Lista completa de Questões sobre Procedimento, Julgamento e Fases para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Lei nº 8.666/1993, poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários
o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica.
a empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico.
a empresa cujo autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou responsável técnico.
o servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.
o autor do projeto, como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização ou supervisão, a serviço exclusivamente da Administração interessada.
Após sagrar-se vencedor em procedimento licitatório para execução de obra pública, o particular subcontratou parte dos serviços objeto do contrato celebrado com a Administração. De acordo com a Lei nº 8.666/1993, essa subcontratação é
legal, desde que no limite admitido no edital e no contrato, sem prejuízo das responsabilidades legais e contratuais do contratado.
ilegal, tendo em vista que o contrato administrativo é intuito personae, constituindo a subcontratação uma burla ao procedimento licitatório.
ilegal, exceto se o contrato tiver sido celebrado na modalidade empreitada integral e sempre mediante prévia e expressa anuência da Administração.
legal, independentemente de autorização da Administração ou desde que os serviços subcontratados sejam acessórios e não exijam capacitação técnica objeto de aferição no procedimento licitatório.
ilegal, eis que a subcontratação somente é admitida na hipótese de incapacidade superveniente do contratado para executar a integralidade do contrato, apurada em procedimento administrativo.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
A partir de 04 de janeiro de 2012, para requerer o Certificado de Registro Cadastral, de que trata o artigo 35 da Lei nº 8.666/93, passou a ser exigida dos interessados como documentação relativa à regularidade fiscal, a prova de
inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho.
inscrição no cadastro de contribuinte estadual ou municipal, se houver.
regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal.
regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
Kaspary (2007) define que a natureza do edital é que determina quais os elementos específicos que nele deverão constar, fixados pela Administração, mediante ato normativo.
Assim, conforme disposições no artigo 40 da Lei nº 8.666/1993, os editais de licitação deverão conter, entre outros, os seguintes elementos ou indicações:
I. No preâmbulo deverão constar: o número de ordem, em série anual, a modalidade, o regime de execução e o tipo de licitação.
II. O local, o dia e a hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para o início da abertura dos envelopes, também deverão constar no preâmbulo do edital.
III. No corpo do texto do edital, constarão o objeto da licitação, as condições para participação na licitação e a forma de apresentação das propostas.
IV. Os critérios para julgamento, com disposições claras e parâmetros objetivos, bem como os critérios de aceitabilidade dos preços unitários e global, são elementos obrigatórios no texto do edital.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:
I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;
II - empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo;
III - servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação;
Indique a alternativa correta:
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
Apenas a alternativa I e II estão corretas.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas na Lei Federal n.º 8.666/93.
II. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.
III. A licitação será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
IV. Nos casos de inexigibilidade e dispensa de licitação não há necessidade de selecionar a proposta mais vantajosa para a administração, pois é escolhido um fornecedor único.
Apenas I está correta.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
A licitação é dividida em duas fases. Na fase
interna ligada ao procedimento, a qualificação técnica é objeto de averiguação técnica demonstrando se o licitante tem aptidão para executar o objeto do futuro contrato.
interna ligada ao procedimento, a habilitação apura a idoneidade e capacidade dos licitantes para executar o objeto do futuro contrato.
interna ligada à preparação do processo, se inicia pela definição do tipo e modalidade de licitação.
externa ligada ao procedimento, o edital de convite representa a etapa final.
interna ligada à preparação do processo, a adjudicação é a fase final do procedimento.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, julgue os próximos itens, relativos a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. A proposta cujo valor global for inferior ao preço de mercado será considerada inexequível.
O Estado do Ceará pretende realizar procedimento licitatório na modalidade concurso, para a escolha de trabalho científico. Nos termos da Lei nº 8.666/1993, o edital deverá ser publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de
30 dias.
45 dias.
10 dias.
15 dias.
40 dias.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Com relação a Lei nº 8.666, de 21/06/1993, é correto afirmar que:
nas licitações para a execução de obras é permitida a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades (Art.7 § 4º).
a licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas até a respectiva abertura (Art.3, § 3º).
convite é um tipo de licitação entre interessados do ramo para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios aos vencedores (Art. 22, § 3º).
o tipo de licitação maior lance ou oferta será utilizado exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual (Art.46).
a não liberação, por parte da Administração, de área, para execução de obra, nos prazos contratuais, não constituem motivo para rescisão do contrato (Art.78, Inciso XVI).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...