Questões de Desenho Industrial

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A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração destas duas técnicas em um sistema único e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informação por meio de interfaces de comunicação entre o mesmo e um sistema de fabricação, onde o componente pode ser produzido automaticamente numa máquina CNC (esta sigla engloba diversos processos automáticos de fabricação). Levando-se em consideração o que foi exposto, sistemas CAD/CAM caracterizam-se por:

  • A.

    descentralizar a execução do processo produtivo, desde o projeto mecânico (CAD) até a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura, alterando a geração automática das trajetórias nas chamadas CIM (Computer Integrated Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador);

  • B.

    descaracterizar o processo produtivo, desde o projeto mecânico até (CAD) e análise estrutural (MEF), levando em consideração a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura;

  • C.

    diversificar sistemas CIM (Computer Integrated Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador), relacionando-os à geração automática das trajetórias das máquinas CNC a partir da escolha adequada dos processos de manufatura;

  • D.

    centralizar a execução do processo produtivo, desde o projeto mecânico (CAD) e análise estrutural (MEF), até a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura e a conseqüente geração automática das trajetórias das máquinas CNC;

  • E. desconfigurar a fabricação integrada por computador dos diversos processos automáticos de construção, tais como: fresamento, torneamento, oxicorte, corte a laser, entre outros, a partir das trajetórias das máquinas CNC.

Para que a impressão de uma revista seja feita em um curto espaço de tempo e com uma tiragem muito elevada, o meio mais apropriado de reprodução gráfica é:

  • A.

    a xilografia;

  • B.

    a tipografia;

  • C.

    o offset;

  • D.

    a serigrafia;

  • E. a rotogravura.

O engenheiro de produção Itiro Iida, define o conceito de sistema em ergonomia como sendo “(…) um conjunto de subsistemas que se integram entre si, com um objetivo e que evoluem no tempo”. Com base nesta prerrogativa, um sistema é composto pelos seguintes elementos:

  • A.

    processamento, fronteira, entradas, sistema aberto e sistema fechado;

  • B.

    fronteira, subsistemas, entradas, saídas e processamento;

  • C.

    subsistemas, fronteira, processamento, cadeia de transmissão e sistemas mistos;

  • D.

    sistema aberto, sistema fechado, subsistemas, sistemas mistos e processamento;

  • E.

    processamento, cadeia de transmissão, fronteira, subsistemas e entradas.

Observe as figuras apresentadas abaixo:

Os aspectos compositivos que devem ser levados em consideração na elaboração de um cartaz são:

  • A.

    pregnância da forma e zonas de visualização relacionadas ao 1º e 2º quadrantes distribuídos segundo o modo ocidental de leitura da imagem;

  • B.

    diagonais, ritmo, proporção, pregnância da forma e zonas de visualização relacionados ao 1º e 2º quadrantes, distribuídos no campo da composição segundo o modo ocidental de leitura da imagem;

  • C.

    diagonais, ritmo, proporção, e zonas de visualização relacionados ao 1º e 3º quadrantes, distribuídos segundo o modo oriental de leitura da imagem;

  • D.

    harmonia, ritmo e zonas de visualização relacionados ao 2º e 4º quadrantes, distribuídos no campo da composição segundo o modo ocidental de leitura da imagem;

  • E. contraste figura/fundo, ritmo, pregnância da forma e zonas de visualização relacionados ao 3º e 4º quadrantes, distribuídos no campo da composição segundo o modo ocidental de leitura da imagem.

No final de 1998, O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) abrigou uma exposição individual dos irmãos Fernando e Humberto Campana, designers brasileiros reconhecidos internacionalmente. Ao término do período no qual foram expostos os trabalhos, três objetos permaneceram no acervo do museu. Estas obras são:

  • A.

    a cadeira Anêmona, a cadeira Sushi e a cadeira Multidão;

  • B.

    a cadeira Favela, a cadeira Banquete e o sofá Boa;

  • C.

    a cadeira Vermelha, a mesa Inflável e a cadeira Cone;

  • D.

    a cadeira Bolas, o banco Vitória Régia e o vaso Batuque;

  • E.

    a cadeira Leatherworks, a luminária Bambu e a mesa Tatoo.

