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Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do controle da administração pública, julgue os itens a seguir. O julgamento das contas dos administradores públicos é exercido pela Controladoria Geral da União (CGU), órgão central de controle interno do Poder Executivo, e seu resultado deve ser informado ao TCU, dentro dos prazos estabelecidos na legislação vigente.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do controle da administração pública, julgue os itens a seguir. A competência do Senado Federal para fixar, por proposta do presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada do DF, é uma das hipóteses de controle político exercido pelo Poder Legislativo.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2013
No que respeita ao controle da Administração Pública,
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Em relação aos tipos de controle, quanto aos órgãos incumbidos deste, pode-se citar
Controle Interno e Supervisão Ministerial.
Controle Judicial e Externo.
Controle de Legalidade e Legislativo.
Controles Legislativo, Administrativo, Judicial.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca do controle judicial e da responsabilidade civil do Estado, julgue os itens a seguir.
É possível invocar o controle judicial sobre legalidade e mérito de ato administrativo.
O controle judicial dos atos administrativos será
sempre de mérito e de legalidade nos atos discricionários e apenas de legalidade nos vinculados.
exclusivamente de mérito nos atos discricionários, porque sua legalidade é presumida.
exclusivamente de mérito nos atos vinculados, porque sua legalidade é presumida.
de legalidade nos atos discricionários, devendo respeitar os limites da discricionariedade nos termos em que ela é assegurada pela lei.
sempre de mérito e de legalidade sejam os atos discricionários ou vinculados.
NÃO constitui um princípio básico do controle interno da administração pública:
segregação de funções, que consiste no fato de que a pessoa que realiza uma operação não pode ser a mesma envolvida na função de registro.
unicidade no ciclo de uma transação, que preconiza que apenas uma pessoa deva realizar todas as fases de uma transação, para facilitar o subsequente trabalho de auditoria.
rodízio de pessoal, inclusive com o objetivo de que cada servidor possa ser capaz de desenvolver novas tarefas.
seleção adequada de pessoal, que envolve a investigação do passado do funcionário e a conferência de suas referências.
elaboração de manuais operacionais, nos quais devem estar detalhadas as instruções relativas de como devem ser executadas as funções referentes à atividade a ser desempenhada na administração.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o fato de que é imanente à configuração do Estado democrático de direito a fórmula concebida na teoria dos freios e contrapesos (check and balances), na qual os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem fiscalizar-se uns aos outros, julgue os próximos itens, a respeito do controle externo e interno da administração pública. O Congresso Nacional é órgão de controle externo no que diz respeito à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração pública direta, não se incluindo nessa atividade de controle a administração pública indireta.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o fato de que é imanente à configuração do Estado democrático de direito a fórmula concebida na teoria dos freios e contrapesos (check and balances), na qual os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem fiscalizar-se uns aos outros, julgue os próximos itens, a respeito do controle externo e interno da administração pública. O controle interno exercido pelo próprio órgão ou entidade administrativa restringe-se ao aspecto financeiro, pois o controle de legalidade é feito pelo Poder Judiciário.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A respeito do controle dos atos administrativos pelo Poder Judiciário, é correto afirmar que:
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