Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao coco, dança típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, julgue os itens a seguir. O coco de embolada refere-se a um tipo de coreografia utilizada nas rodas de coco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 29 de maio de 1913, estreou em Paris o balé A Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinsky, um marco vanguardista na história da música e da dança modernas, tendo sido retomado por coreógrafos importantes como Maurice Béjart, Pina Bausch e Martha Graham. A alternativa que identifica corretamente uma característica moderna da concepção de música e dança apresentada por Stravinsky e Nijinsky é:

  • A. o dodecafonismo da música de Stravinsky contrastava com a coreografia clássica de Nijinsky, compondo o ambiente de sonho e sensualidade característico de A Sagração da Primavera;
  • B. o código estético do balé, com seus movimentos estilizados, sapatilhas pontiagudas e figurinos esvoaçantes, foi explorado por Nijinsky para compor o enredo do sacrifício ritualístico de A Sagração da Primavera;
  • C. a preeminência da percussão sobre a melodia na música de Stravinsky forneceu a rítmica da criação coreográfica de Nijinsky, onde os bailarinos golpeavam os solos com os pés, explorando os movimentos contorcionistas do corpo;
  • D. a narrativa de A Sagração da Primavera inverte os papeis do balé clássico, ao privilegiar a figura masculina, coreografada para explorar o corpo lateralizado, criando a impressão de uma cena bidimensional;
  • E. Stravinsky consolida o cânone musical da correção rítmica e harmônica, aplicando-o aos procedimentos evolutivos típicos dos temas folclóricos russos.

Desenvolveu, ao lado de John Cage, a “coreografia por sorteio”, uma técnica na qual movimentos isolados ganhavam sequência, de tal modo que o movimento era esvaziado tanto quanto possível de qualquer narrativa e implicação emocional. O mesmo se passava com a música de Cage, com seus registros de sons, livres de juízo sobre o que era ou não “musical”. Desconectava-se, assim, a música da dança, de modo a priorizar o movimento e fazer da dança o objeto principal da coreografia.

O trecho acima caracteriza uma importante proposta coreográfica do século XX concebida por:

  • A. Merce Cunningham;
  • B. Martha Graham;
  • C. Twyla Tharp;
  • D. George Balanchine;
  • E. Isadora Duncan.

  • A. postura ereta, rotação en dehors, harmonia e simetria do movimento do bailarino que flui no espaço;
  • B. independência entre o movimento corporal e o espaço cenográfico, que pode ser apreciado de forma autônoma;
  • C. caráter decorativo do espaço cenográfico, cujas dimensões e objetos ambientam a expressão corporal da dança;
  • D. integração entre o espaço e a narrativa dramática da dança, interligados pela composição coreográfica;
  • E. palco considerado como espaço cênico que, de modo ilusionista, recria o lugar da ação narrativa.

  • A. auto popular, de cunho religioso, que remonta ao teatro medieval;
  • B. a descrição andradina mostra o desprezo do autor pelos fatos do folclore nacional;
  • C. o aspecto central desses folguedos era a encenação dramática do tema mítico da morte e ressurreição do boi;
  • D. o acento romântico da descrição enfatiza a nostalgia pela perda dos valores aristocráticos do catolicismo;
  • E. ritual aleatório, sem que seu desenrolar obedeça a um enredo determinado, com começo, meio e fim.

“De acordo com a escola de Ballet Russa Vaganova, movimentos como _______________ e _______________ são frequentemente traduzidos pelo professor nas aulas como ‘para frente’ (en avant) ou ‘para trás’ (en arrière).” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. dessus / dessous
  • B. allegro / tours lents
  • C. tours lents / dessus
  • D. developpés / allegro
  • E. dessous / developpés

As duas falhas muito comuns na postura dos bailarinos são: projetar, ao mesmo tempo, o peito e a linha da cintura para frente; e, arredondar as costas ao tentar contrair o diafragma. Tais falhas, muitas vezes, associam-se à deficiência de

  • A. força.
  • B. velocidade.
  • C. flexibilidade.
  • D. coordenação.
  • E. aptidão coreográfica.

“Uma análise da dança __________________ requer compreender o contexto no qual a dança existe e está inserida, a capacidade de articular um pensamento do contexto, o pensamento dos corpos dançantes e sua complexidade. Esse modo de organização do corpo, do pensamento que dança e da construção coreográfica surge da necessidade de revelar e refletir o estado do mundo atual.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. mítica
  • B. clássica
  • C. folclórica
  • D. regionalista
  • E. contemporânea

Rudolf Laban ao criar sua teoria sobre análise do movimento humano atribuiu qualidades ao movimento. São elas:

  • A. fluxo, tempo, espaço e movimento.
  • B. espaço, ritmo, fluxo e tempo.
  • C. fluxo, peso, tempo e espaço.
  • D. forma, espaço, tempo e fluência.

Sabe-se que o rei Luís XIV foi importante monarca francês, apreciador da arte da dança, ótimo dançarino e que contribuiu para surgimento e desenvolvimento do Balé Clássico. Dele registram-se importantes legados, como:

  • A. “o rei sol”, como era chamado, fundou em 1661 a academia real de música e dança e em 1713 uma companhia real de dança.
  • B. “o rei da corte”, como era chamado, criou em 1561 a academia real de dança e pintura clássica e em 1661 uma companhia real de dança e teatro clássico.
  • C. “o rei do povo”, como era denominado, abriu em 1713 a academia real de música e dança e em 1715 uma companhia de dança e musica.
  • D. “o rei da dança”, como era conhecido, fundou em 1661 a academia real de dança e música e em 1680 uma companhia real de dança.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...