Questões de Direito Administrativo

Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

________________ tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as ações políticas e de comunicação social do Poder Executivo Municipal, visando à integração das políticas públicas e das atividades dos órgãos e das entidades da Administração Pública. Estamos falando da:

    A) Secretaria Municipal do Governo.

    B) Secretaria municipal dos Vereadores.

    C) Secretaria Municipal do Prefeito.

    D) Secretaria Municipal dos Deputados.

A Administração Pública é regida por princípios básicos para manter toda a estrutura que a norteia, assim como condições jurídicas e constitucionais. Assinale abaixo a opção que contenha um princípio da Administração Pública:

    A) Capacidade

    B) Integralidade

    C) Legalidade

    D) Felicidade

Qual conceito abaixo se refere exatamente ao Processo Administrativo.

    A) É a sequência da Administração, ligadas entre si, que visa a alcançar determinado efeito final previsto em lei. Trata-se do modo como a Administração Pública toma e faz executar suas decisões, seja por vontade particular, seja por vontade própria.

    B) É a sequência de atividades da Administração, interligadas entre si, que visa a alcançar determinado efeito final previsto em lei. Trata-se do modo como a Administração Pública toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria.

    C) É a capacidade da Administração Pública, interligadas entre si, que visa a alcançar a qualquer custo determinado efeito final previsto em lei. Trata-se do modo como a Administração Pública toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria.

    D) É a sequência de trabalhos da Administração, divergentes entre si, que visa a alcançar determinado efeito final previsto em lei. Trata-se do modo como a Administração Pública toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria.

Em relação aos contratos administrativos, conforme o texto expresso da Lei 8.666/1993, assinale a alternativa CORRETA.

    A) O poder de fiscalização constitui cláusula exorbitante e o seu exercício não reduz a responsabilidade do particular por eventuais danos causados a terceiros.

    B) É permitido o contrato com prazo de vigência indeterminado.

    C) A Administração Pública responde subsidiariamente ao contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato.

    D) Em nenhuma hipótese é permitido o contrato verbal com a Administração.

A respeito dos bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração municipal são bens de uso especial.

    B) O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

    C) Os bens públicos estão sujeitos a usucapião.

    D) Os bens públicos dominicais constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público.

Com relação ao tema Improbidade Administrativa, assinale a afirmativa INCORRETA.

    A) A Fazenda Pública, quando for o caso, promoverá as ações necessárias à complementação do ressarcimento do patrimônio público.

    B) A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado.

    C) O ordenamento jurídico contempla apenas hipóteses dolosas de improbidade administrativa.

    D) Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

A execução direta do ato administrativo pela própria Administração, independentemente de ordem judicial é denominada de:

    A) Autoexigibilidade.

    B) Autoexecutoriedade.

    C) Ato discricionário.

    D) Ato vinculado.

Armando, após regular aprovação em concurso público, apresentou-se ao órgão competente para posse, sendo-lhe solicitado apresentar declaração de bens como documento necessário à investidura. Pelo que dispõe a Lei de Improbidade Administrativa:

    A) A declaração de bens falsa implica pena de demissão

    B) A declaração de bens somente é exigida aos agentes políticos.

    C) Se não prestar a declaração de bens, Armando será exonerado.

    D) A declaração não deve ser exigida na posse, e sim na exoneração.

O prefeito do Município “X” determinou a instauração de Comissão Processante para apurar denúncia de ato de improbidade envolvendo o Diretor de uma Escola Municipal. Pelo que dispõe a Lei de Improbidade Administrativa diante dos indícios de improbidade, a Comissão deverá dar ciência do processo administrativo disciplinar ao:

    A) Ministério Público e Tribunal de Contas.

    B) Tribunal de Contas e Câmara Municipal

    C) Tribunal de Justiça e Ministério da Educação.

    D) Ministério Público e Conselho Estadual de Educação.

Em determinada ação de improbidade administrativa, após analisar a manifestação do requerido, constatou-se que não houve participação de qualquer servidor público na prática do ato ilícito. Considerando este caso hipotético, nos termos da Lei nº 8.429/92:

    A) A ação deve ser rejeitada pelo juiz.

    B) A ação prosseguirá contra o beneficiário do ato.

    C) O juiz deve remeter a ação para o Tribunal de Justiça.

    D) O juiz deve receber a inicial e citar a Administração Pública.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...