Lista completa de Questões de Direito Civil do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das pessoas e dos bens, julgue os itens a seguir.
Se, no curso de uma ação, for verificada a ocorrência de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou confusão de patrimônio, poderá o juiz decidir de ofício, ou a requerimento de quaisquer pessoas interessadas, que os efeitos das relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos sócios, dissolvendo a pessoa jurídica por fraude dos administradores ou sócios.
No que diz respeito às pessoas jurídicas, assinale a afirmativa correta.
A teoria da desconsideração da pessoa jurídica é aplicável em caso de abuso na utilização da entidade para prejudicar terceiros ou fraudar a lei. Portanto, admite-se, excepcionalmente, a aplicação da teoria da aparência na citação de pessoa jurídica.
As pessoas jurídicas não têm existência distinta das dos seus membros.
Os sócios, individualmente, têm legitimidade para defender os interesses da sociedade, em nome próprio, contra terceiros.
Serão representadas em juízo apenas ativamente, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, não os designando, por seus diretores.
Serão representadas em juízo apenas passivamente, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, não os designando, por seus diretores.
Candido, brasileiro, pai de Sofia, pretende impedir a viagem de sua filha aos Estados Unidos, em companhia do seu namorado Augusto, aduzindo ser o seu sustentáculo moral e material. Sofia completou em 2004, dezoito anos de idade. À luz do novo Código Civil, a maioridade é atingida aos:
NÃO se verifica a emancipação:
pelo casamento;
pela união estável;
pelo exercício de emprego público efetivo;
pela colação de grau em curso de ensino superior;
pela relação de emprego que assegure ao menor com dezesseis anos de idade completos uma economia própria.
Uma pessoa com dezesseis anos de idade, emancipada pelos pais:
somente pode tirar carteira de habilitação para dirigir veículo automotor com autorização dos pais;
somente pode tirar carteira de habilitação para dirigir veículo automotor se tal autorização estiver contida no ato de emancipação;
pode tirar carteira de habilitação para dirigir veículo automotor independentemente de qualquer autorização especial;
não pode tirar carteira de habilitação para dirigir veículo automotor;
somente pode tirar carteira de habilitação para dirigir veículo automotor se no ato de emancipação não houver esta proibição.
A concessão da carta de patente não é vitalícia e é determinada pela legislação de cada nação. Indique qual é o prazo de vigência de patentes no Brasil, de acordo com a Lei nº 9.279.
Patente de invenção tem validade de 20 anos a partir da data de depósito do pedido de patente.
Patente de invenção tem validade de 17 anos a partir da data de concessão da patente.
Patente de invenção tem validade de 20 anos a partir da data de concessão da patente.
Patente de invenção tem validade de 7 anos a partir da data de concessão da patente.
Patente de invenção tem validade de 15 anos a partir da data de depósito do pedido de patente.
Julgue os itens seguintes, referentes à Parte Geral do Código Civil (Lei n.º 10.406/2002).
A personalidade civil inicia-se 24 horas após a primeira respiração, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
Julgue os itens seguintes, referentes à Parte Geral do Código Civil (Lei n.º 10.406/2002).
Pode ser declarada a morte presumida, sem declaração de ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.
Julgue os itens seguintes, no que se refere às pessoas naturais e jurídicas.
As pessoas jurídicas, validamente constituídas, respondem somente com seu patrimônio pelos atos praticados por seus administradores, desde que esses atos sejam praticados sem abuso da personalidade jurídica.
Julgue os itens seguintes, no que se refere às pessoas naturais e jurídicas.
Os direitos da personalidade nascem com a pessoa e a acompanham durante toda a sua existência, tendo como finalidade primordial a proteção das qualidades e dos atributos essenciais da pessoa humana. No entanto, esses direitos são inalienáveis, impenhoráveis e extrapatrimoniais, razão pela qual não admitem qualquer apreciação pecuniária. Assim, não pode o seu titular obter ressarcimento patrimonial, uma vez configurada a lesão ao seu direito personalíssimo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...