Questões de Desenho Industrial

Lista completa de Questões de Desenho Industrial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A figura acima é a planificação de uma embalagem do tipo Tetrapak. Embora não contenha ainda programação visual desenvolvida, existem elementos que permitem ao designer interpretar essa embalagem e ponderar a respeito dela. Acerca desse assunto e da figura apresentada, julgue os itens a seguir.

Produzir uma embalagem implica na relação entre o design e diversas áreas econômicas, tais como: a ciência e a tecnologia, o marketing de varejo, a economia, a fonte de matéria-prima, as indústrias gráfica e de transformação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração de infográficos ou diagramas é tarefa considerada de programação visual. Recurso utilizado pelo jornal impresso, pela televisão, e em ambientes que precisam de sinalização e reconhecimento por parte do usuário ou do público, os diagramas ou infográficos são recursos visuais nos quais a informação é disponibilizada de forma organizada, permitindo ao usuário/leitor uma compreensão mais didática de um acontecimento, projeto ou local. Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.

Uma das formas de organizar informações de forma gráfica é o método Sistema Internacional de Educação Pictórica Tipográfica (ISOTYPE).

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração de infográficos ou diagramas é tarefa considerada de programação visual. Recurso utilizado pelo jornal impresso, pela televisão, e em ambientes que precisam de sinalização e reconhecimento por parte do usuário ou do público, os diagramas ou infográficos são recursos visuais nos quais a informação é disponibilizada de forma organizada, permitindo ao usuário/leitor uma compreensão mais didática de um acontecimento, projeto ou local. Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.

A criação de um infográfico é uma tarefa desenvolvida para resolver um problema de informação que demandaria muito tempo de leitura e conhecimento do usuário. O designer em gráfico precisa explicar os pontos chaves dos textos, transformando-os em imagem e criando um desenho que desenvolva a ideia apresentada na escrita de forma clara e coerente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração de infográficos ou diagramas é tarefa considerada de programação visual. Recurso utilizado pelo jornal impresso, pela televisão, e em ambientes que precisam de sinalização e reconhecimento por parte do usuário ou do público, os diagramas ou infográficos são recursos visuais nos quais a informação é disponibilizada de forma organizada, permitindo ao usuário/leitor uma compreensão mais didática de um acontecimento, projeto ou local. Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.

lém de diagramas, mapas e infográficos, um dos recursos utilizados para auxiliar o público na identificação de espaços e localização é o pictograma, imagem que contém detalhamento técnico do objeto representado, normalmente em perspectiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o pintor e teórico da arte Johannes Itten, “todos os dias podemos observar nos museus que ‘os que saboreiam a arte’ deslizam de quadro em quadro sem participar dela interiormente. Onde está o erro?” A partir do que foi exposto, o tipo de conhecimento real que podemos extrair sobre a natureza das imagens em nosso contato com elas é:

  • A.

    a catalisação das emoções humanas a partir do prazer estético provocado pelo artista em sua obra;

  • B.

    o caráter cognitivo relativo aos meios plásticos, que articulados geram uma composicão visual;

  • C.

    a informação referente à índole do artista, levando em consideração a natureza de seus pressupostos visuais;

  • D.

    o conceito de ordem filosófica que diz respeito ao ambiente intelectual a partir do qual a obra foi gerada;

  • E.

    o aprofundamento em questões relativas à história da arte e seu caráter documental.

No período entre 1925 e 1933, a Bauhaus abandonou os conceitos pedagógicos de uma escola de arte e adotou a idéia de uma moderna academia de arquitetura voltada para a produção social. Neste sentido, a pedagogia que foi adotada levou em consideração o processo de cientificação do trabalho de projeto e criação. Os professores e diretores da Bauhaus, no período mencionado, que promoveram essa mudança de paradigma foram:

  • A.

    Walter Gropius, László Moholy-Nagy, Alfred Arndt, Herbert Bayer e Mies van der Rohe;

  • B.

    László Moholy-Nagy, Alfred Arndt, Hannes Meyer, Herbert Bayer e Mies van der Rohe;

  • C.

    Joost Schmidt, Hinnerk Scheper, Ludwig Hilberseimer, Lyonel Feininger e Marcel Breuer;

  • D.

    Walter Gropius; Hannes Meyer, Mies van der Rohe, Paul Klee e Oskar Künstlern;

  • E.

    Walter Gropius, László Moholy-Nagy, Ludwig Hilberseimer, Hannes Meyer e Mies van der Rohe.

- Paul Virilio define a era da informática como algo perigoso, já que nos leva à perda da noção da realidade, quebrando distâncias e territorialidades, além de proporcionar uma quantidade absurda de informações de ordem semântica e icônica. Segundo ele, no que diz respeito às imagens, elas se distinguem em três diferentes eras da lógica. Aquelas que se apresentam como visualidades relacionadas à fotografia e à cinematografia são designadas como sendo uma lógica do tipo:

  • A.

    material;

  • B.

    vernacular;

  • C.

    paradoxal

  • D.

    dialética;

  • E.

    fractal.

Segundo Décio Pignatari, em relação ao referente, o signo pode ser classificado como:

  • A.

    símbolo, índex e ideograma;

  • B.

    ideograma, pictograma e símbolo;

  • C.

    ícone, índice e símbolo;

  • D.

    pictograma, ideograma e índex;

  • E.

    ícone, índex e pictograma.

O conjunto sistematizado de caracteres visuais utilizados para identificar o conceito de uma empresa em relação ao produto que ela oferece é denominado imagem corporativa. Desta forma, um dos critérios que possibilita o reconhecimento de uma instituição pública ou privada, em termos de visibilidade, é definido como identidade:

  • A.

    corporativa;

  • B.

    visual

  • C.

    nacional;

  • D.

    identidade funcional;

  • E.

    identidade serial.

Para o designer e professor Gilberto Strunck, o símbolo gráfico pode ser dividido em duas categorias específicas: abstrato e figurativo. Os de natureza figurativa podem ser classificados como:

  • A.

    ideogramas, alegorias e estilizações;

  • B.

    alegorias, pictogramas e fonogramas;

  • C.

    pictogramas, estilizações e fonogramas;

  • D.

    ideogramas, pictogramas e alegorias;

  • E.

    fonogramas, ideogramas e pictogramas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...