Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O Documento do SIAFI que permite registrar os empenhos que foram liquidados (por Ordem Bancária − OB ou Nota de Lançamento por Evento − NL), pelos Órgãos que utilizam o PROGORCAM, informando a quantidade de itens que foram realizados fisicamente, denomina-se Nota de

  • A. Movimentação Físico-Financeira.
  • B. Apropriação Físico-Orçamentária.
  • C. Movimentação Contábil-Financeira.
  • D. Apropriação Físico-Financeira.
  • E. Crédito Contábil-Orçamentária.

Em uma entidade governamental, o pagamento do 13º salário dos servidores públicos, após reconhecimento pela contabilidade pelo regime de competência, gera o seguinte lançamento contábil:

  • A.

    D − Crédito Empenhado Liquidado

    C − Crédito Empenhado a Liquidar

  • B.

    D − DDR Comprometida por Empenho

    C − DDR Comprometida por Entradas Compensatórias e Liquidação

  • C.

    D − Pessoal a Pagar − 13º Salário

    C − Caixa e Equivalentes a Caixa em Moeda Nacional

  • D.

    D − Variação Diminutiva − Remuneração a Pessoal

    C − Caixa e Equivalentes a Caixa em Moeda Nacional

  • E.

    D − DDR Utilizada

    C − Crédito Empenhado Pago

O processo de elaboração da proposta orçamentária via SIDOR divide-se em três etapas básicas, controladas pelo Sistema, denominadas de

  • A. Grupo.
  • B. Fase.
  • C. Nível.
  • D. Momento.
  • E. Estágio.

Entre as Atividades Subsidiárias do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal está

  • A. o controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União que visa a aferir a sua consistência e a adequação.
  • B. o aperfeiçoamento da gestão pública nos aspectos de formulação, planejamento, coordenação, execução e monitoramento das políticas públicas.
  • C. a avaliação da aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado que visa à verificação do cumprimento do objeto avençado.
  • D. avaliação da execução dos orçamentos da União que visa a comprovar a conformidade da execução com os limites e as destinações estabelecidas na legislação pertinente.
  • E. a avaliação das renúncias de receitas que visa a avaliar o resultado da efetiva política de anistia, remissão, subsídio, crédito presumido e concessão de isenção em caráter não geral.

Determinada Administração direta estadual adquiriu no exercício de 2014 ações da empresa de saneamento básico do Estado constituída em 2010. Considerando que esta operação não provocou aumento de capital da citada empresa, a despesa decorrente desta aquisição deverá ser classificada como

  • A. Inversão Financeira.
  • B. Investimento.
  • C. Custeio.
  • D. Subvenção Econômica.
  • E. Transferência de Capital.

O princípio fundamental de contabilidade para o ente público que se afirma pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente, é o Princípio da

  • A. Continuidade.
  • B. Entidade.
  • C. Competência.
  • D. Publicidade.
  • E. Transparência.

A arrecadação das receitas classificadas como “outras receitas correntes” foi de, em reais,

  • A. 560.000,00
  • B. 90.000,00
  • C. 520.000,00
  • D. 220.000,00
  • E. 650.000,00

Entre os modelos de controle interno reconhecidamente aceitos internacionalmente encontra-se o emitido pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) de 1992 conhecido como Internal Control – Integrated Framework − Coso 1, cuja estrutura recomendada desmembra os controles internos em cinco componentes inter-relacionados: ambiente de controle (interno), avaliação de risco, atividades de controle, informação e comunicação e monitoramento. Em 2004 acrescentou-se três novos elementos, tornando-o em Enterprise Risk Management – Integrated Framework − Coso 2: fixação de objetivos, identificação de eventos e resposta a risco, sendo este último desdobrado em algumas categorias, das quais “mitigar a consequência e/ou probabilidade de ocorrência do risco por meio da transferência” caracteriza a categoria de resposta ao risco tratada como

  • A. evitar.
  • B. reduzir.
  • C. aceitar.
  • D. compartilhar.
  • E. eliminar.

Em um procedimento fiscalizatório realizado no município XX, o auditor constatou que um passivo cujo fator gerador ocorreu em março/2014 foi registrado pela contabilidade somente em junho/2014, devido a limitações orçamentárias. Além do princípio fundamental de contabilidade da competência, houve desobediência ao princípio da

  • A. evidenciação.
  • B. fidedignidade.
  • C. efetividade.
  • D. prudência.
  • E. oportunidade.

Os créditos adicionais

  • A. suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.
  • B. não poderão, no ano seguinte, ser reabertos no limite de seus saldos.
  • C. dependem de autorização legislativa, sejam eles suplementares, especiais ou extraordinários.
  • D. amparam-se no superávit financeiro do ano anterior, que é a diferença positiva entre o ativo permanente e o passivo compensado.
  • E. solicitam específica permissão do Legislativo, mesmo que os de natureza suplementar já contem com prévia autorização na lei orçamentária anual.
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