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De acordo com a Lei nº 4.320/64, as despesas classificam-se nas categorias econômicas Despesas Correntes e Despesas de Capital. As Despesas de Capital compreendem as despesas com concessão de empréstimos,
obras públicas, aquisição de equipamentos e instalações e aquisição de material permanente.
obras públicas, aquisição de equipamentos e instalações e serviço da dívida pública.
obras públicas, serviços da dívida pública e reforma e manutenção de prédios públicos.
aquisição de equipamentos e instalações, aquisição de material permanente e serviços da dívida pública.
aquisição de equipamentos e instalações, aquisição de material permanente e reforma e manutenção de prédios públicos.
As despesas públicas são classificadas por categorias econômicas em despesas correntes e despesas de capital. Uma das finalidades desta classificação é indicar os efeitos que o gasto público tem sobre a economia de um país. São classificados como despesas correntes os dispêndios relacionados à
conservação de praças.
construção de rodovias.
amortização de dívidas.
aquisição de material de uso permanente.
construção de prédios públicos.
Segundo o critério da categoria econômica, nos termos do art. 12 da Lei nº 4.320/64, as despesas serão classificadas em despesas correntes e despesas de capital. Representa uma despesa de capital
o salário do professor da rede pública.
a aquisição de ações de empresas em funcionamento.
o dispêndio relacionado com a conservação de ruas.
o pagamento de juros e encargos da dívida pública.
a aquisição de material de consumo.
Instruções: Considere as informações abaixo para responder às questões de números 90 e 91.
Os dados abaixo foram extraídos dos relatórios de execução orçamentária relativos às despesas de uma prefeitura no exercício de 20x1.
A soma dos itens que se referem à classificação da despesa por elemento de despesa é, em milhares de reais,
R$ 2.450.000
R$ 2.720.000
R$ 3.870.000
R$ 2.890.000
R$ 2.940.000
Instruções: Considere as informações abaixo para responder às questões de números 90 e 91.
Os dados abaixo foram extraídos dos relatórios de execução orçamentária relativos às despesas de uma prefeitura no exercício de 20x1.
A soma dos itens que se referem à classificação da despesa por função é, em milhares de reais,
R$ 3.850.000
R$ 3.870.000
R$ 4.300.000
R$ 4.700.000
R$ 5.200.000
O procedimento para pagamento de uma despesa tem a seguinte ordem:
empenho, ordem de pagamento, liquidação e pagamento.
ordem de pagamento, liquidação, empenho e pagamento.
liquidação, ordem de pagamento, empenho e pagamento.
empenho, liquidação, ordem de pagamento e pagamento.
ordem de pagamento, empenho, liquidação e pagamento.
Classifica-se como despesa de capital, na modalidade investimento, e como despesa corrente na modalidade despesa de custeio, respectivamente:
obras públicas e material de consumo.
juros da dívida pública e material permanente.
aquisição de imóveis e constituição de fundos rotativos.
pagamento de inativos e pagamento de pensionistas.
concessão de empréstimos e subvenções sociais e econômicas.
De acordo com a sua natureza, os restos a pagar podem ser classificados como
ordinários e extraordinários.
orçamentários e extra-orçamentários.
processados e não processados.
correntes e de capital.
ativos e passivos.
Será inscrito como restos a pagar a diferença entre despesa
empenhada e despesa paga.
prevista e despesa empenhada.
empenhada e despesa liquidada.
fixada e despesa empenhada.
fixada e despesa paga.
Em 31 de dezembro de 20x0, último ano do mandato, o prefeito do município de Barra Brava autorizou o cancelamento de empenhos de material de consumo não-processados no valor de R$ 100.000,00, visando a adequar o fechamento contábil às disponibilidades de caixa. Permaneceram os saldos de R$ 150.000,00 em Restos a pagar processados e R$ 50.000,00 em Restos a pagar não-processados. Durante o ano de 20x1, um dos fornecedores, inscrito em Restos a Pagar não-processados, deixou de efetuar a entrega dos produtos licitados no valor de R$ 30.000,00 e um fornecedor cujo empenho fora cancelado no ano anterior, efetuou a entrega das mercadorias licitadas em 20x0, no valor de R$ 50.000,00. Nesse caso, no ano de 20x1 devese efetuar o cancelamento de restos a pagar
processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 com saldo da rubrica de Material de consumo de 20x1.
não-processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 com saldo da rubrica de Material de Consumo de 20x1.
processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 na rubrica de Despesas de Exercícios anteriores, no orçamento de 20x1.
não-processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 na rubrica de Despesas de Exercícios anteriores, no orçamento de 20x1.
não-processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 com saldo de R$ 30.000,00 da rubrica de Material de Consumo e R$ 20.000,00 da rubrica de Despesas de exercícios anteriores em 20x1.
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