Questões de Direito Administrativo do ano 2005

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Nas licitações realizadas sob a modalidade pregão, a sessão pública inicia-se com o credenciamento dos presentes, seguido do recebimento dos envelopes de propostas de preços e documentação de habilitação. Após a abertura dos envelopes contendo as propostas de preços, cabe ao pregoeiro efetuar sua análise e ordenar aquelas que atendam aos requisitos editalícios, selecionando os licitantes classificados para a fase de disputa por lances mediante a utilização do seguinte critério prioritário:

  • A.

    os autores das 5 (cinco) propostas de menor preço.

  • B.

    os autores das 4 (quatro) propostas de menor preço.

  • C.

    o autor da oferta de valor mais baixo e os autores das propostas com preços até 10% superiores àquela.

  • D.

    o autor da oferta de valor mais baixo e os autores das outras 3 (três) propostas com preços imediatamente superiores àquela.

  • E.

    o autor da oferta de valor mais baixo e os autores das outras 4 (quatro) propostas com preços imediatamente superiores àquela.

São modalidades de licitação:

  • A.

    concorrência e concurso;

  • B.

    leilão e permissão;

  • C.

    formalização e habilitação;

  • D.

    adjudicação e homologação;

  • E.

    delegação e concurso.

Analise as afirmativas abaixo.

I - A licitação é dispensável por ato da autoridade competente exclusivamente nas hipóteses pre-vistas em lei.

II - A licitação está legalmente dispensada no caso de alienação de bem imóvel por investidura.

III - Havendo inviabilidade de competição, a licitação é inexigível.

IV - O registro de preços é modalidade de licitação que funciona mediante informatização, indepen-dente de editais, na forma tradicional.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente a afirmativa I está correta.

  • B.

    Todas as afirmativas estão corretas.

  • C.

    Todas as afirmativas estão incorretas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Julgue os itens que se seguem, relativos a licitação e contratos administrativos.

I A situação irregular da empresa perante o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) impede a sua participação em licitação bem como a assinatura de contrato administrativo, mas não o pagamento relativo a serviço por ela efetivamente prestado, sob pena de enriquecimento ilícito da administração.

II Se uma empresa se obriga com a administração a fornecer material que depende de importação, é de sua integral responsabilidade a entrega do material no prazo máximo indicado no contrato firmado com base na proposta apresentada pela licitante, sob pena de frustrar o caráter competitivo da licitação.

III Caso descumprido, pela empresa contratada, o prazo máximo para a entrega do objeto do contrato, não há fundamento para se considerar ilegal a abertura de procedimento administrativo para a rescisão do contrato e a aplicação de multa em razão do descumprimento do pacto.

IV A excessiva onerosidade superveniente à apresentação da proposta de preço, se alegada e comprovada antes da celebração do contrato administrativo, tem como conseqüência eximir o vencedor de assinar o contrato, sem imposição de penalidade, mas não a alteração, apenas em seu benefício, do edital a que se submeteram todos os participantes do certame.

V O desfazimento da licitação, em qualquer hipótese, requer a observância do contraditório prévio e da ampla defesa por parte dos interessados, sendo ilegal o ato administrativo que anula o procedimento licitatório e o contrato administrativo a ele vinculado sem oportunizar previamente à empresa interessada o exercício do contraditório e da ampla defesa.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

A modalidade licitatória usada especificamente para aquisição de bens e serviços comuns denomina-se:

  • A.

    concorrência;

  • B.

    tomada de preços;

  • C.

    convite;

  • D.

    leilão;

  • E.

    pregão.

Na hipótese de a autoridade pública classificar um concorrente por favoritismo, sem atender aos fins objetivados pela licitação, estará agindo com

  • A.

    uso do poder regulamentar.

  • B.

    excesso de poder administrativo.

  • C.

    uso do poder discricionário.

  • D.

    desvio de finalidade ou de poder.

  • E.

    usurpação do poder hierárquico.

Em relação ao procedimento licitatório, analise as afirmativas a seguir:

I - A dispensa de licitação, prevista na legislação, decorre da impossibilidade de competição.

II - A alienação de bens móveis considerados inservíveis para a Administração Pública será feita através de licitação na modalidade de concorrência.

III - A escolha de projetos técnicos, artísticos e científicos, mediante instituição de prêmio será feita através de concurso.

A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. I e II;
  • E. II e III.

No âmbito da modalidade pregão, insere-se entre as atribuições legais do pregoeiro:

  • A. encerrada a etapa competitiva, proceder à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação dos três melhores classificados.
  • B. negociar diretamente com o proponente vencedor, para obter preço melhor, caso esse não atenda às condições de habilitação.
  • C. examinada a proposta classificada em primeiro lugar, decidir motivadamente, quanto ao objeto e valor, a respeito de sua aceitabilidade.
  • D. examinar ofertas subseqüentes caso a proposta vencedora não seja aceitável, ainda que fora da ordem de classificação.
  • E. decidir, de modo definitivo, sobre as questões levantadas pelos licitantes no curso do pregão.

Identifique a opção falsa com relação às licitações e contratos de parceria público-privada, contidas na Lei nº 11.079 de 30 de dezembro de 2004, que instituiu normas gerais para essas parcerias, no âmbito da administração pública.

  • a.

    A parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrada.

  • b.

    A licitação e contratação de parceria públicoprivada podem ser realizadas no âmbito dos Poderes da União, dos Estados e dos Municípios.

  • c.

    Na contratação de parceria público-privada será observada a eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade.

  • d.

    Os contratos de parceria público-privada deverão prever as formas de remuneração e de atualização dos valores contratuais.

  • e.

    É permitida a celebração de contratos de parceria público- privada, cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais).

Para que um escritório de Engenharia possa participar de uma licitação na modalidade carta-convite, o artigo 22 da Lei 8666/93 estabelece que o orçamento da obra deve:

  • A.

    estar acima de R$ 1.500.000,00.

  • B.

    ser igual a R$ 1.500.000,00.

  • C.

    estar entre R$ 150.000,00 e R$ 1.500.000,00.

  • D.

    ser até R$ 150.000,00.

  • E.

    ser até R$ 15.000,00.

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