Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o pintor e teórico da arte Johannes Itten, todos os dias podemos observar nos museus que os que saboreiam a arte deslizam de quadro em quadro sem participar dela interiormente. Onde está o erro? A partir do que foi exposto, o tipo de conhecimento real que podemos extrair sobre a natureza das imagens em nosso contato com elas é:
a catalisação das emoções humanas a partir do prazer estético provocado pelo artista em sua obra;
o caráter cognitivo relativo aos meios plásticos, que articulados geram uma composicão visual;
a informação referente à índole do artista, levando em consideração a natureza de seus pressupostos visuais;
o conceito de ordem filosófica que diz respeito ao ambiente intelectual a partir do qual a obra foi gerada;
o aprofundamento em questões relativas à história da arte e seu caráter documental.
No período entre 1925 e 1933, a Bauhaus abandonou os conceitos pedagógicos de uma escola de arte e adotou a idéia de uma moderna academia de arquitetura voltada para a produção social. Neste sentido, a pedagogia que foi adotada levou em consideração o processo de cientificação do trabalho de projeto e criação. Os professores e diretores da Bauhaus, no período mencionado, que promoveram essa mudança de paradigma foram:
Walter Gropius, László Moholy-Nagy, Alfred Arndt, Herbert Bayer e Mies van der Rohe;
László Moholy-Nagy, Alfred Arndt, Hannes Meyer, Herbert Bayer e Mies van der Rohe;
Joost Schmidt, Hinnerk Scheper, Ludwig Hilberseimer, Lyonel Feininger e Marcel Breuer;
Walter Gropius; Hannes Meyer, Mies van der Rohe, Paul Klee e Oskar Künstlern;
Walter Gropius, László Moholy-Nagy, Ludwig Hilberseimer, Hannes Meyer e Mies van der Rohe.
- Paul Virilio define a era da informática como algo perigoso, já que nos leva à perda da noção da realidade, quebrando distâncias e territorialidades, além de proporcionar uma quantidade absurda de informações de ordem semântica e icônica. Segundo ele, no que diz respeito às imagens, elas se distinguem em três diferentes eras da lógica. Aquelas que se apresentam como visualidades relacionadas à fotografia e à cinematografia são designadas como sendo uma lógica do tipo:
material;
vernacular;
paradoxal
dialética;
fractal.
Segundo Décio Pignatari, em relação ao referente, o signo pode ser classificado como:
símbolo, índex e ideograma;
ideograma, pictograma e símbolo;
ícone, índice e símbolo;
pictograma, ideograma e índex;
ícone, índex e pictograma.
O conjunto sistematizado de caracteres visuais utilizados para identificar o conceito de uma empresa em relação ao produto que ela oferece é denominado imagem corporativa. Desta forma, um dos critérios que possibilita o reconhecimento de uma instituição pública ou privada, em termos de visibilidade, é definido como identidade:
corporativa;
visual
nacional;
identidade funcional;
identidade serial.
Para o designer e professor Gilberto Strunck, o símbolo gráfico pode ser dividido em duas categorias específicas: abstrato e figurativo. Os de natureza figurativa podem ser classificados como:
ideogramas, alegorias e estilizações;
alegorias, pictogramas e fonogramas;
pictogramas, estilizações e fonogramas;
ideogramas, pictogramas e alegorias;
fonogramas, ideogramas e pictogramas.
A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração destas duas técnicas em um sistema único e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informação por meio de interfaces de comunicação entre o mesmo e um sistema de fabricação, onde o componente pode ser produzido automaticamente numa máquina CNC (esta sigla engloba diversos processos automáticos de fabricação). Levando-se em consideração o que foi exposto, sistemas CAD/CAM caracterizam-se por:
descentralizar a execução do processo produtivo, desde o projeto mecânico (CAD) até a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura, alterando a geração automática das trajetórias nas chamadas CIM (Computer Integrated Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador);
descaracterizar o processo produtivo, desde o projeto mecânico até (CAD) e análise estrutural (MEF), levando em consideração a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura;
diversificar sistemas CIM (Computer Integrated Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador), relacionando-os à geração automática das trajetórias das máquinas CNC a partir da escolha adequada dos processos de manufatura;
centralizar a execução do processo produtivo, desde o projeto mecânico (CAD) e análise estrutural (MEF), até a escolha adequada das máquinas e processos de manufatura e a conseqüente geração automática das trajetórias das máquinas CNC;
Para que a impressão de uma revista seja feita em um curto espaço de tempo e com uma tiragem muito elevada, o meio mais apropriado de reprodução gráfica é:
a xilografia;
a tipografia;
o offset;
a serigrafia;
O engenheiro de produção Itiro Iida, define o conceito de sistema em ergonomia como sendo ( ) um conjunto de subsistemas que se integram entre si, com um objetivo e que evoluem no tempo. Com base nesta prerrogativa, um sistema é composto pelos seguintes elementos:
processamento, fronteira, entradas, sistema aberto e sistema fechado;
fronteira, subsistemas, entradas, saídas e processamento;
subsistemas, fronteira, processamento, cadeia de transmissão e sistemas mistos;
sistema aberto, sistema fechado, subsistemas, sistemas mistos e processamento;
processamento, cadeia de transmissão, fronteira, subsistemas e entradas.
Observe as figuras apresentadas abaixo:
Os aspectos compositivos que devem ser levados em consideração na elaboração de um cartaz são:
pregnância da forma e zonas de visualização relacionadas ao 1º e 2º quadrantes distribuídos segundo o modo ocidental de leitura da imagem;
diagonais, ritmo, proporção, pregnância da forma e zonas de visualização relacionados ao 1º e 2º quadrantes, distribuídos no campo da composição segundo o modo ocidental de leitura da imagem;
diagonais, ritmo, proporção, e zonas de visualização relacionados ao 1º e 3º quadrantes, distribuídos segundo o modo oriental de leitura da imagem;
harmonia, ritmo e zonas de visualização relacionados ao 2º e 4º quadrantes, distribuídos no campo da composição segundo o modo ocidental de leitura da imagem;
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