Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os conceitos abaixo sobre CAD (Computer Aided Design).
I. O objetivo principal de uma ferramenta CAD é permitir a elaboração do projeto de um produto com maior qualidade, rapidez e precisão. Em termos industriais, isto significa aumentar a qualidade e a eficiência de um produto e diminuir o custo de produção.
II. Sistemas CAD têm por objetivo auxiliar o projetista no todo, ou em parte, do processo de criação, manipulação e representação de desenhos e projetos.
III. Os sistemas CAD disponibilizam recursos para a transformação do produto projetado no sistema CAM em códigos de controle das máquinas responsáveis pela manufatura desse produto.
Está correto o que consta em
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A integração de projetos por meio da ferramenta CAM permite
definir um conjunto de informações referentes à concepção da manufatura, assim como outros atributos de uma peça, de tal forma que este conjunto possa ser manipulado em projeto, manufatura e montagem, garantindo a forma geométrica ou entidades requeridas para realização de, pelo menos, uma das atividades integradas.
eliminar fadigas na realização de tarefas perigosas, de forma a produzir com qualidade uniforme.
eliminar a similaridade de peças e processos manufatureiros, classificados por famílias e codificação estruturada, com o objetivo de facilitar a determinação do roteiro de fabricação, a partir da matriz de processo.
tratar as características de uma determinada peça com uma forma geométrica definida, no sentido de que sejam utilizadas na especificação de processos de usinagem, fixação e medição.
que os desenhos elaborados pelo CAD sejam transferidos para a máquina de controle numérico, possibilitando que essas executem suas operações seguindo instruções de um computador, melhorando a capacidade dos processos pela diminuição da variabilidade e refugos.
Na prototipagem rápida, o acabamento superficial aplicado a modelos, inclusive sobre peças coloridas, composto de camada emborrachada, resultante da utilização de verniz de alta resistência, que lhes atribui uma textura aveludada, para maior realismo na validação final de protótipos, é chamado de
seabuilder.
textura plástica.
tonalização.
microfundição.
soft-touch.
Considere a figura abaixo:
A figura demonstra o procedimento utilizado para a ampliação ou redução, a partir da replicação de figuras geométricas tomadas como modelo, processo este conhecido como
curva de Koch.
rosácea.
mosaico.
homotetia.
polígono de Sierpinski.
No desenho industrial, o uso da geometria é de fundamental importância, tendo em vista a concepção dos projetos. No entanto, cabe, por vezes, desenvolver formas geométricas não encontradas na Geometria Euclidiana, mas encontrada na natureza ou geradas pela fronteira das imagens formadas a partir de iteração lógica de acontecimentos, onde os módulos de mesmo caráter são agrupados por meio do conceito de
malha determinística.
aleatoriedade dos cortes.
geometria fractal.
geometria descritiva.
área finita.
Desenhar a partir da observação implica confrontar (I) orientação estratégica, visando atingir (II) "o fundamental para a base. Neste contexto, a relação que descreve a associação entre os elementos I e II no desenho de observação está correta em:
Quanto aos meios de expressão e representação gráfica, considere:
I. Durante o processo projetual, o projetista utiliza linguagens para representar e documentar suas intenções, e isto se processa com a representação visual da forma do desenho, e com ele a construção de modelos, seu principal meio de comunicação.
II. A linguagem gráfica está presente quando da materialização das soluções geradas pelo projetista, no entanto, no momento da concepção do projeto esta linguagem deixa de ser utilizada para dar lugar a outras formas de comunicação como instrumento para processar sua ideia e traduzi-la aos interlocutores.
III. A expressão gráfica, através do desenho, possui o caráter de linguagem universal, fazendo com que sua comunicação seja imediata, o que deve desencadear, naqueles que se utilizam primordialmente dessa ferramenta como forma de difusão, a busca pelo desenvolvimento do conhecimento de técnicas que contribuam para a fluência dessa linguagem.
IV. Quanto maior o grau de conhecimento das formas geométricas e das suas possibilidades de apresentação e representação, maior a capacidade e liberdade criativas, implicando, invariavelmente, na redução da velocidade com que se projeta.
Está correto o que consta em
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre a ergonomia do produto e sua importância na concepção e aplicabilidade dos produtos nos dias atuais, é INCORRETO afirmar:
A etapa para a introdução dos conceitos de ergonomia no processo de desenvolvimento do projeto ocorre no estágio em que se busca identificar o problema, a partir do qual o produto será concebido.
A ergonomia aplicada ao desenvolvimento de produtos é uma tecnologia que visa criar produtos que funcionem bem em termos humanos, ou seja, fáceis de usar, fáceis de aprender, produtivos e seguros.
A ergonomia é uma integrante do projeto e da projetação, sempre que há o envolvimento usuário-produto, uma vez que o projeto de um produto apropriado requer interação com a prática da ergonomia.
Os produtos complexos possuem atributos que são críticos para a sua utilização com sucesso pelos usuários, de forma que esses devem ser sistematicamente identificados, medidos em termos de requisitos de desempenho humano e os resultados destes estudos incorporados ao projeto de produtos, na medida do possível.
O designer de produto de alta qualidade deve colocar grande ênfase na adequação das características do produto aos requisitos e às capacidades físicas, perceptuais e cognitivas dos consumidores e usuários, assim como, no atendimento às demandas em relação ao trabalho e às tarefas que esses usuários pretendem desenvolver.
Ao fotografar, sempre que um objeto se move em frente à câmera fotográfica, sua imagem projetada sobre o filme também se move. Se o movimento do objeto é rápido e o obturador da câmera fica aberto por um tempo muito pequeno, a imagem registrada aparecerá como
um borrão.
uma forma confusa.
um chuvisco.
um movimento congelado.
um tremor.
Muitas câmeras fotográficas permitem o uso constante do flash, o que pode possibilitar um tempo de exposição menor no registro da imagem. O uso do flash, sempre, pode facilitar a tomada de imagens, mas pode provocar problemas como
fazer com que a proporção entre o objeto e o foco de luz seja mantida, aumentando o objeto.
tirar o observador de um lugar comum, forçando-o a adotar um ponto de vista pouco usual.
realçar imperfeições da pele ou deixar a foto sem profundidade.
inverter o ponto de vista e dar, a quem vê a foto, uma sensação de que o objeto é imenso.
fazer com que os objetos principais sejam deslocados do centro da fotografia para as laterais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...