Questões de Desenho Industrial da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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No final de 1998, O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) abrigou uma exposição individual dos irmãos Fernando e Humberto Campana, designers brasileiros reconhecidos internacionalmente. Ao término do período no qual foram expostos os trabalhos, três objetos permaneceram no acervo do museu. Estas obras são:

  • A.

    a cadeira Anêmona, a cadeira Sushi e a cadeira Multidão;

  • B.

    a cadeira Favela, a cadeira Banquete e o sofá Boa;

  • C.

    a cadeira Vermelha, a mesa Inflável e a cadeira Cone;

  • D.

    a cadeira Bolas, o banco Vitória Régia e o vaso Batuque;

  • E.

    a cadeira Leatherworks, a luminária Bambu e a mesa Tatoo.

Em 1991, João Augusto Fortes e Maria Beatriz Saldanha criaram a primeira loja no Brasil especializada em produtos ecológicos, a EcoMercado. Desde então, vêm desenvolvendo projetos que envolvem a elaboração de objetos como bolsas, pastas, calçados e outros utensílios. A matéria-prima utilizada por eles na fabricação de seus produtos é o:

  • A.

    látex;

  • B.

    Tetrapak;

  • C.

    vidro;

  • D.

    polietileno;

  • E.

    papel reciclado.

No ano de 1958, durante uma aula proferida em Recife, Aloísio Magalhães referindo-se – como exemplo a ser considerado – às propostas inovadoras da Bauhaus, afirmou: “É necessário em primeiro lugar, abolir as diferenciações de valor entre os diversos tipos de expressão plástica, a odiosa classificação de artes maiores e menores. Toda expressão é válida quando feita segundo um princípio de dominação da técnica e de sinceridade de objetivo”. A colocação feita por Magalhães apresenta a seguinte concepção:

  • A.

    o design é um meio de expressão particular e absoluto;

  • B.

    temos uma arte voltada para a fruição e outra para a comunicação;

  • C.

    o design é um catalisador das aspirações humanas;

  • D.

    o que prevalece é uma falsa dicotomia entre belas-artes e artes aplicadas;

  • E.

    uma ordem de caráter hierárquico para a arte está assentada a partir de uma pirâmide social.

Segundo os princípios estabelecidos por Paul Klee em sua Teoria da Forma, a linha apresenta as seguintes distinções:

  • A.

    construtiva, medial e sinuosa;

  • B.

    ativa, medial e passiva;

  • C.

    medial, passiva e sinuosa;

  • D.

    ativa, modal e passiva;

  • E.

    racional, construtiva e passiva.

Em seu curso preliminar na Bauhaus, Johannes Itten desenvolveu junto com seus alunos uma série de estudos relativos à construção da imagem e à natureza das possibilidades que orientavam essa premissa. Os resultados alcançados por ele entre 1919 e 1922 em Weimar – ano em que se afasta da escola alem㠖, deixaram um legado fundamental para o desenvolvimento daquele estabelecimento de ensino artístico. A maior contribuição trazida por Itten para o ensino da arte e, consequentemente, para o avanço do design no século passado, foi:

  • A.

    o aprofundamento da espiritualidade do indivíduo, a partir da abertura de consciência gerada pelos exercícios de meditação realizados antes da aula para potencialização da capacidade criativa do indivíduo;

  • B.

    o desenvolvimento da percepção visual centrada em tarefas relativas ao contato com a paisagem e que salientavam o aspecto geométrico da natureza, facilitando assim, uma melhor compreensão do que deveria nortear o processo de criação no design e na arquitetura;

  • C.

    a elaboração de um sistema de aplicação cromática assentado na teoria da cor elaborada por Johann Wolfgang von Goethe, a partir de estudos que culminaram com a publicação dos resultados de sua pesquisa em 1810;

  • D.

    a análise das obras dos grandes mestres realizada por Itten com seus alunos e a sua teoria da cor, ambas elaboradas a partir de uma nova abordagem para a educação artística, envolvendo a percepção visual e os processos criativos;

  • E.

    a pesquisa empreendida por Itten no campo da forma que abriu novas portas para o conhecimento construtivo da imagem, sugerindo um aspecto multidisciplinar para diversas abordagens do fenômeno.

Para Ana Luisa Escorel, o designer deve conciliar em sua prática cotidiana três aspectos relevantes para o desenvolvimento de uma metodologia de projeto. São eles:

  • A.

    tecnologia, personalidade e bom traço;

  • B.

    personalidade, interesse nas tradições e novas informações;

  • C.

    interesse nas tradições, informação e estética;

  • D.

    indiferença tecnológica, relacionamento e informação;

  • E.

    personalidade indiferente, tecnologia e novas informações.

O caráter que envolve os elementos primários de uma identidade visual são:

  • A.

    os softwares de aplicação, o logotipo e o símbolo;

  • B.

    o alfabeto institucional, o logotipo e os aplicativos;

  • C.

    a marca, as cores institucionais e o logotipo;

  • D.

    o logotipo, o símbolo e a marca;

  • E.

    os grafismos, os caracteres primários da forma e o logotipo.

Em uma diagramação, a organização racional do processo criador é particularizada em termos compositivos pelo seguinte sistema:

  • A.

    grelhas / modular;

  • B.

    formal / modular;

  • C.

    grelhas / aleatório;

  • D.

    modular / aleatório;

  • E.

    formal / aleatório.

Observe a figura abaixo:

Considerando a concepção de uma máquina de lavar roupa, no que diz respeito à propriedade intelectual, é necessário proteger legalmente o produto a partir de um critério relativo ao:

  • A.

    caráter de patente;

  • B.

    indicador de marca;

  • C.

    critério de invenção;

  • D.

    desenho industrial;

  • E.

    desenho industrial;

Em 1901, um artista brasileiro recém-chegado da Europa após um longo período de estudos artísticos realiza na Escola Nacional de Belas Artes a primeira exposição de artes decorativas da qual se tem notícia em nosso país. Neste evento, foram apresentados 60 trabalhos de pintura, pastel e desenhos, assim como 28 trabalhos de arte aplicada às indústrias que diziam respeito a selos, projetos de pratos e de jarros para serem executados em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, luminária, ex-libris, estamparia de tecidos e papel de parede. O pioneiro do design no Brasil, aceito por historiadores e designers foi:

  • A.

    Henrique Bernardelli;

  • B.

    Henrique Bernardelli;

  • C.

    Rodolfo Amoedo;

  • D.

    Victor Dubugras;

  • E.

    Belmiro de Almeida.

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