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Considere as seguintes informações extraídas do Balancete da Prefeitura Modelo, em 31/12/20x8, último ano do mandato do atual prefeito, com valores em reais:
Considerando que não existia saldo inicial de Restos a pagar não-processados no exercício de 20x8 e visando a adequar o encerramento do exercício de 20x8, em atendimento ao disposto na Lei nº 4.320/64 e Lei Complementar nº 101/00, em 31/12/20x8 os saldos de Restos a pagar processados e não-processados serão, respectivamente
R$ 90.000,00 e R$ 30.000,00
R$ 90.000,00 e R$ 80.000,00
R$ 120.000,00 e R$ 30.000,00
R$ 120.000,00 e R$ 80.000,00
R$ 80.000,00 e R$ 90.000,00
No primeiro exercício financeiro da Prefeitura Municipal de Feliz, com base na Lei Orçamentária Anual − LOA, a previsão de receita foi de R$ 3.000.000,00 e a fixação de despesa corrente R$ 2.500.000,00 e de despesa de capital R$ 500.000,00.
Durante o exercício financeiro, ocorreram os seguintes eventos:
Com base nas informações, o saldo de disponibilidades em caixa e bancos e o total de restos a pagar serão, respectivamente:
R$ 300.000,00 e R$ 300.000,00
R$ 300.000,00 e R$ 400.000,00
R$ 400.000,00 e R$ 300.000,00
R$ 400.000,00 e R$ 400.000,00
R$ 200.000,00 e R$ 200.000,00
Os restos a pagar
representam valores que começaram a ser pagos no final do exercício financeiro, mas que não foram concluídos por falta de dotação suficiente e empenho.
são valores pendentes de pagamento, com juros e amortização empenhadas e não-pagas.
incluem os empenhos que correm à conta de créditos com vigência plurianual, não-liquidados, computados ao final de cada exercício de vigência do crédito.
são de pronto pagamento quando processados, ou seja, com empenhos executados e liquidados, mas não pagos até o dia 31 de dezembro.
são assim considerados, quando não-processados, pois a despesa já liquidada está pendente de empenho.
Contabilidade Pública - Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere os dados extraídos da Demonstração das Variações Patrimoniais de uma determinada prefeitura:
Com base nessas informações, a variação patrimonial do período independente da execução orçamentária foi superavitária, em reais,59.000,00
62.000,00
177.000,00
239.000,00
339.000,00
Sobre os Balanços elaborados em conformidade com a Lei nº 4320/64, considere:
I. O ativo financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis dependentes de autorização orçamentária e os valores numerários.
II. O passivo financeiro compreenderá as dívidas flutuantes e outras obrigações que independam de autorização orçamentária para pagamento.
III. Os restos a pagar do exercício serão computados na receita orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.
IV. O passivo permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.
V. O ativo permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação independa de autorização legislativa.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
II e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
O registro referente à obtenção de empréstimos por antecipação da receita orçamentária gera um aumento no Ativo financeiro e correspondente
aumento de Passivo financeiro.
redução de Ativo financeiro.
aumento de Passivo permanente.
aumento do resultado patrimonial.
aumento de despesa.
Instrução:
Para responder às questões de número 68 a 70, considere os dados relacionados a seguir. Para o exercício financeiro de 2008, a Prefeitura de Milagres teve um orçamento da receita e da despesa no valor de R$ 200.000,00 (em milhares de reais), conforme Lei Orçamentária Anual (LOA). Em 31/12/2008, a prefeitura apresentou o seguinte Balancete de Verificação:
As alterações na situação líquida patrimonial resultantes da execução orçamentária foi um aumento, em milhares de reais, de
8.000,00
30.000,00
38.000,00
48.000,00
49.000,00
Em relação ao pagamento de despesa por meio de suprimentos de fundos, considere:
I. O ordenador de despesa poderá conceder suprimento de fundos a servidor para atender despesas em viagens ou serviços especiais que exijam pronto pagamento em espécie.
II. O suprimento de fundos não poderá ser concedido a servidor que tenha a seu cargo a guarda ou a utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor responsável.
III. O suprimento de fundos é aplicável aos casos de despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação e, portanto, os estágios de empenho e liquidação da despesa não são aplicáveis.
IV. O servidor que receber suprimentos de fundos deve prestar contas de sua aplicação no prazo determinado pelo ordenador da despesa.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
III e IV.
Atenção: As questões de números 42 a 44 baseiam-se nos dados abaixo.
No encerramento de 2008, a Prefeitura do Município de Antunes apurou os seguintes dados (em R$):
O Valor da despesa orçamentária no Balanço Financeiro (em R$) é de
60,00.
20,00.
70,00.
80,00.
90,00.
Atenção: As questões de números 42 a 44 baseiam-se nos dados abaixo.
No encerramento de 2008, a Prefeitura do Município de Antunes apurou os seguintes dados (em R$):
O Valor da Receita extraorçamentária no Balanço Financeiro (em R$) é de
Zero.
10,00.
40,00.
60,00.
30,00.
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