Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da responsabilidade civil do Estado, julgue os itens subseqüentes.
Os atos ilícitos praticados por Estados estrangeiros em território brasileiro geram a responsabilidade subsidiária do Estado brasileiro.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Paulo, servidor público federal, lotado no Ministério das Comunicações, deixou de comparecer ao trabalho por mais de 15 dias sem qualquer justificativa. Seu superior determinou a instauração de comissão para apuração de falta disciplinar. A comissão processante adotou o rito sumário e realizou os trabalhos sem notificação de Paulo e sem que se realizasse seu interrogatório, tendo em vista a própria sumariedade do procedimento. Ao final, a comissão sugeriu a demissão de Paulo por inassiduidade habitual. O ministro de Estado das Comunicações entendeu incabível a sugestão da comissão e, com base em parecer da Consultoria Jurídica do Ministério, anulou o processo disciplinar.
A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Ocorreu, no caso, a figura do abandono de cargo, o que autorizaria o ministro a aplicar o princípio da fungibilidade da imputação.
Direito Administrativo - Parte Geral - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2008
Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das normas previstas na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens de 55 a 61.
Quando apresentar relação de integrantes de seu corpo técnico em procedimento licitatório, a empresa de prestação de serviços técnicos especializados ficará obrigada a garantir que os referidos integrantes realizem pessoal e diretamente os serviços objeto do contrato.
Direito Administrativo - Contratos - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2008
Quanto aos contratos administrativos regidos pela Lei n. 8.666/93, é CORRETO afirmar:
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos termos da CF, ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, a qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.
Acerca de licitação, assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das formas de utilização dos recursos públicos destinados à educação, que podem ser centralizadas ou descentralizadas, assinale a opção correta.
A utilização de recursos diretamente pela escola ou por uma unidade executora a ela associada é considerada centralizada.
A maior parte dos recursos de uma instância administrativa é utilizada de forma centralizada.
A contratação de serviços de manutenção e compra de materiais de consumo é uma forma de utilização de recursos centralizada.
A forma de utilização de recursos descentralizada corresponde a tudo aquilo que a escola não compra mas recebe por intermédio do órgão executor. .
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Entre as pessoas jurídicas passíveis de qualificação como OSCIPs, estão as
I sociedades comerciais.
II instituições religiosas ou voltadas para a disseminação de credos, cultos, práticas e visões devocionais e confessionais.
III organizações partidárias e assemelhadas, inclusive suas fundações.
IV cooperativas.
V fundações públicas.
A quantidade de itens certos é igual a
Direito Administrativo - Licitação Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto às licitações públicas, julgue os próximos itens.
As licitações serão efetuadas no local onde se situar a repartição nelas interessada, salvo por motivo de interesse público justificado.
Considerando as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, serão observadas as seguintes diretrizes:
I Eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade.
II Respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução.
III Delegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.
IV Responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias.
V Transparência dos procedimentos e das decisões.
VI Assunção total dos riscos pela iniciativa privada.
VII Sustentabilidade financeira sem vantagens sócioeconômicas dos projetos de parceria.
De acordo com a Lei nº. 11.079, de 30 de dezembro de 2004, estão corretas as afirmativas:
I, II, III, IV, V, VI e VII;
I, II, III, IV, V e VI;
I, II, III, IV e V;
I, II, IV e V;
III, IV, V e VI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...