Questões de Desenho Industrial da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o pintor e teórico da arte Johannes Itten, “todos os dias podemos observar nos museus que ‘os que saboreiam a arte’ deslizam de quadro em quadro sem participar dela interiormente. Onde está o erro?” A partir do que foi exposto, o tipo de conhecimento real que podemos extrair sobre a natureza das imagens em nosso contato com elas é:

  • A.

    a catalisação das emoções humanas a partir do prazer estético provocado pelo artista em sua obra;

  • B.

    o caráter cognitivo relativo aos meios plásticos, que articulados geram uma composicão visual;

  • C.

    a informação referente à índole do artista, levando em consideração a natureza de seus pressupostos visuais;

  • D.

    o conceito de ordem filosófica que diz respeito ao ambiente intelectual a partir do qual a obra foi gerada;

  • E.

    o aprofundamento em questões relativas à história da arte e seu caráter documental.

No período entre 1925 e 1933, a Bauhaus abandonou os conceitos pedagógicos de uma escola de arte e adotou a idéia de uma moderna academia de arquitetura voltada para a produção social. Neste sentido, a pedagogia que foi adotada levou em consideração o processo de cientificação do trabalho de projeto e criação. Os professores e diretores da Bauhaus, no período mencionado, que promoveram essa mudança de paradigma foram:

  • A.

    Walter Gropius, László Moholy-Nagy, Alfred Arndt, Herbert Bayer e Mies van der Rohe;

  • B.

    László Moholy-Nagy, Alfred Arndt, Hannes Meyer, Herbert Bayer e Mies van der Rohe;

  • C.

    Joost Schmidt, Hinnerk Scheper, Ludwig Hilberseimer, Lyonel Feininger e Marcel Breuer;

  • D.

    Walter Gropius; Hannes Meyer, Mies van der Rohe, Paul Klee e Oskar Künstlern;

  • E.

    Walter Gropius, László Moholy-Nagy, Ludwig Hilberseimer, Hannes Meyer e Mies van der Rohe.

- Paul Virilio define a era da informática como algo perigoso, já que nos leva à perda da noção da realidade, quebrando distâncias e territorialidades, além de proporcionar uma quantidade absurda de informações de ordem semântica e icônica. Segundo ele, no que diz respeito às imagens, elas se distinguem em três diferentes eras da lógica. Aquelas que se apresentam como visualidades relacionadas à fotografia e à cinematografia são designadas como sendo uma lógica do tipo:

  • A.

    material;

  • B.

    vernacular;

  • C.

    paradoxal

  • D.

    dialética;

  • E.

    fractal.

Segundo Décio Pignatari, em relação ao referente, o signo pode ser classificado como:

  • A.

    símbolo, índex e ideograma;

  • B.

    ideograma, pictograma e símbolo;

  • C.

    ícone, índice e símbolo;

  • D.

    pictograma, ideograma e índex;

  • E.

    ícone, índex e pictograma.

O conjunto sistematizado de caracteres visuais utilizados para identificar o conceito de uma empresa em relação ao produto que ela oferece é denominado imagem corporativa. Desta forma, um dos critérios que possibilita o reconhecimento de uma instituição pública ou privada, em termos de visibilidade, é definido como identidade:

  • A.

    corporativa;

  • B.

    visual

  • C.

    nacional;

  • D.

    identidade funcional;

  • E.

    identidade serial.

Para o designer e professor Gilberto Strunck, o símbolo gráfico pode ser dividido em duas categorias específicas: abstrato e figurativo. Os de natureza figurativa podem ser classificados como:

  • A.

    ideogramas, alegorias e estilizações;

  • B.

    alegorias, pictogramas e fonogramas;

  • C.

    pictogramas, estilizações e fonogramas;

  • D.

    ideogramas, pictogramas e alegorias;

  • E.

    fonogramas, ideogramas e pictogramas.

A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração destas duas técnicas em um sistema único e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informação por meio de interfaces de comunicação entre o mesmo e um sistema de fabricação, onde o componente pode ser produzido automaticamente numa máquina CNC (esta sigla engloba diversos processos automáticos de fabricação). Levando-se em consideração o que foi exposto, sistemas CAD/CAM caracterizam-se por:

  • A.

    descentralizar a execução do processo produtivo, desde o projeto mecânico (CAD) até a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura, alterando a geração automática das trajetórias nas chamadas CIM (Computer Integrated Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador);

  • B.

    descaracterizar o processo produtivo, desde o projeto mecânico até (CAD) e análise estrutural (MEF), levando em consideração a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura;

  • C.

    diversificar sistemas CIM (Computer Integrated Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador), relacionando-os à geração automática das trajetórias das máquinas CNC a partir da escolha adequada dos processos de manufatura;

  • D.

    centralizar a execução do processo produtivo, desde o projeto mecânico (CAD) e análise estrutural (MEF), até a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura e a conseqüente geração automática das trajetórias das máquinas CNC;

  • E. desconfigurar a fabricação integrada por computador dos diversos processos automáticos de construção, tais como: fresamento, torneamento, oxicorte, corte a laser, entre outros, a partir das trajetórias das máquinas CNC.

Para que a impressão de uma revista seja feita em um curto espaço de tempo e com uma tiragem muito elevada, o meio mais apropriado de reprodução gráfica é:

  • A.

    a xilografia;

  • B.

    a tipografia;

  • C.

    o offset;

  • D.

    a serigrafia;

  • E. a rotogravura.

O engenheiro de produção Itiro Iida, define o conceito de sistema em ergonomia como sendo “(…) um conjunto de subsistemas que se integram entre si, com um objetivo e que evoluem no tempo”. Com base nesta prerrogativa, um sistema é composto pelos seguintes elementos:

  • A.

    processamento, fronteira, entradas, sistema aberto e sistema fechado;

  • B.

    fronteira, subsistemas, entradas, saídas e processamento;

  • C.

    subsistemas, fronteira, processamento, cadeia de transmissão e sistemas mistos;

  • D.

    sistema aberto, sistema fechado, subsistemas, sistemas mistos e processamento;

  • E.

    processamento, cadeia de transmissão, fronteira, subsistemas e entradas.

Observe as figuras apresentadas abaixo:

Os aspectos compositivos que devem ser levados em consideração na elaboração de um cartaz são:

  • A.

    pregnância da forma e zonas de visualização relacionadas ao 1º e 2º quadrantes distribuídos segundo o modo ocidental de leitura da imagem;

  • B.

    diagonais, ritmo, proporção, pregnância da forma e zonas de visualização relacionados ao 1º e 2º quadrantes, distribuídos no campo da composição segundo o modo ocidental de leitura da imagem;

  • C.

    diagonais, ritmo, proporção, e zonas de visualização relacionados ao 1º e 3º quadrantes, distribuídos segundo o modo oriental de leitura da imagem;

  • D.

    harmonia, ritmo e zonas de visualização relacionados ao 2º e 4º quadrantes, distribuídos no campo da composição segundo o modo ocidental de leitura da imagem;

  • E. contraste figura/fundo, ritmo, pregnância da forma e zonas de visualização relacionados ao 3º e 4º quadrantes, distribuídos no campo da composição segundo o modo ocidental de leitura da imagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...