Lista completa de Questões de Desenho Industrial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O caráter que envolve os elementos primários de uma identidade visual são:
os softwares de aplicação, o logotipo e o símbolo;
o alfabeto institucional, o logotipo e os aplicativos;
a marca, as cores institucionais e o logotipo;
o logotipo, o símbolo e a marca;
os grafismos, os caracteres primários da forma e o logotipo.
Em uma diagramação, a organização racional do processo criador é particularizada em termos compositivos pelo seguinte sistema:
grelhas / modular;
formal / modular;
grelhas / aleatório;
modular / aleatório;
formal / aleatório.
Observe a figura abaixo:
Considerando a concepção de uma máquina de lavar roupa, no que diz respeito à propriedade intelectual, é necessário proteger legalmente o produto a partir de um critério relativo ao:
caráter de patente;
indicador de marca;
critério de invenção;
desenho industrial;
desenho industrial;
Em 1901, um artista brasileiro recém-chegado da Europa após um longo período de estudos artísticos realiza na Escola Nacional de Belas Artes a primeira exposição de artes decorativas da qual se tem notícia em nosso país. Neste evento, foram apresentados 60 trabalhos de pintura, pastel e desenhos, assim como 28 trabalhos de arte aplicada às indústrias que diziam respeito a selos, projetos de pratos e de jarros para serem executados em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, luminária, ex-libris, estamparia de tecidos e papel de parede. O pioneiro do design no Brasil, aceito por historiadores e designers foi:
Henrique Bernardelli;
Henrique Bernardelli;
Rodolfo Amoedo;
Victor Dubugras;
Belmiro de Almeida.
Algumas personalidades significativas para a história do design gráfico brasileiro participaram do corpo docente inicial da ESDI. Esses designers foram:
Lygia Clark, Sérgio Bernardes e Alexandre Wollner;
Ana Luisa Escorel, Aloísio Magalhães e Bea Feitler;
Max Bill, Leonardo Visconti e Décio Pignatari;
Karl Bergmiller, Alexandre Wollner e Aloísio Magalhães.
Eco-design é um termo que designa uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o seu objetivo principal deve ser:
alavancar serviços e projetar produtos que reduzam o uso de materiais duráveis pela indústria em geral;
reduzir o impacto ambiental a partir de uma reutilização dos derivados do petróleo;
desenvolver uma política industrial que privilegie a fabricação de produtos cuja matéria-prima seja o aço;
projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental;
criar objetos cujas peças não possam ser trocadas, pois assim o produto não precisa ser substituído, o que possibilitaria um acúmulo menor de lixo.
Em termos de navegação, os websites possuem, em geral, uma estrutura hierárquica que pode se caracterizar por:
alicerçar as informações a partir de uma configuração que caracterize uma árvore invertida, levando em consideração uma página raiz que disponibilize o conteúdo geral e apresente ramificações variadas que se reproduzam a cada etapa para a disponibilização do específico;
presentar uma narrativa linear estruturada nas informações em seqüência, caracterizadas pela distribuição circular dos conteúdos sugeridos, no intuito de reforçar os princípios que norteiam a arquitetura do site e seu nível de abrangência particular;
disponibilizar uma série de links, internos e externos, para que o indivíduo acesse uma maior quantidade de informação tanto dentro como fora da página que está utilizando, explorando assim, uma vasta gama de possibilidades de conexões na rede (internet);
organizar o conteúdo apresentando as informações de maneira bidimensional, mostrando-as a partir de duas possibilidades diferentes e simultâneas, ao disponibilizar conexões entre pontos distintos de igual valor ou que não caracterizem mudanças muito bruscas no todo compositivo que envolve a arquitetura do website;
oferecer informações estuturadas por uma grade, podendo relacionar variáveis distintas que normalmente se apresentam escalonadas a partir de um mesmo grau de caráter conteudístico e visual, possibilitando assim, um maior nível de interatividade do usuário.
Com um olhar diferenciado e um pensamento plástico inconfundível, fruto de suas vivências artísticas, o alemão Friedrich Wilhelm Murnau estabeleceu um novo paradigma para o cinema. Uma de suas maiores contribuições foi apresentar em seus filmes, a composição visual como a verdadeira força motriz das imagens que produzem a magia do movimento em uma superfície plana. Na década de 1920, Murnau realizou uma série de filmes que são considerados marcos do cinematografia universal. Entre algumas das obras criadas por ele estão:
M, o Vampiro de Dusseldorf, O Gabinete do Dr. Calligari e Tartufo;
Fantasma, Fausto e O Anjo Azul;
Tabu, Metrópolis e Nosferatu;
O Gabinete do Dr. Calligari, O Anjo Azul e A Última Gargalhada;
Aurora, A Última Gargalhada e Fausto.
Para Henri Matisse, os meios mais simples são os que melhor permitem ao pintor exprimir-se. Se ele tem receio da banalidade, não vai evitá-la expressando-se com exterioridades estranhas, entregando-se às esquisitices do desenho ou às excentricidades da cor. ( ) Gosto desta frase de Chardin: Ponho cor até ficar parecido. E desta de Cézanne: Quero criar a imagem. E também daquela de Rodin: Copie a natureza. Da Vinci dizia: Quem sabe copiar sabe criar. As pessoas que escolhem um estilo e se afastam voluntariamente da natureza põem a verdade de lado. Neste sentido, a importância da tradição pictórica para o desencadeamento da construção visual na primeira metade do século XX diz respeito à:
investigação de questões relativas às técnicas de representação pictórica em todas as suas nuances;
percepção de que seria preciso romper com o passado para vislumbrar um novo caminho para a arte em todos os seus níveis de expressão;
percepção de que seria preciso romper com o passado para vislumbrar um novo caminho para a arte em todos os seus níveis de expressão;
liberdade de expressão decorrente do advento da fotografia: o artista se desprende das amarras da representação;
iniciativa de artistas que vislumbraram a partir da segunda metade do século XIX, um universo de possibilidades pictóricas decorrentes do art nouveau em todas as suas matizes.
Com relação aos conceitos de design, julgue os itens a seguir.
Na história do ensino do design no Brasil, particularmente do design gráfico, o primeiro curso superior de desenho industrial começou a funcionar no Brasil em 1963.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...