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O Tribunal de Contas da União TCU, ciente da sua missão institucional de assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade, editou a cartilha Obras Públicas Recomendações Básicas para a contratação e fiscalização de obras e edificações públicas, em que são encontradas orientações sobre aspectos legais relacionados com a licitação de obras públicas e as principais recomendações práticas para a correta contratação e fiscalização desses empreendimentos. Todos os cidadãos estão cientes de que as obras são a parte mais aparente das políticas públicas, os recursos públicos envolvidos são elevados e, por isso, seu acompanhamento e fiscalização eficazes são fatores fundamentais. Entende-se que o Projeto Básico, elaborado com base nos estudos técnicos preliminares e no anteprojeto, é o elemento mais importante para a execução de uma obra pública. Nesse sentido, verificase que a inconsistência ou inexistência dos elementos que devem compor o projeto básico poderá ocasionar significativos problemas futuros. Analise os itens a seguir considerando as conseqüências de um projeto básico deficiente:
Assinale:
se somente o item I estiver correto.
se somente o item II estiver correto.
se somente os itens I e II estiverem corretos.
se somente os itens II e III estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
Sendo um dos requisitos do ato administrativo, a competência é
modificável por vontade do agente.
transferível.
irrenunciável.
prescritível
de exercício não obrigatório.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos à administração pública e aos poderes e deveres dos servidores públicos.
Segundo o princípio da motivação, os atos da administração pública devem receber a indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinaram a decisão.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto à administração descentralizada, julgue os itens que se seguem.
As organizações sociais são entes da administração pública indireta.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do regime jurídico dos servidores públicos, julgue os itens seguintes.
O cidadão que, tendo sido nomeado para ocupar cargo público efetivo no prazo de 30 dias e que, passado esse prazo, não tenha tomado posse, será exonerado do cargo, para que se possa nomear o próximo candidato.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do regime jurídico dos servidores públicos, julgue os itens seguintes.
A nomeação é forma originária de provimento de cargo público.
Em um processo licitatório, a atribuição do objeto da licitação ao licitante vencedor do certame é denominada:
homologação.
adjudicação.
outorga.
contratação.
habilitação.
No que concerne aos atributos do ato administrativo, é INCORRETO afirmar que a
presunção de legitimidade depende de previsão legal.
presunção de legitimidade do ato administrativo é relativa.
imperatividade implica que a imposição do ato independe da anuência do administrado.
auto-executoriedade consiste na possibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execução pela própria Administração.
presunção de legitimidade não impede o questionamento do ato administrativo perante o Poder Judiciário.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, referentes aos atos administrativos.
No que se refere aos destinatários, o ato administrativo classifica-se em individual, quando é dirigido a destinatário certo e determinado, ou geral, quando atinge toda a coletividade.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao controle da administração pública, julgue os itens a seguir.
Os tribunais de contas são órgãos auxiliares do Poder Legislativo e somente atuam após provocação das respectivas casas legislativas.
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