Questões de Desenho Industrial da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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"Assinatura visual" é

  • A.

    a inclusão de slogan abaixo da marca, criando uma assinatura de campanha para a marca e reforçando a identidade visual.

  • B.

    a marca desenvolvida com tipografia cursiva, em que a forma gráfica da tipografia imita os gestos de assinatura do homem, reforçando o uso da marca.

  • C.

    uma forma encontrada para viabilizar o uso da marca. Nela, pode-se encontrar assinaturas de diversas formas, criando, com isso, uma flexibilidade no uso da marca.

  • D.

    a definição e particularização do uso da marca no manual de identidade visual, que define como se pode combinar os uso da tipografia, do símbolo, das cores, dos elementos gráficos e da diagramação.

  • E.

    a definição das disposições de como a marca será apresentada e aplicada, combinando logotipo e símbolo.

A marca desenvolvida com uso exclusivo de tipografia é chamada de

  • A.

    logomarca, pois a tipografia representa a marca por meio das formas gráficas.

  • B.

    logotipo, pois as características das letras ajudam a representar a marca de forma icônica com a aparência de um ideograma.

  • C.

    marca tipográfica, pois a identificação de uma empresa por meio de formas tipográficas é denominada marca nominativa.

  • D.

    logotipo, pois sua formação dá-se por letras representadas graficamente por meio de tipografias.

  • E.

    logomarca, pois a junção da tipografia e o símbolo ajudam na composição de um completo sistema de identidade visual.

  • A.

    romana moderna.

  • B.

    romana antiga.

  • C.

    lapidária.

  • D.

    egípcia.

  • E.

    cursiva.

No desenvolvimento de ilustrações de forma artesanal, utilizando como suporte o papel, sua aplicação em projeto gráfico dar-seá por meio de digitalização por scanners planos, ideais para originais opacos. Como resultado neste tipo de procedimento, obtem-se uma imagem digitalizada composta por

  • A.

    vetores.

  • B.

    pixels.

  • C.

    retículas.

  • D.

    pixels e vetores.

  • E.

    pontos digitais.

Dadas as características:

I. Em sua confecção, o uso da imagem tem extrema importância, pois pode ganhar grandes proporções de escala.

II. O uso do texto é reduzido, pois, devido ao deslocamento do público alvo, a mensagem verbal deve ser transmitida de forma rápida e eficiente.

É possível perceber que o material de comunicação a que se referem é o

  • A.

    anúncio de revista.

  • B.

    folheto.

  • C.

    cartaz.

  • D.

    banner de internet.

  • E.

    catálogo.

Na criação e produção de materiais de comunicação, pode-se usar as cores de duas formas. A primeira é a síntese aditiva, e a segunda, a síntese subtrativa.

Na produção de imagens para aplicação em materiais audiovisuais digitais, encontra-se a síntese

  • A.

    aditiva e subtrativa, pois ambas são usadas tanto como cor-luz quanto como cor pigmento.

  • B.

    aditiva, pois trata-se de cores-pigmento.

  • C.

    subtrativa, pois trata-se de cores-luz.

  • D.

    subtrativa, pois trata-se de cores-pigmento.

  • E.

    aditiva, pois trata-se de cores-luz.

Os materiais orgânicos naturais, utilizados na construção e fabricação industrial, são classificados em

  • A.

    resinoides e fibrosos.

  • B.

    densos e fibras.

  • C.

    cânhamos e vegetais.

  • D.

    animais e elastômeros.

  • E.

    estruturas carbônicas e aglomerados.

Processos de fabricação, nos quais se verificam as operações de corte, usinagem, desbaste e serramento, são classificados como processos de

  • A.

    separação com perda de material.

  • B.

    acabamento de transformação.

  • C.

    separação de formas originárias.

  • D.

    separação desmontável.

  • E.

    transformação estrutural.

A criatividade do desenhista projetista e a qualidade/aplicabilidade do produto a ser concebido colaboram para que, na fase de desenvolvimento do projeto do produto, se adote uma metodologia que permita que

  • A.

    a definição do problema apresente poucas variantes em atendimento à necessidade específica e que a repercussão da sua produção tenha consequências diversas.

  • B.

    o modelo seja centrado no usuário do trabalho e que se utilize os profissionais para analisar qualquer tipo de tarefa em qualquer domínio.

  • C.

    as variantes se apresentem com nomes diversos registrados e que os trabalhos emanem de tentativas empíricas ou estruturadas de aprimorar/adaptar o processo.

  • D.

    o projeto não seja absoluto nem definitivo e que a equipe trabalhe de forma integrada, simultânea e colaborativa.

  • E.

    o resultado reflita o esforço único do designer e que a organização ocorra nos níveis mais alto da presidência, que deve determinar ações estanques para cada cargo funcional.

Quando se tem uma área externa mais escura, envolvendo um elemento situado na região central de uma imagem, fazendo, por exemplo, que este pareça mais escuro que outro que não possua o entorno escuro, tem-se o fenômeno chamado de

  • A.

    combinação linear.

  • B.

    contraste simultâneo.

  • C.

    espectros complementares.

  • D.

    efeito da Banda de Mach.

  • E.

    cores do triângulo de Maxwell.

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