Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As inúmeras atividades, a diversidade de programas e as unidades gestoras da administração pública produzem eventos econômicos a serem registrados contabilmente, como são numerosas as contas do plano de contas aplicado ao setor público e muitos gestores públicos não têm conhecimentos aprofundados sobre contabilidade pública, criou-se um outro mecanismo dentro do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) que pudesse facilitar o trabalho de registro dos atos e fatos de gestão. Assim no SIAFI denomina-se EVENTO um código associado a cada tipo de ato ou fato que deva ser registrado contabilmente pelo sistema e ao qual se associa, por sua vez, um roteiro contábil, ou seja, uma lista das contas de débito e crédito que devam ser afetadas, de forma a que todos os operadores do SIAFI possam efetuar lançamentos contábeis. A otimização dos registros contábeis é representada pela ferramenta de trabalho denominada

  • A.

    Plano de atividades.

  • B.

    Relação de programas.

  • C.

    Tabela de eventos.

  • D.

    Plano de contas.

  • E.

    Relação digrafográfica.

No SIAFI, os eventos mantêm correlação com os documentos de entrada do sistema. Os eventos relacionados com o registro do orçamento da despesa se relacionam com a Nota de

  • A.

    Apropriação Físico-financeira.

  • B.

    Dotação.

  • C.

    Empenho.

  • D.

    Lançamento.

  • E.

    Movimentação de Crédito.

De acordo com o Plano de Contas aplicado ao setor público, compreendem informações de natureza patrimonial, orçamentária e de controle, respectivamente, as referentes a:

  • A.

    Pessoal e encargos sociais; Inscrição de Restos a pagar e Execução de dívida ativa.

  • B.

    Impostos, taxas e contribuições; Pessoal e encargos sociais e Inscrição de Restos a pagar.

  • C.

    Inscrição de Restos a pagar; Execução de dívida ativa e Execução Orçamentária.

  • D.

    Inscrição de Restos a pagar; Pessoal e encargos sociais e Execução Orçamentária.

  • E.

    Inscrição de Restos a pagar; Execução orçamentária e Execução de dívida ativa.

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações. Com relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o sistema contábil está estruturado, sequencialmente, nos seguintes subsistemas:

  • A.

    orçamentário, financeiro, patrimonial, compensação e demonstração das variações patrimoniais.

  • B.

    balanço patrimonial, orçamentário, financeiro, demonstração das variações patrimoniais, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração do resultado econômico.

  • C.

    balanço patrimonial, orçamentário, financeiro e demonstração das variações patrimoniais.

  • D.

    orçamentário, patrimonial, custos e compensação.

  • E.

    orçamentário, patrimonial, gestão e controle.

A dívida flutuante compreende os restos a pagar, os serviços da dívida a pagar, os depósitos e os débitos de tesouraria. Restos a Pagar são despesas

  • A.

    empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as liquidadas das não pagas.

  • B.

    empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de janeiro, distinguindo-se as processadas das não processadas.

  • C.

    empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.

  • D.

    extraorçamentárias, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.

  • E.

    empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de janeiro, distinguindo-se as liquidadas das não pagas.

É um princípio orçamentário o princípio da

  • A.

    homogeneidade.

  • B.

    fragmentação.

  • C.

    isonomia.

  • D.

    universalidade.

  • E.

    irretroatividade.

No SIAFI, um código estruturado que identifica o roteiro contábil completo de atos ou fatos administrativos é denominado

  • A.

    célula orçamentária.

  • B.

    conta.

  • C.

    programa de trabalho.

  • D.

    evento.

  • E.

    plano interno.

  • A.

    o superávit financeiro de R$ (mil) 45.000,00.

  • B.

    o excesso de arrecadação de R$ (mil) 20.000,00.

  • C.

    a economia orçamentária da R$ (mil) 7.000,00.

  • D.

    a insuficiência de arrecadação de R$ (mil) 3.000,00.

  • E.

    o déficit financeiro de R$ (mil) 45.000,00.

O documento utilizado no SIAFI para registrar as despesas em seu primeiro estágio e que identifica o nome do credor, a especificação e importância da despesa bem como a célula orçamentária, deduzindo o saldo da dotação aprovada, é denominado Nota de

  • A.

    Dotação.

  • B.

    Lançamento por evento.

  • C.

    Programação financeira.

  • D.

    Empenho.

  • E.

    Movimentação de crédito.

A despesa extraorçamentária em 31.12.2011, em reais, era:

  • A.

    5.000,00

  • B.

    10.000,00

  • C.

    70.000,00

  • D.

    75.000,00

  • E.

    85.000,00

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...