Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vivemos atualmente em uma cultura de redes comunicacionais que vêm alterando não somente as relações sujeito/ sujeito, mas também as relações sujeito/conhecimento que nos obrigam a rever e ampliar este constructo de realidade social. (MARQUES, 1999 p. 92). Com base nessa colocação, a autora propõe, para o ensino da dança no contexto escolar, discutir elementos que permitam pensar e desenvolver um trabalho voltado para a experiência estética, a expressão do ser humano e a educação social do indivíduo. Em situações educacionais, espera-se que
Segundo Isabel Marques (2007), Rudolf Laban, coreógrafo e dançarino, dedicou-se a estudar estruturas para análise do movimento humano e criou o que chamou de Dança Educativa Moderna, o que possibilitou o surgimento de uma nova dança e, consequentemente, uma outra educação. Laban propôs
No Brasil, a dança contemporânea desenvolveu-se com alta qualidade crítico-reflexiva, estética e propositiva. Alguns nomes são referências predominantes na história e na constituição da dança contemporânea brasileira. São eles:
De acordo com Regina Miranda (1979), no sistema Esforço/ Forma criado por Rudolf Laban, para análise do movimento humano, existem princípios básicos que foram divididos em quatro categorias. São eles:
Segundo Sandra Meyer Nunes (2002), os referenciais da dança contemporânea, apresentam alguns pressupostos importantes, como a ideia de multiplicidade e diferentes linguagens estéticas, ou seja, a diversidade corporal está imbricada no ensinar, fazer e criar danças. Esses pressupostos podem ser observados também na concepção coreográfica, tendo em vista a nova postura do criador-intérprete, que tem como papel
A partir do século XIX, especialmente na Europa, aconteceram grandes mudanças que colaboraram para o surgimento da dança moderna. Dentre as modificações cita-se o rompimento com vários códigos presentes no balé clássico até então. A dança moderna tem como características:
Na Dança Moderna, A intensidade do sentimento comanda a intensidade do gesto. Dessa forma,os princípios dessa dança estão pautados:
A dança surgiu com o homem e cresceu com ele, foi a primeira manifestação pela qual ele entrava em contato com as forças da natureza, com os deuses, com outras pessoas e consigo mesmo (NANNI, 2005). A prática da dança na escola é uma forma de resgatar a percepção das crianças e dos adolescentes, a partir da ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a integração do corpo, da mente e das emoções por meio do contato corporal. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A dança, como arte, tem como propósito o desenvolvimento unicamente artístico do aluno, mas sempre oportunizando experiência motora e analisando as ações humanas, propiciando o desenvolvimento artístico e expressivo que é o fundamento da criação estética.
( ) A atividade da dança na escola pode desenvolver, na criança, a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona.
( ) A dança, assim como é proposta pela área de arte, tem, como propósito, o desenvolvimento integrado do aluno. A experiência motora permite observar e analisar as ações humanas propiciando o desenvolvimento expressivo que é o fundamento da criação estética.
( ) A dança tem que ser desenvolvida na escola com espírito único de investigação artística, para que a criança tome consciência da função dinâmica do corpo, do gesto e do movimento como uma manifestação de espetáculo.
( ) O aluno deve observar e apreciar as atividades de dança realizadas por outros (colegas e adultos) para desenvolver seu olhar, fruição, sensibilidade e capacidade analítica, estabelecendo opiniões próprias.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...