Lista completa de Questões sobre Princípios da Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os princípios da Administração Pública estabelecidos expressamente na Constituição Federal são
São princípios constitucionais informativos do Direito Administrativo:
legalidade, publicidade e pessoalidade.
eficiência, legalidade e contraditório.
descontinuidade, igualdade e improbidade.
moralidade, disponibilidade e supremacia do interesse público.
arbitrariedade, publicidade e eficiência.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Em relação aos princípios do Direito Administrativo, assinale a alternativa incorreta.
O princípio da legalidade é princípio basilar do regime jurídico-administrativo e consagra a idéia de que a Administração Pública só pode ser exercida na conformidade da lei.
O princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado não está expressamente enunciado na Constituição Federal, porém, permite que a Administração Pública, nos termos da lei, constitua terceiros em obrigações mediante atos unilaterais.
Em razão do princípio da indisponibilidade do interesse e dos bens públicos são vedados ao administrador quaisquer atos que impliquem em renúncia de direitos da Administração.
A publicação dos atos administrativos é uma faculdade conferida ao administrador público, pois o direito à informação sobre os assuntos públicos deve ser exercido, pelo particular, por intermédio do Poder Judiciário.
Pelo princípio da eficiência, espera-se do agente público o melhor desempenho possível de suas atribuições funcionais, de forma a obter os melhores resultados, possibilitando a satisfação adequada às necessidades da sociedade.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
O princípio que instrumentaliza a Administração para a revisão de seus próprios atos, denomina-se
Razoablidade.
Autotutela.
Impessoalidade.
Proporcionalidade.
Eficiência
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
São princípios básicos da administração pública que estão consubstanciados em regras de observância permanente e obrigatória para o administrador:
da legalidade, da eficiência, da rescisão unilateral dos contratos.
da moralidade, da proporcionalidade, da privacidade e da disciplina.
da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da eficiência, e da publicidade.
da executoriedade dos contratos, da vinculação ao instrumento convocatório. Da legalidade e da impessoalidade.
do julgamento objetivo, da adjudicação compulsória, da igualdade e da legalidade.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, relativamente ao direito administrativo, considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com fundamento no princípio da proporcionalidade, a sanção por ato de improbidade administrativa deve ser fixada com base na extensão do dano causado e no proveito patrimonial obtido pelo agente.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Paulo ingressou com pedido formal de consulta perante determinado órgão público federal, visando esclarecer como deveria ser aplicada a Lei X, em vigor há mais de 5 anos. Por meio dessa consulta, Paulo descobriu que a administração tinha emitido ato administrativo baseado em parecer jurídico emitido por membro da Advocacia-Geral da União, que mudou o entendimento existente até então, conferindo à referida lei uma nova interpretação.
Quanto à situação hipotética descrita, aos princípios aplicáveis à administração pública e aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.
Na hipótese em apreço, como não houve alteração na lei, mas apenas mudança da sua interpretação, de acordo com o princípio da legalidade, essa nova interpretação deve retroagir para alcançar os atos praticados com base na antiga interpretação.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2007
Dentre os princípios fundamentais que regem a administração pública, está a eficiência, que é alcançada quando o agente público:
emprega meios e instrumentos que atendem a interesses pessoais
cuida de somente fazer o que a lei antecipadamente autoriza
realiza suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional
garante que a coletividade tome conhecimento dos atos administrativos praticados
age respeitando os padrões éticos dominantes
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os princípios da administração pública direta, indireta ou fundacional, definidos no caput do artigo 37 da Constituição Federal, são
hierarquia, legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.
hierarquia, legalidade, publicidade, universalidade e eficácia.
legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
impessoalidade, legalidade, moralidade, efetividade e discricionariedade.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A doutrina contemporânea perfilha o entendimento de que a estrutura normativa é composta por princípios e regras jurídicas. Os princípios, que são mais genéricos e abstratos do que as regras, não estão subsumidos a uma situação de fato (possuindo uma dimensão de peso ou importância). Nesse sentido, nos termos do art. 37 da Constituição Federal, a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deve obedecer aos seguintes princípios:
legalidade, informalidade, continuidade, segurança jurídica e ampla defesa;
legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;
legalidade, moralidade, razoabilidade, economicidade e motivação;
legalidade, verdade real, proporcionalidade, oficialidade e moralidade;
legalidade, moralidade, subsidiariedade, urbanidade e hierarquia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...