Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Imagens vetoriais e bitmaps são os dois tipos de imagens mais comumente utilizados em trabalhos de comunicação visual. Com relação à ampliação, é correto afirmar que:
ambos os tipos de imagens sofrem a mesma perda de qualidade;
ambos os tipos de imagens não sofrem perda de qualidade.
ambos os tipos de imagens devem ser estudados caso a caso para sua ampliação;
imagens vetoriais suportam todo e qualquer tipo de ampliação sem perda de qualidade, imagens em bitmaps perdem qualidade em função do quanto são ampliadas;
imagens em bitmaps suportam qualquer tipo de ampliação sem perda de qualidade, imagens vetoriais perdem qualidade em função do quanto são ampliadas.
Em um trabalho para publicação na internet, o ajuste do tamanho do texto pode ser feito:
exclusivamente pelo internauta no browser de navegação;
exclusivamente pelo comunicador visual no programa editor;
pelo comunicador visual no programa editor, mas pode ser alterado pelo internauta no browser de navegação;
pelo internauta no programa editor, mas pode ser alterado pelo comunicador visual no browser de navegação;
diretamente pelos webmasters de cada site sem possibilidade de controle externo.
No DreamWeaver a exibição da página em construção na tela pode ser feita:
somente em linguagem HTML;
somente no seu aspecto visual;
somente em linguagem HTML e aspecto visual simultaneamente;
em linguagem HTML ou em seu aspecto visual e em linguagem HTML simultaneamente;
em linguagem HTML, no seu aspecto visual, ou em linguagem HTML e aspecto visual simultaneamente de acordo com a preferência do comunicador visual.
Nas versões em idioma inglês do DreamWeaver, da ferramenta que permite a manipulação dos pontos que definem o formato da área de aplicação de link criada sobre uma área determinada de uma imagem é:
Pointer Hotspot Tool;
Oval Hotspot Tool;
Poligon Hotspot Tool;
Maker Hotspot Tool;
Retangular Hotspot Tool.
As notações "#FFFFFF", "#000000" e "#99FF00" no DreamWeaver representam:
"#FFFFFF" um tipo de alinhamento de texto, "#000000" uma cor e "#99FF00" uma determinada cor e tipo de alinhamento de texto simultaneamente;
"#FFFFFF" uma cor, "#000000" uma determinada cor e um tipo de alinhamento de texto simultaneamente e "#99FF00" um tipo de alinhamento de texto;
alinhamentos de texto;
cada um conjunto composto por uma cor e um tipo de alinhamento de texto;
cores.
No PageMaker o comando do "Kerning" se destina a:
fazer o ajuste fino do espaçamento de caracteres;
determinar a altura da letra;
alterar a densidade ou abertura visual do tipo na página;
promover o alinhamento do texto ao redor de uma figura;
controlar a hifenização.
O comando "Importar" é o principal método de importação de elementos para um documento gerado pelo PageMaker. Quando esse programa importa um texto ou elemento gráfico, é estabelecido um vínculo com o arquivo de origem; esse vínculo possibilita atualizar a versão do documento que está na publicação e minimizar o seu tamanho, permitindo o armazenamento de um elemento gráfico importado fora da publicação. As exceções são os arquivos em formato:
JPEG;
TIFF;
PDF;
HTML;
DOC.
O comando "Níveis" do Photoshop permite corrigir:
o intervalo de tons e o equilíbrio de cores de uma imagem, ajustando os níveis de intensidade das sombras, dos tons médios e dos realces da imagem;
o intervalo de tons de uma imagem, ajustando os níveis de intensidade dos tons entre baixos, médios e altos e promovendo o equilíbrio tonal da imagem;
o equilíbrio de cores de uma imagem, ajustando os níveis de cada uma das cores básicas (em CMYK ou RGB) e promovendo o realce da imagem;
o controle da correção dos níveis de cor nas conversões de modo do perfil de registro de cores, em especial nas conversões de RGB para CMYK;
a gama tonal da imagem, ajustando o intervalo de luminosidade entre os diversos tons e permitindo a eliminação de altas sombras e um melhor detalhamento da imagem.
Quando uma parte da imagem gerada pelo Photoshop contiver um plano de fundo transparente ou áreas que devem ficar transparentes, mesmo que o plano de fundo em torno da imagem tenha sido excluído, antes de converter o arquivo em TIFF ou EPS, é necessário:
achatar todas as camadas da imagem no fundo, converter o fundo para camada e só após essa operação excluir o plano de fundo em torno da imagem;
selecionar a área com a ferramenta de laço em cada uma das camadas, eliminar o plano de fundo da imagem em cada uma individualmente até obter a área transparente desejada;
definir a área com um demarcador de corte para que sejam mascarados todos os elementos fora dos seus limites, em todas as camadas da imagem, tornando essas áreas transparentes;
converter o modo de cor do arquivo para multicanal, excluir o plano de fundo em torno da imagem e fazer a exportação para o formato TIFF ou EPS preservando o modo de cor;
tal operação é impossível de ser realizada.
Operadores mais experientes conseguem converter imagens coloridas em imagens em preto e branco com o ajuste do matiz, da saturação e da luminosidade, utilizando o comando "Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação". Embora esse comando possa gerar uma imagem em preto e branco, as informações de cores não são perdidas. A outra opção para se realizar a conversão de imagens coloridas para preto e branco é:
Imagem > Ajustes > Corresponder Cor;
Imagem > Modo > Cores Indexadas;
Imagem > Ajustes > Cor Automática;
Imagem > Modo > Bitmap;
Imagem > Modo > Tons de Cinza.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...