Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No Anexo de Metas Fiscais, na avaliação do cumprimento da meta de resultado primário do exercício anterior, um dos motivos que justificam o NÃO cumprimento de tal meta é

  • A. o aumento da dívida fundada pelas variações desfavoráveis da taxa cambial.
  • B. a redução da arrecadação da receita referente a juros de aplicações financeiras em decorrência do decréscimo dos rendimentos.
  • C. o aumento da despesa realizada com a amortização da dívida fundada.
  • D. a arrecadação de tributos menor do que a previsão em decorrência do crescimento econômico menor do que aquele esperado para o período.
  • E. o aumento da despesa realizada com juros e encargos sobre a dívida.

No dia 02/09/2013, uma entidade da Administração indireta estadual fez o empenho das despesas com Equipamentos e Material Permanente no valor de R$ 35.000,00 e com Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica no valor de R$ 2.000,00 referentes, respectivamente, a aquisição de um equipamento médico e serviços necessários para a sua instalação. Em 16/09/2013, o fornecedor entregou o equipamento e, neste mesmo dia, houve a liquidação desta despesa, cujo pagamento ocorreu em 10/10/2013. No dia 04/10/2013, foi realizada a instalação do equipamento e liquidada a despesa com Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica e, no dia 31/10/2013, houve o pagamento referente a esta prestação de serviços para a entidade pública. Considerando o enfoque patrimonial e que a vida útil estimada do equipamento era de 5 anos, a contabilidade deveria reconhecer

  • A. uma variação patrimonial diminutiva de R$ 37.000,00 em outubro de 2013.
  • B. um passivo circulante de R$ 37.000,00 em setembro de 2013.
  • C. uma variação patrimonial diminutiva de R$ 2.000,00 em setembro de 2013.
  • D. uma variação patrimonial qualitativa de R$ 35.000,00 em setembro de 2013.
  • E. um passivo permanente de R$ 2.000,00 em outubro de 2013.

Considere os dados extraídos do Balanço Orçamentário de uma entidade pública referente ao exercício financeiro de 2012:

− Dotação Atualizada da Despesa: R$ 690.000,00

− Despesas Empenhadas: R$ 685.000,00

− Despesas Liquidadas: R$ 670.000,00

− Despesas Pagas: R$ 640.000,00

Um fornecedor de material de informática entregou à entidade pública, em fevereiro de 2013, dentro do prazo acordado com o gestor público, mercadorias no valor de R$ 3.000,00, cujo empenho foi anulado no encerramento do exercício de 2012.

Com base nestas informações, o valor inscrito em restos a pagar não processados, no exercício, foi,

  • A. R$ 48.000,00.
  • B. R$ 30.000,00.
  • C. R$ 18.000,00.
  • D. R$ 20.000,00.
  • E. R$ 15.000,00.

O aumento de remuneração dos professores do ensino médio da rede pública estadual, servidores da Administração direta que atuam na manutenção das atividades de ensino,

  • A. deve ser classificado em Reservas para Contingências na Lei Orçamentária Anual.
  • B. aumenta a despesa de capital.
  • C. deve ter autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
  • D. impacta o orçamento de investimentos das autarquias.
  • E. impacta o orçamento da seguridade social.

Na Lei Orçamentária Anual do exercício de 2014 da Prefeitura do município de Limoeiro do Cerrado foi prevista arrecadação de receita de IPTU, no valor de R$ 650.000.00. Em função do fato gerador, o contador da prefeitura procedeu o registro contábil da receita sob o enfoque patrimonial. Com relação aos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público, é correto afirmar que o registro contábil atendeu aos seguintes princípios:

  • A. competência e oportunidade.
  • B. transparência e publicidade.
  • C. prudência e oportunidade.
  • D. transparência e competência.
  • E. competência e caixa.

As receitas orçamentárias que ingressam nos cofres públicos são identificadas por um código de 8 dígitos subdivididos em seis níveis. Com relação aos níveis de detalhamento, os impostos e as dívidas ativas são espécies de receitas

  • A. patrimonial e de serviços.
  • B. tributária e outras receitas correntes.
  • C. patrimonial e outras receitas correntes.
  • D. tributária e patrimonial.
  • E. tributária e receitas diversas.

O município de Açude Grande do Norte procedeu à venda de dois terrenos no valor total de R$ 220.000,00, com um ganho na alienação de R$ 20.000,00. De acordo com Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, houve

  • A. receita patrimonial de R$ 220.000,00.
  • B. variação patrimonial quantitativa de R$ 200.000,00.
  • C. receita de capital de R$ 20.000,00.
  • D. variação patrimonial qualitativa de R$ 200.000,00.
  • E. receita efetiva de R$ 220.000,00.

Atenção: Para responder às questões de números 49 e 50, considere o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e as informações abaixo.

Determinado ente público da região norte do Brasil, adquiriu quatro veículos pelo valor total de R$ 280.000,00. O registro contábil do empenho da despesa no subsistema de informação orçamentário, será efetuado a débito e crédito das contas contábeis:

  • A. debita − despesa de capital e credita − empenho a pagar.
  • B. debita − crédito disponível e credita − empenho a pagar.
  • C. debita − despesa realizada e credita − despesa a liquidar.
  • D. debita − despesa de capital e credita − crédito disponível.
  • E. debita − crédito disponível e credita − crédito empenhado a liquidar.

Atenção: Para responder às questões de números 49 e 50, considere o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e as informações abaixo.

Determinado ente público da região norte do Brasil, adquiriu quatro veículos pelo valor total de R$ 280.000,00. O registro contábil do pagamento da despesa no subsistema de informação orçamentário, será efetuado a débito e crédito das contas contábeis:

  • A. debita − fornecedores e credita − caixa.
  • B. debita − restos a pagar e credita − caixa.
  • C. debita − crédito empenhado liquidado a pagar e credita − crédito empenhado liquidado pago.
  • D. debita − crédito empenhado liquidado a pagar e credita − empenho da despesa.
  • E. debita − despesa realizada a pagar e credita − crédito disponível.

Em relação aos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público,

  • A. a mensuração a custo histórico deve ser o único critério a ser utilizado para avaliação de ativos em atendimento ao registro pelo valor original.
  • B. as receitas orçamentárias devem ser reconhecidas quando da sua arrecadação em obediência ao princípio da competência.
  • C. a contabilização da baixa de bem móvel por sinistro configura desobediência ao princípio da oportunidade.
  • D. a apuração de resultado patrimonial deficitário de uma autarquia educacional em um exercício financeiro configura desobediência ao princípio da continuidade.
  • E. a adoção do maior valor para um passivo atuarial, entre alternativas válidas para quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido, deve ser feita em observância ao princípio da prudência.
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