Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Em relação às normas de contabilidade aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, leia as afirmativas abaixo e responda ao que se pede.
I. Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
II. O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
III. O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público.
IV. A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.
Marque a única opção verdadeira.
Estão corretos apenas os itens I e II.
Estão corretos apenas os itens II e III.
Estão corretos apenas os itens I e III.
Estão corretos os itens I, II, III e IV.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Para efeito da Norma Brasileira de Contabilidade aplicada ao setor público, que trata do Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil, é correto afirmar que
I. avaliação de desempenho: a ferramenta de gestão utilizada para a aferição de aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de programas e ações executadas por entidades do setor público.
II. planejamento: o processo voltado à identificação das melhores alternativas para o alcance da missão institucional, incluindo a definição de objetivos, metas, meios, metodologia, prazos de execução, custos e responsabilidades, materializados em planos independentes.
III. plano hierarquicamente interligado: o conjunto de documentos elaborados com a finalidade de materializar o planejamento por meio de programas e ações, compreendendo desde o nível estratégico até o nível operacional, bem como propiciar a avaliação e a instrumentalização do controle.
IV. na avaliação da execução dos planos hierarquicamente interligados, devem ser evidenciadas as eventuais restrições ocorridas e o seu respectivo impacto.
Marque a opção CORRETA:
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
A previsão da receita orçamentária deve ser contabilizada da seguinte forma
Débito: Receita a realizar; Crédito: Previsão inicial da receita.
Débito: Previsão inicial da receita ; Crédito: Receita a realizar.
Débito: Previsão inicial da receita ; Crédito: Receita realizada.
Débito: Dotação Orçamentária; Crédito: Receita realizada.
Nos itens abaixo o único demonstrativo, que não Acompanhará o Relatório Resumido da Execução Orçamentária é
Apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.
Limitação de empenho;
Resultados nominal e primário;
Restos a Pagar, detalhando, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Nas Transações no Setor Público (NBC T 16.4), podem ser consideradas como variações patrimoniais, exceto :
As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.
As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as contas de resultado.
Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado.
As variações patrimoniais classificam-se em quantitativas e qualitativas.
15.000 e 10.000.
17.000 e 8.000.
11.000 e 14.000.
20.000 e 5.000.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
A fixação da despesa orçamentária no setor publico, deve ser contabilizada da seguinte forma
Débito: Despesa orçamentaria; e Crédito: Provisão de despesas.
Débito: Obrigações contratuais; e Crédito: Execução de obrigações contratuais.
Débito: Débito empenhado a liquidar; e Crédito: Empenho liquidado a pagar.
Débito: Dotação inicial; e Crédito: Crédito disponível.
As demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público são:
Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Orçamento Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Resultado Econômico.
Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Resultado Econômico.
Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda os itens listados abaixo. Marque o único item que NÃO se enquadra neste contexto.
a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas.
a função e funcionamento das contas.
Os registros contábeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstrações contábeis do período com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execução orçamentária.
tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, a movimentação a débito e a crédito e os subsistemas utilizados, bem como a utilização do método das partidas dobradas em todos os registros dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público, de acordo com sua natureza orçamentária, financeira, patrimonial e de compensação nos respectivos subsistemas contábeis.
O sistema contábil do setor publico está estruturado em subsistemas de informações. Marque a única alternativa que evidencia todos eles.
Orçamentário; Financeiro; Patrimonial; Custos; e Compensação.
Orçamentário; Financeiro; Patrimonial; Custos; e Despesas.
Orçamentário; Financeiro; Patrimonial; Receita; e Custos.
Financeiro; Patrimonial; Receitas; Custos; e Despesas.
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