Questões sobre Geral

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“Vivemos atualmente em uma cultura de redes comunicacionais que vêm alterando não somente as relações sujeito/ sujeito, mas também as relações sujeito/conhecimento que nos obrigam a rever e ampliar este constructo de realidade social.” (MARQUES, 1999 p. 92). Com base nessa colocação, a autora propõe, para o ensino da dança no contexto escolar, discutir elementos que permitam pensar e desenvolver um trabalho voltado para a experiência estética, a expressão do ser humano e a educação social do indivíduo. Em situações educacionais, espera-se que

  • A. sejam desenvolvidos os aspectos técnicos da dança, para que os conteúdos sejam criados com base nas experiências da performance corporal.
  • B. sejam contemplados os aspectos estéticos e físicos, para que os estudantes possam reproduzir com perfeição os movimentos na dança aprendida.
  • C. sejam valorizados e explorados os contextos dos estudantes, permitindo que na ação educativa em dança se possa problematizar, transformar e reconstruir.
  • D. sejam valorizadas as vivências corporais dos estudantes, principalmente as suas habilidades e competências físicas e performáticas.

Segundo Isabel Marques (2007), Rudolf Laban, coreógrafo e dançarino, dedicou-se a estudar estruturas para análise do movimento humano e criou o que chamou de Dança Educativa Moderna, o que possibilitou o surgimento de uma nova dança e, consequentemente, uma outra educação. Laban propôs

  • A. uma técnica livre de modelos e estilos rígidos, com a qual a expressão e emoção humanas edificam a criação artística. Para ele crianças e jovens deveriam ter possibilidade de expressar sua subjetividade com autonomia.
  • B. uma forma clara e sistemática de avaliar a execução técnica dos movimentos em relação à coreografia, a fim de trazer ao bailarino uma interpretação fiel e perfeita da composição cênica e a relação com a música.
  • C. uma técnica para instrumentalizar os professores e corégrafos nas reproduções fiéis dos repertórios clássicos a fim de oferecer a educação de uma dança disciplinada, codificada e homogenia.
  • D. um entendimento rigoroso da inter-relação entre os aspectos corporais, intelectuais e técnicos nos diferentes estilos de dança, baseados nas relações com a fisiologia e anatomia do movimentos humano.

No Brasil, a dança contemporânea desenvolveu-se com alta qualidade crítico-reflexiva, estética e propositiva. Alguns nomes são referências predominantes na história e na constituição da dança contemporânea brasileira. São eles:

  • A. Angel Vianna, Maria Duschenes, Tatiana Leskova e Márika Gidali.
  • B. Maurice Bejart, Ana Botaforgo, Fernando Bujones e Ivaldo Bertazzo.
  • C. Ismael Ivo, Angel Vianna, Décio Otero e Jorge de Lima.
  • D. Renée Gumiel, Klauss Vianna, Angel Vianna e Maria Duschenes.

De acordo com Regina Miranda (1979), no sistema Esforço/ Forma criado por Rudolf Laban, para análise do movimento humano, existem princípios básicos que foram divididos em quatro categorias. São eles:

  • A. que parte do corpo se move, em que direção se move e qual gasto energético do movimento se move.
  • B. o que se move, como nos movemos, onde nos movemos e com quem nos movemos.
  • C. com quem se move, em que direção se move e qual a mecânica do movimento se move.
  • D. que força da gravidade se move, por que se move, como se move e em que lugar se move.

Segundo Sandra Meyer Nunes (2002), os referenciais da dança contemporânea, apresentam alguns pressupostos importantes, como a ideia de multiplicidade e diferentes linguagens estéticas, ou seja, a diversidade corporal está imbricada no ensinar, fazer e criar danças. Esses pressupostos podem ser observados também na concepção coreográfica, tendo em vista a nova postura do criador-intérprete, que tem como papel

  • A. criar e recriar, valendo-se da experiência corporal individual e coletiva em um processo investigativo e singular, estabelecendo novas hipóteses para interpretação.
  • B. centralizar a criação da obra no coreógrafo, na qual o processo criativo reproduz ou rearranja modelos e padrões estéticos já existentes.
  • C. propor a hierarquização nas tarefas, ou seja, o papel do coreógrafo será da criação e produção da coreografia e do intérprete a execução da obra artística.
  • D. a construção de coreografias com base em repertórios já constituídos e registrados pelos acervos artísticos disponíveis nos centros de pesquisa coreográficas brasileiros.

A partir do século XIX, especialmente na Europa, aconteceram grandes mudanças que colaboraram para o surgimento da dança moderna. Dentre as modificações cita-se o rompimento com vários códigos presentes no balé clássico até então. A dança moderna tem como características:

  • A. pés descalços, movimentos de flexibilidade e agilidade das pernas, preocupações estéticas e arrojadas que retratam nas coreografias as linhas em equilíbrio.
  • B. pés descalços, movimentos agressivos centrados nos pés, coreografias políticas, questionando a ordem vigente e boa aceitação pelo público em geral.
  • C. pés descalços, movimentos flexíveis do tronco, descoberta do nível do solo, preocupações sociais, politicas e sentimentos humanos expressos nas coreografias.
  • D. pés descalços, movimentos flexíveis dos braços e descoberta do nível médio, preocupações morais e estéticas e sentimentos humanos ausentes nas coreografias.

Na Dança Moderna, “A intensidade do sentimento comanda a intensidade do gesto”. Dessa forma,os princípios dessa dança estão pautados:

  • A. no uso dos pés descalços e nas vestimentas de tecidos leves.
  • B. nos gestos naturais, ritmos inatos e lei da gravidade.
  • C. na busca do virtuosismo, movimentos desconectados da música.
  • D. nos movimentos acentuados com a batida dos pés e os sons da natureza.
  • E. no torso que é considerado a fonte e o motor do gesto, a expressão é obtida pela contração e relaxamento.

A dança surgiu com o homem e cresceu com ele, foi a primeira manifestação pela qual ele entrava em contato com as forças da natureza, com os deuses, com outras pessoas e consigo mesmo (NANNI, 2005). A prática da dança na escola é uma forma de resgatar a percepção das crianças e dos adolescentes, a partir da ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a integração do corpo, da mente e das emoções por meio do contato corporal. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A dança, como arte, tem como propósito o desenvolvimento unicamente artístico do aluno, mas sempre oportunizando experiência motora e analisando as ações humanas, propiciando o desenvolvimento artístico e expressivo que é o fundamento da criação estética.

( ) A atividade da dança na escola pode desenvolver, na criança, a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona.

( ) A dança, assim como é proposta pela área de arte, tem, como propósito, o desenvolvimento integrado do aluno. A experiência motora permite observar e analisar as ações humanas propiciando o desenvolvimento expressivo que é o fundamento da criação estética.

( ) A dança tem que ser desenvolvida na escola com espírito único de investigação artística, para que a criança tome consciência da função dinâmica do corpo, do gesto e do movimento como uma manifestação de espetáculo.

( ) O aluno deve observar e apreciar as atividades de dança realizadas por outros (colegas e adultos) para desenvolver seu olhar, fruição, sensibilidade e capacidade analítica, estabelecendo opiniões próprias.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F – V – V – F – V.
  • B. V – V – F – F – V.
  • C. F – V – F – V – F.
  • D. F – F – V – V – F.
  • E. F – V – V – V – F.
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