Lista completa de Questões sobre Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao direito administrativo, julgue os itens subseqüentes.
As organizações sociais não integram a administração direta nem a administração indireta, pois são entidades da iniciativa privada que se associam ao Estado para a realização de atividades de interesse coletivo.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
As entidades paraestatais são pessoas jurídicas de direito privado cuja criação é autorizada por lei específica para a realização de obras, serviços ou atividades de interesse coletivo. Assinale a alternativa incorreta quanto aos entes paraestatais.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Considerando a doutrina relativa a serviços sociais autônomos, assinale a alternativa correta.
Não podem ser subsidiados pelo Poder Público.
Por serem entes privados não prestam contas ao Tribunal de Contas.
Apesar de serem entes privados, eles integram a Administração Pública.
Podem ter fins lucrativos.
Podem arrecadar contribuições parafiscais para sua manutenção.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Os serviços sociais autônomos são
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Na última década, tem se verificado o crescimento do chamado "terceiro setor", com a proliferação de organizações não governamentais (ONGs). A respeito dessas entidades, é correto afirmar que
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, definiu a Política Nacional de Cooperativismo, bem como instituiu o regime jurídico das sociedades cooperativas. Os artigos 1.093 a 1.096 do Código Civil disciplinaram, também, a regência das sociedades cooperativas, todavia preservou a vigência da lei especial que regula a matéria. A sociedade cooperativa era considerada uma sociedade civil sem fins lucrativos. Assinale a alternativa que expressa uma das várias diferenças entre uma sociedade cooperativa e uma sociedade mercantil
Na sociedade mercantil as alterações de contrato social podem ocorrer a qualquer momento, enquanto que na sociedade cooperativa as alterações estatutárias só podem ocorrer no próximo exercício.
Em ambas existe a possibilidade de transferência de quotas-partes ou ações para terceiros, sob a forma de venda direta, a diferença está no prazo de transferência de titularidade.
Não existe nenhuma diferença entre elas. Os 2 tipos de sociedade são exatamente a mesma coisa, apenas a questão de nomenclatura é que varia de autor para autor.
Na sociedade cooperativa o objetivo principal é prestação de serviços, enquanto que na sociedade mercantil o objetivo principal é o lucro.
a única diferença entre elas é o processo de tomada de decisões: na sociedade cooperativa é baseado na quantidade de ações de cada participante, enquanto que na sociedade mercantil a decisão é tomada pela alta gerência
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir relativos às agências reguladoras.
Segundo a doutrina majoritária do direito administrativo brasileiro, as agências reguladoras são empresas concessionárias de serviço público.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a única opção verdadeira.
Estão dispensadas da realização de procedimento licitatório:
as agências reguladoras, por serem autarquias de regime especial.
as fundações públicas, por possuírem natureza jurídica de direito privado.
as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica, na venda de bens por ela produzidos em virtude de suas finalidades.
as empresas públicas, devido a sua natureza jurídica de direito privado.
as agências executivas que firmarem com a União contrato de gestão, nos termos do parágrafo 8 do artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Antes da edição da Constituição Federal e das agências reguladoras que foram criadas após 1988, já existiam entes estatais com funções reguladoras, dentre os quais inclui-se o
Departamento Nacional do Açúcar.
Instituto Nacional do Café.
Instituto do Café e Álcool.
Departamento Nacional de Energia Elétrica.
Departamento Nacional do Petróleo.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
São atributos da Auditoria de Gestão
verificar a execução de contratos, exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos.
assegurar a adequação, privacidade dos dados e informações oriundas dos sistemas eletrônicos de processamento de dados.
observar a legislação especifica que assegura a privacidade dos dados gerados por sistemas eletrônicos de processamento de dados da administração pública direta.
examinar situações consideradas relevantes ou de natureza extraordinária sobre a ordenação de gastos pela autoridade máxima do órgão de administração pública indireta.
obter elementos comprobatórios que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade e refletem adequadamente a situação econômica-financeira e de gestão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...