Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As receitas patrimoniais arrecadadas no exercício de 2016 totalizam, em R$,

  • A. 134.000.
  • B. 152.000.
  • C. 149.000.
  • D. 105.000.
  • E. 173.000.

No exercício de 2016, as receitas correntes apresentaram, em R$,

  • A. insuficiência de arrecadação de 22.000.
  • B. excesso de arrecadação de 96.000.
  • C. excesso de arrecadação de 103.000.
  • D. insuficiência de arrecadação de 100.000.
  • E. excesso de arrecadação de 78.000.

O montante das receitas de capital arrecadadas, no exercício de 2016, soma, em R$,

  • A. 1.175.000.
  • B. 1.115.000.
  • C. 1.100.000.
  • D. 830.000.
  • E. 845.000.

No exercício de 2016, o Balanço Orçamentário apresentou

  • A. superávit de 196.000.
  • B. déficit de 92.000.
  • C. déficit de 257.000.
  • D. superávit de 178.000.
  • E. superávit de 203.000.

O departamento de Contabilidade e Finanças de determinado Tribunal Federal, até outubro de 2016, emitiu empenhos para realização de despesas orçamentárias, no valor de R$ 546.000.000. O controle da execução da despesa está previsto no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, no subtítulo

  • A. dotação a empenhar.
  • B. crédito indisponível.
  • C. crédito utilizado.
  • D. dotação empenhada.
  • E. dotação comprometida.

O Estado de Alvorada do Sul, com o fim de realizar obras de pavimentação de rodovias no interior do Estado obteve empréstimos com vencimento a longo prazo, no valor de R$ 294.500.000. O empréstimo obtido, segundo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, no Balanço Patrimonial, será classificado como

  • A. dívida ativa de longo prazo.
  • B. dívida flutuante.
  • C. obras e instalações.
  • D. receita de capital.
  • E. passivo não circulante.

Considere as seguintes transações realizadas por determinada entidade do setor público, no exercício de 2016.

As variações patrimoniais aumentativas e o resultado patrimonial somam, respectivamente,

  • A. 750.000 e 210.000.
  • B. 710.000 e 170.000.
  • C. 900.000 e 360.000.
  • D. 680.000 e 140.000.
  • E. 610.000 e 240.000.

No âmbito da União, quando o imposto de renda pessoa física é recolhido, aloca-se a receita pública correspondente na natureza de receita código “1.1.1.3.01.1.1”. No que tange o código de classificação da receita orçamentária, os três primeiros dígitos: “1.1.1.”, referem-se, respectivamente, à

  • A. categoria econômica, rubrica e alínea.
  • B. receita categoria econômica, rubrica e alínea.
  • C. categoria econômica, origem e alínea.
  • D. categoria econômia, origem e espécie.
  • E. receita corrente, tributária e imposto sobre ganhos de capital.

Na Lei Orçamentária Anual − LOA, para o exercício de 2017, de determinado ente público, as receitas e despesas foram discriminadas de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo obedecendo aos princípios orçamentários. Com relação aos princípios orçamentários é correto afirmar:

  • A. Unidade − o orçamento deve ser uno, ou seja, cada Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) deve ter sua Lei Orçamentária Anual específica.
  • B. Universalidade − determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
  • C. Exclusividade − estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para contratação de pessoal, para área da saúde e educação.
  • D. Orçamento Bruto − obriga registrarem-se receitas e despesas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções. Ressalvam-se dessa proibição os valores que se referirem às transferências constitucionais.
  • E. Anualidade − delimita a execução das receitas e despesas de capital a um período de doze meses, a contar da aprovação da LOA pelo Poder Legislativo.

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto na Constituição Federal. No âmbito da União, o projeto do Plano Plurianual será encaminhado ao Congresso Nacional

  • A. pelo Poder Executivo, em até oito meses e meio antes do encerramento do mandato presidencial.
  • B. pelo Ministro do Planejamento e Orçamento, até três meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial.
  • C. pelo Poder Executivo, no prazo máximo de quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial.
  • D. pelos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no prazo máximo de quatro meses antes do encerramento de cada exercício financeiro.
  • E. pelo Ministro da Fazenda, no prazo máximo de dois meses antes do encerramento do mandato presidencial.
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