Questões de Contabilidade Pública da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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Em relação às normas de contabilidade aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, leia as afirmativas abaixo e responda ao que se pede.

I. Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.

II. O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

III. O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público.

IV. A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.

Marque a única opção verdadeira.

  • A.

    Estão corretos apenas os itens I e II.

  • B.

    Estão corretos apenas os itens II e III.

  • C.

    Estão corretos apenas os itens I e III.

  • D.

    Estão corretos os itens I, II, III e IV.

Para efeito da Norma Brasileira de Contabilidade aplicada ao setor público, que trata do Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil, é correto afirmar que

I. avaliação de desempenho: a ferramenta de gestão utilizada para a aferição de aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de programas e ações executadas por entidades do setor público.

II. planejamento: o processo voltado à identificação das melhores alternativas para o alcance da missão institucional, incluindo a definição de objetivos, metas, meios, metodologia, prazos de execução, custos e responsabilidades, materializados em planos independentes.

III. plano hierarquicamente interligado: o conjunto de documentos elaborados com a finalidade de materializar o planejamento por meio de programas e ações, compreendendo desde o nível estratégico até o nível operacional, bem como propiciar a avaliação e a instrumentalização do controle.

IV. na avaliação da execução dos planos hierarquicamente interligados, devem ser evidenciadas as eventuais restrições ocorridas e o seu respectivo impacto.

Marque a opção CORRETA:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV

A previsão da receita orçamentária deve ser contabilizada da seguinte forma

  • A.

    Débito: Receita a realizar; Crédito: Previsão inicial da receita.

  • B.

    Débito: Previsão inicial da receita ; Crédito: Receita a realizar.

  • C.

    Débito: Previsão inicial da receita ; Crédito: Receita realizada.

  • D.

    Débito: Dotação Orçamentária; Crédito: Receita realizada.

Nos itens abaixo o único demonstrativo, que não Acompanhará o Relatório Resumido da Execução Orçamentária é

  • A.

    Apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.

  • B.

    Limitação de empenho;

  • C.

    Resultados nominal e primário;

  • D.

    Restos a Pagar, detalhando, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

Nas Transações no Setor Público (NBC T 16.4), podem ser consideradas como variações patrimoniais, exceto :

  • A.

    As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.

  • B.

    As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as contas de resultado.

  • C.

    Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado.

  • D.

    As variações patrimoniais classificam-se em quantitativas e qualitativas.

  • A.

    15.000 e 10.000.

  • B.

    17.000 e 8.000.

  • C.

    11.000 e 14.000.

  • D.

    20.000 e 5.000.

A fixação da despesa orçamentária no setor publico, deve ser contabilizada da seguinte forma

  • A.

    Débito: Despesa orçamentaria; e Crédito: Provisão de despesas.

  • B.

    Débito: Obrigações contratuais; e Crédito: Execução de obrigações contratuais.

  • C.

    Débito: Débito empenhado a liquidar; e Crédito: Empenho liquidado a pagar.

  • D.

    Débito: Dotação inicial; e Crédito: Crédito disponível.

As demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público são:

  • A.

    Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Orçamento Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Resultado Econômico.

  • B.

    Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Resultado Econômico.

  • C.

    Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

  • D.

    Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda os itens listados abaixo. Marque o único item que NÃO se enquadra neste contexto.

  • A.

    a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas.

  • B.

    a função e funcionamento das contas.

  • C.

    Os registros contábeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstrações contábeis do período com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execução orçamentária.

  • D.

    tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, a movimentação a débito e a crédito e os subsistemas utilizados, bem como a utilização do método das partidas dobradas em todos os registros dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público, de acordo com sua natureza orçamentária, financeira, patrimonial e de compensação nos respectivos subsistemas contábeis.

O sistema contábil do setor publico está estruturado em subsistemas de informações. Marque a única alternativa que evidencia todos eles.

  • A.

    Orçamentário; Financeiro; Patrimonial; Custos; e Compensação.

  • B.

    Orçamentário; Financeiro; Patrimonial; Custos; e Despesas.

  • C.

    Orçamentário; Financeiro; Patrimonial; Receita; e Custos.

  • D.

    Financeiro; Patrimonial; Receitas; Custos; e Despesas.

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