Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No final de 1998, O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) abrigou uma exposição individual dos irmãos Fernando e Humberto Campana, designers brasileiros reconhecidos internacionalmente. Ao término do período no qual foram expostos os trabalhos, três objetos permaneceram no acervo do museu. Estas obras são:
a cadeira Anêmona, a cadeira Sushi e a cadeira Multidão;
a cadeira Favela, a cadeira Banquete e o sofá Boa;
a cadeira Vermelha, a mesa Inflável e a cadeira Cone;
a cadeira Bolas, o banco Vitória Régia e o vaso Batuque;
a cadeira Leatherworks, a luminária Bambu e a mesa Tatoo.
Em 1991, João Augusto Fortes e Maria Beatriz Saldanha criaram a primeira loja no Brasil especializada em produtos ecológicos, a EcoMercado. Desde então, vêm desenvolvendo projetos que envolvem a elaboração de objetos como bolsas, pastas, calçados e outros utensílios. A matéria-prima utilizada por eles na fabricação de seus produtos é o:
látex;
Tetrapak;
vidro;
polietileno;
papel reciclado.
No ano de 1958, durante uma aula proferida em Recife, Aloísio Magalhães referindo-se como exemplo a ser considerado às propostas inovadoras da Bauhaus, afirmou: É necessário em primeiro lugar, abolir as diferenciações de valor entre os diversos tipos de expressão plástica, a odiosa classificação de artes maiores e menores. Toda expressão é válida quando feita segundo um princípio de dominação da técnica e de sinceridade de objetivo. A colocação feita por Magalhães apresenta a seguinte concepção:
o design é um meio de expressão particular e absoluto;
temos uma arte voltada para a fruição e outra para a comunicação;
o design é um catalisador das aspirações humanas;
o que prevalece é uma falsa dicotomia entre belas-artes e artes aplicadas;
uma ordem de caráter hierárquico para a arte está assentada a partir de uma pirâmide social.
Segundo os princípios estabelecidos por Paul Klee em sua Teoria da Forma, a linha apresenta as seguintes distinções:
construtiva, medial e sinuosa;
ativa, medial e passiva;
medial, passiva e sinuosa;
ativa, modal e passiva;
racional, construtiva e passiva.
Em seu curso preliminar na Bauhaus, Johannes Itten desenvolveu junto com seus alunos uma série de estudos relativos à construção da imagem e à natureza das possibilidades que orientavam essa premissa. Os resultados alcançados por ele entre 1919 e 1922 em Weimar ano em que se afasta da escola alemã , deixaram um legado fundamental para o desenvolvimento daquele estabelecimento de ensino artístico. A maior contribuição trazida por Itten para o ensino da arte e, consequentemente, para o avanço do design no século passado, foi:
o aprofundamento da espiritualidade do indivíduo, a partir da abertura de consciência gerada pelos exercícios de meditação realizados antes da aula para potencialização da capacidade criativa do indivíduo;
o desenvolvimento da percepção visual centrada em tarefas relativas ao contato com a paisagem e que salientavam o aspecto geométrico da natureza, facilitando assim, uma melhor compreensão do que deveria nortear o processo de criação no design e na arquitetura;
a elaboração de um sistema de aplicação cromática assentado na teoria da cor elaborada por Johann Wolfgang von Goethe, a partir de estudos que culminaram com a publicação dos resultados de sua pesquisa em 1810;
a análise das obras dos grandes mestres realizada por Itten com seus alunos e a sua teoria da cor, ambas elaboradas a partir de uma nova abordagem para a educação artística, envolvendo a percepção visual e os processos criativos;
a pesquisa empreendida por Itten no campo da forma que abriu novas portas para o conhecimento construtivo da imagem, sugerindo um aspecto multidisciplinar para diversas abordagens do fenômeno.
Para Ana Luisa Escorel, o designer deve conciliar em sua prática cotidiana três aspectos relevantes para o desenvolvimento de uma metodologia de projeto. São eles:
tecnologia, personalidade e bom traço;
personalidade, interesse nas tradições e novas informações;
interesse nas tradições, informação e estética;
indiferença tecnológica, relacionamento e informação;
personalidade indiferente, tecnologia e novas informações.
O caráter que envolve os elementos primários de uma identidade visual são:
os softwares de aplicação, o logotipo e o símbolo;
o alfabeto institucional, o logotipo e os aplicativos;
a marca, as cores institucionais e o logotipo;
o logotipo, o símbolo e a marca;
os grafismos, os caracteres primários da forma e o logotipo.
Em uma diagramação, a organização racional do processo criador é particularizada em termos compositivos pelo seguinte sistema:
grelhas / modular;
formal / modular;
grelhas / aleatório;
modular / aleatório;
formal / aleatório.
Observe a figura abaixo:
Considerando a concepção de uma máquina de lavar roupa, no que diz respeito à propriedade intelectual, é necessário proteger legalmente o produto a partir de um critério relativo ao:
caráter de patente;
indicador de marca;
critério de invenção;
desenho industrial;
desenho industrial;
Em 1901, um artista brasileiro recém-chegado da Europa após um longo período de estudos artísticos realiza na Escola Nacional de Belas Artes a primeira exposição de artes decorativas da qual se tem notícia em nosso país. Neste evento, foram apresentados 60 trabalhos de pintura, pastel e desenhos, assim como 28 trabalhos de arte aplicada às indústrias que diziam respeito a selos, projetos de pratos e de jarros para serem executados em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, luminária, ex-libris, estamparia de tecidos e papel de parede. O pioneiro do design no Brasil, aceito por historiadores e designers foi:
Henrique Bernardelli;
Henrique Bernardelli;
Rodolfo Amoedo;
Victor Dubugras;
Belmiro de Almeida.
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