conta de receita a realizar e creditandose a conta de previsão inicial da receita.
orçamentário, debitando-se a conta de receita a realizar e creditando-se a conta de previsão inicial da receita.
Contabilidade Pública - Sistema de Contas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca do registro contábil da fixação da despesa e do seu respectivo reflexo no sistema de contas, tendo por base a estrutura do plano de contas atual, composta por seis classes de contas, é correto afirmar que a fixação da despesa é contabilizada no sistema de contas
de compensação, debitando-se a conta de crédito disponível e creditando-se a conta de crédito inicial.
orçamentário, debitando-se a conta de crédito inicial e creditandose a conta de crédito disponível.
financeiro, debitando-se a conta de crédito disponível e creditando-se a conta de crédito inicial.
financeiro, debitando-se a conta de crédito inicial e creditando-se a conta de crédito disponível.
orçamentário, debitando-se a conta de crédito disponível e creditando-se a conta de crédito inicial.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor público é o de fornecer o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
A conta de resultado aumentativo do exercício inclui apenas as contas representativas das variações positivas da situação líquida do patrimônio e da apuração do resultado respectivo resultantes da execução orçamentária.
A conta de resultado aumentativo do exercício inclui apenas as contas representativas das variações positivas da situação líquida do patrimônio e da apuração do resultado respectivo resultantes da execução orçamentária.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é o órgão responsável pela administração do plano de contas do Governo federal.
O plano de contas da administração pública federal indica para cada conta contábil em nível de escrituração o sistema contábil a que a mesma pertence.
A conta de resultado diminutivo do exercício inclui as contas representativas dos recursos despendidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício.
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