Questões de Desenho Industrial da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre expressão plástica, considere:

I. criatividade.

II. ausência de iniciativa.

III. amadurecimento.

IV. saturação.

V. capacidade de comunicação.

VI. comportamento desfocado.

VII. nível perceptivo e motor.

VIII. grau de motivação.

São atitudes decorrentes das expressões plásticas aplicadas ao design o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    II, III, IV e VII.

  • C.

    I, III e VIII.

  • D.

    III, IV e VII.

  • E.

    I, III, V, VII e VIII.

Na fase de impressão da produção gráfica, o uso de papéis mais absorventes e a correta definição da lineatura são soluções aplicadas para o problema de

  • A.

    falta de sangria.

  • B.

    ganho de ponto.

  • C.

    linhas inclinadas.

  • D.

    excesso de brilho.

  • E.

    ocorrência de linhas brancas.

No período projetivo do objeto, para permitir melhor visualização do objeto de estudo do produto proposto e que ainda deverá evoluir, concebe-se modelo, preferencialmente em escala natural (1:1), no qual utilizam, na sua construção, outros materiais que não aqueles com os quais o objeto final será construído. Tal processo é denominado de:

  • A.

    anteprojeto.

  • B.

    protótipo.

  • C.

    maquete.

  • D.

    chapelona.

  • E.

    mock-up.

De uma maneira geral, um processo de renderização, baseado em rasterização, inicia-se pela etapa de

  • A.

    posicionamento de câmera.

  • B.

    posicionamento de objetos.

  • C.

    geração das geometrias.

  • D.

    descrição da operação de escala.

  • E.

    definição da projeção perspectiva.

De forma a conferir à imagem renderizada um aspecto mais realístico ao projeto de um objeto, a intensidade da luz deve ser tratada especificamente a cada projeto, e para isso, o designer deve considerar, além da quantidade de luz inserida,

  • A.

    o tamanho do projeto e os materiais aplicados.

  • B.

    o espectro de cores e a perspectiva adotada.

  • C.

    a altura da estrutura e a velocidade de difusão.

  • D.

    a produtividade e a opacidade da imagem.

  • E.

    o conforto térmico e o tempo de conexão.

A Teoria da Contingência, desenvolvida com foco na globalização, parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, de forma a enfatizar, na organização do processo administrativo, as variáveis:

  • A.

    tarefas e ambiente.

  • B.

    tecnologia e pessoas.

  • C.

    pessoas e estrutura.

  • D.

    ambiente e tecnologia.

  • E.

    estrutura e tarefas.

No campo da economia, quando há escassez a sociedade deve decidir como alocar e usar os recursos, constituindo- se em uma de suas principais razões de ser, pois cabe a ela estudar como melhor alocar os recursos limitados aos desejos ilimitados. Daí, conclui-se que a escassez está intimamente relacionada com a lei

  • A.

    da oferta e da procura.

  • B.

    do crescimento decrescente.

  • C.

    do monopólio.

  • D.

    do consumismo.

  • E.

    da mão invisível.

Os designers dotam suas criações de personalidade, significação e facilidade de uso. A forma de representação de que se utilizam para prestar esclarecimentos sobre a natureza da concepção de determinado produto ou de sua utilização é denominado, genericamente, de

  • A.

    desenho de memória.

  • B.

    desenhos exploratórios.

  • C.

    desenhos exploratórios.

  • D.

    técnicas manuais.

  • E.

    crafty ou facetas.

Considere o diagrama abaixo representado:

  • A.

    tensão normal ou perpendicular, tensão de elasticidade, tensão de resistência e tensão de rompimento.

  • B.

    limite de carga, tensão de escoamento, tensão máxima e tensão de resistência.

  • C.

    tensão de proporcionalidade, limite de estricção, tensão máxima e limite de ruptura.

  • D.

    região plástica, região elástica, região de escoamento experimental e limite de resistência.

  • E.

    limite de proporcionalidade, limite de escoamento, limite de resistência e tensão de ruptura.

Dados os materiais:

I. Aço.

II. Madeira.

III. Borracha.

IV. Concreto.

Segundo a Lei de Hooke, e a natureza dos materiais segundo sua resistência, a classificação, em ordem crescente, do valor do módulo de elasticidade dos materiais apresentados, é:

  • A.

    III, II, IV e I.

  • B.

    III, II, I e IV.

  • C.

    II, III, I e IV.

  • D.

    II, III, IV e I.

  • E.

    I, IV, II e III.

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