Em 1991, João Augusto Fortes e Maria Beatriz Saldanha criaram a primeira loja no Brasil especializada em produtos ecológicos, a EcoMercado. Desde então, vêm desenvolvendo projetos que envolvem a elaboração de objetos como bolsas, pastas, calçados e outros utensílios. A matéria-prima utilizada por eles na fabricação de seus produtos é o:

  • A.

    látex;

  • B.

    Tetrapak;

  • C.

    vidro;

  • D.

    polietileno;

  • E.

    papel reciclado.

No ano de 1958, durante uma aula proferida em Recife, Aloísio Magalhães referindo-se – como exemplo a ser considerado – às propostas inovadoras da Bauhaus, afirmou: “É necessário em primeiro lugar, abolir as diferenciações de valor entre os diversos tipos de expressão plástica, a odiosa classificação de artes maiores e menores. Toda expressão é válida quando feita segundo um princípio de dominação da técnica e de sinceridade de objetivo”. A colocação feita por Magalhães apresenta a seguinte concepção:

  • A.

    o design é um meio de expressão particular e absoluto;

  • B.

    temos uma arte voltada para a fruição e outra para a comunicação;

  • C.

    o design é um catalisador das aspirações humanas;

  • D.

    o que prevalece é uma falsa dicotomia entre belas-artes e artes aplicadas;

  • E.

    uma ordem de caráter hierárquico para a arte está assentada a partir de uma pirâmide social.

Segundo os princípios estabelecidos por Paul Klee em sua Teoria da Forma, a linha apresenta as seguintes distinções:

  • A.

    construtiva, medial e sinuosa;

  • B.

    ativa, medial e passiva;

  • C.

    medial, passiva e sinuosa;

  • D.

    ativa, modal e passiva;

  • E.

    racional, construtiva e passiva.

Em seu curso preliminar na Bauhaus, Johannes Itten desenvolveu junto com seus alunos uma série de estudos relativos à construção da imagem e à natureza das possibilidades que orientavam essa premissa. Os resultados alcançados por ele entre 1919 e 1922 em Weimar – ano em que se afasta da escola alem㠖, deixaram um legado fundamental para o desenvolvimento daquele estabelecimento de ensino artístico. A maior contribuição trazida por Itten para o ensino da arte e, consequentemente, para o avanço do design no século passado, foi:

  • A.

    o aprofundamento da espiritualidade do indivíduo, a partir da abertura de consciência gerada pelos exercícios de meditação realizados antes da aula para potencialização da capacidade criativa do indivíduo;

  • B.

    o desenvolvimento da percepção visual centrada em tarefas relativas ao contato com a paisagem e que salientavam o aspecto geométrico da natureza, facilitando assim, uma melhor compreensão do que deveria nortear o processo de criação no design e na arquitetura;

  • C.

    a elaboração de um sistema de aplicação cromática assentado na teoria da cor elaborada por Johann Wolfgang von Goethe, a partir de estudos que culminaram com a publicação dos resultados de sua pesquisa em 1810;

  • D.

    a análise das obras dos grandes mestres realizada por Itten com seus alunos e a sua teoria da cor, ambas elaboradas a partir de uma nova abordagem para a educação artística, envolvendo a percepção visual e os processos criativos;

  • E.

    a pesquisa empreendida por Itten no campo da forma que abriu novas portas para o conhecimento construtivo da imagem, sugerindo um aspecto multidisciplinar para diversas abordagens do fenômeno.

Para Ana Luisa Escorel, o designer deve conciliar em sua prática cotidiana três aspectos relevantes para o desenvolvimento de uma metodologia de projeto. São eles:

  • A.

    tecnologia, personalidade e bom traço;

  • B.

    personalidade, interesse nas tradições e novas informações;

  • C.

    interesse nas tradições, informação e estética;

  • D.

    indiferença tecnológica, relacionamento e informação;

  • E.

    personalidade indiferente, tecnologia e novas informações.

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