Questões de Desenho Industrial da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O formato PDF/X-1a adotado em 2005 pela ABTG − Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica − foi substituído como padrão oficial, em 2007, por um formato mais eficiente. O novo padrão de fechamento de arquivo é o

  • A.

    PS, considerado mais seguro e confiável.

  • B.

    PRN, desenvolvido especialmente para Page Maker.

  • C.

    PSD, especialmente confiável para utilização em Photoshop.

  • D.

    CDR, restrito para utilização em Corel Draw.

  • E.

    PDF/X-3, que permite a utilização de imagens no padrão RGB, e não se restringe ao uso do CMYK.

A linguagem PostScript é importante na indústria gráfica, pois, com a ajuda dos birôs de pré-impressão, tem-se o resultado do material que será impresso. Assim, PostScript é uma linguagem de programação

  • A.

    utilizada para descrição e decodificação de página, resultando em imagens baseadas em pontos de alta resolução.

  • B.

    baseada em códigos PHP, resultando em conteúdos cromáticos de alta definição.

  • C.

    baseada em códigos gráficos, resultando em imagens gráficas de baixa resolução.

  • D.

    baseada em códigos JavaScript, usada em impressoras DeskJet, resultando no impresso gráfico de alta resolução.

  • E.

    que utiliza códigos gerados cromáticos, resultando em imagens gráficas de alta resolução.

Na confecção de um folder, deseja-se preservar a identidade visual do cliente, trabalhando visualmente com duas cores, sendo a primeira a cor preta e a segunda um azul escuro comum (formado por todas as cores do processo CMYK). Com objetivo de obter maior economia no custo final e fidelidade às cores da marca do cliente, a opção ideal é

  • A.

    utilizar as cores do processo CMYK, já que a marca do cliente é composta por cores CMYK e não especial (Pantone).

  • B.

    utilizar a cor preta e uma cor Pantone no lugar do azul escuro comum (desenvolvido em cores CMYK), já que o azul é formado por quatro cores, e, com Pantone, utiliza-se apenas uma cor e mantém-se a identidade visual.

  • C.

    manter as cores CMYK, já que a cor preta já está inclusa neste processo de cores, gerando uma economia nos filmes, chapas e entradas de máquinas.

  • D.

    buscar qualidade, fidelidade e preço. As cores especiais (Pantone) ou CMYK não têm nenhuma relevância no resultado final, pois o que importa é a satisfação do cliente.

  • E.

    utilizar cores especiais (Pantone) para determinar o preto, e cores CMYK para determinar o azul. Esta opção, além de enriquecer o trabalho, manterá o menor custo, será fiel às cores do cliente e garantirá um processo de reprodução gráfica mais rápido e eficiente.

Devido à grande quantidade de materiais impressos na gráfica, como cartazes, livros, folhetos etc, o tipo de impressão Offset mais utilizado pelos designers gráficos é

  • A.

    permeografia.

  • B.

    eletrografia.

  • C.

    relevografia.

  • D.

    planografia.

  • E.

    encografia.

Na confecção de um livro de 100 páginas, impresso em papel Offset, com gramatura de 90 g/m2, deverá ser utilizada, no acabamento, encadernação

  • A.

    canoa.

  • B.

    mecânica.

  • C.

    com tela.

  • D.

    com costura e cola.

  • E.

    com lombada quadrada.

Com objetivo de melhor aproveitamento do papel e condições técnicas de reprodução gráfica, para que 4 cartazes de igual tamanho caibam em uma folha de impressão de formato 66 × 96 cm, deve-se utilizar o formato

  • A.

    32 × 46 cm.

  • B.

    32 × 48 cm.

  • C.

    33 × 45 cm.

  • D.

    33 × 48 cm.

  • E.

    34 × 46 cm.

  • A.

    ilustração hiper-realista.

  • B.

    cartoon.

  • C.

    caricatura.

  • D.

    ilustração de 3D.

  • E.

    ilustração editorial.

Na arte-finalização de um outdoor, as dimensões da peça feita no computador são

  • A.

    diferentes, dependendo dos apliques existentes na peça a ser executada.

  • B.

    9 × 3 metros, já que este é o formato real do outdoor.

  • C.

    10 × 4 metros, já que este é o formato real do outdoor.

  • D.

    48 × 16 cm, ampliada posteriormente pelo processo de gigantografia.

  • E.

    indiferentes, desde que sejam equivalentes a 3 × 1.

Os softwares gráficos são ferramentas importantes na criação e desenvolvimento de layouts de peças gráficas de comunicação. Cada tipo de software tem uma função. Para diagramação de revista, o melhor programa a ser utilizado é o

  • A.

    Indesign, pois é o software ideal para diagramação de textos longos, fotografias, ilustrações, cores etc.

  • B.

    MagazineXpress, pois é o software que possibilita a montagem de imagens, com a fusão de ilustrações, fotos e textos.

  • C.

    Word, pois é o software ideal para diagramação de textos longos, fotografias, ilustrações, cores etc.

  • D.

    Corel Draw, pois com ele pode-se fazer desenhos, juntar fotos e diagramar textos.

  • E.

    Illustrator, pois é com ele que revistas elaboradas são montadas e finalizadas.

São elementos importantes para o desenvolvimento de um bom sistema de identidade visual

  • A.

    a logomarca, o logotipo, tipografia, as cores, os símbolos etc. Cada elemento tem a função de reforçar a identidade da marca do cliente.

  • B.

    elementos primários, compostos pelo logotipo, o símbolo e a marca e os secundários, constituídos de cores e alfabetos institucionais.

  • C.

    basicamente três, os primários, compostos pelo logotipo, o símbolo e a marca, os secundários, constituídos de cores e alfabetos institucionais e os terciários, compostos pela tipografia e as normatizações técnicas.

  • D.

    a originalidade, a repetição de elementos, a unidade, a viabilidade e a flexibilidade.

  • E.

    dois grupos, os primários e os secundários. Nos primários estão o logotipo, a logomarca e a marca, e nos secundários estão a tipografia, as cores e os elementos gráficos.

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