Lista completa de Questões sobre Serviço Público para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os serviços públicos que a Administração presta sem ter usuários determinados (uti universi), diferenciam-se daqueles prestados individualmente (uti singuli) porque
são divisíveis, ou seja, sua utilização é mensurável.
têm usuários determinados.
geram direito subjetivo à sua obtenção.
satisfazem indiscriminadamente a população.
são remunerados por meio de tarifa.
Direito Administrativo - Serviço Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
De acordo com a doutrina nacional e jurisprudência dominante no STF, assinale a opção correta.
Tratando-se de ato omissivo do poder público, a responsabilidade civil por tal ato é objetiva.
A falta do serviço — faute du service dos franceses — dispensa o requisito da causalidade, vale dizer, do nexo de causalidade entre a ação omissiva atribuída ao poder público e o dano causado a terceiro.
A reparação do dano causado a terceiro não pode ser feita no âmbito administrativo, ainda que a administração reconheça desde logo a sua responsabilidade e haja entendimento entre as partes quanto ao valor da indenização.
A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público é objetiva quanto aos usuários do serviço, mas pode ser estendida a outras pessoas que não ostentem a condição de usuário.
A falta do serviço decorre do não-funcionamento ou do funcionamento insuficiente, inadequado, tardio ou lento do serviço que o poder público deve prestar.
Sobre as concessões de serviços públicos, analise as afirmativas:
I - Com a extinção da concessão retornam ao poder concedente todos os bens reversíveis, direitos e privilégios transferidos ao concessionário.
II - O poder concedente não poderá promover a intervenção no contrato de concessão.
III - Em nenhuma hipótese as tarifas remuneratórias do serviço público poderão ser fixadas de forma diferenciada.
A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:
Sobre as concessões e permissões de serviço público, analise as afirmativas a seguir:
I - A concessão pode ser formalizada com pessoa natural ou jurídica escolhida mediante licitação.
II - A modalidade licitatória usada para escolha do concessionário será sempre a concorrência.
III - Não há necessidade de licitação para escolha do permissionário de serviço público.
A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:De acordo com as classificações e princípios usados para os serviços públicos, é INCORRETO afirmar que:
Na concessão de serviço público, considera-se encargo da concessionária
Direito Administrativo - Serviço Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Foi celebrado um convênio entre o Ministério do Meio Ambiente e a Universidade de Brasília (UnB) para desenvolvimento de um programa de capacitação técnica em Desenvolvimento Sustentável voltado para os técnicos do IBAMA.
O plano de trabalho do convênio prevê a produção de material didático, em meio digital, e o desenvolvimento de ambiente virtual de ensino-aprendizagem, para o qual a UnB prevê a contratação de serviços de terceiros (pessoa jurídica).
Publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 28/12/2004, esse convênio irá vigorar até 30/9/2005.
Considerando a situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.
A entidade prestadora de serviço que vier a desenvolver o ambiente virtual de ensino-aprendizagem poderá receber da UnB, a título de antecipação de pagamento, um sinal correspondente a 50% do valor global do serviço contratado.
Direito Administrativo - Serviço Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base na Instrução Normativa STN n.º 1, de 15/1/1997, julgue os próximos itens.
Nos convênios que a União vier a celebrar com órgão ou entidade dependente de algum estado federado, envolvendo a transferência de recursos do orçamento federal, o estado deverá participar como interveniente e seu representante também assinará o termo de convênio.
Direito Administrativo - Serviço Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em um governo cuja estrutura gerencial baseia-se na gestão da qualidade total, a autoridade é centralizada, enfatizando o trabalho conjunto das equipes de gerentes, especialistas e funcionários.
Quando o órgão público de controle do governo é capaz de, por intermédio dos relatórios e dos controles de saída de recursos, apurar os mínimos erros e desperdícios na construção de uma ponte, por exemplo, é correto afirmar que tal governo possui gerenciamento de qualidade total.
Considere que uma regional administrativa esteja realizando reuniões, discussões e seminários sobre a gestão de qualidade total mesmo depois de todos a terem adotado. Tal postura em nada impacta na busca da melhoria contínua como instrumento para a excelência no serviço público.
Quanto à percepção do desempenho individual, uma gerência pública tradicional enfatiza o indivíduo, medindo o seu desempenho por meio de avaliações periódicas, recompensando ou castigando os resultados individuais.
Em uma relação moderna, sobretudo na área governamental, o preço torna-se o fator primordial na seleção dos fornecedores, em detrimento da qualidade dos seus produtos e da sua reputação.
Direito Administrativo - Serviço Público - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende de maneira plena e confiável as necessidades do cliente.
Com base neste pressuposto da qualidade, assinale a alternativa INCORRETA.
A análise da relação custo/benefício, na implantação da qualidade, é irrelevante.
O funcionário público é o fator básico de geração da qualidade.
A gestão da qualidade demanda a melhoria contínua da organização.
O funcionário público repassa para a sociedade os benefícios e as restrições de sua satisfação no trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...