Lista completa de Questões de Direito Civil do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Adquiro um veículo por meio de consórcio de uma grande montadora nacional. Após dez parcelas que paguei regularmente, a inflação do período, de seis por cento, impede-me de prosseguir honrando o contrato, motivo pelo qual pretendo pleitear judicialmente sua resolução, uma vez que nesse mesmo período não tive reajuste salarial. Nessas circunstâncias,
não terei sucesso, porque embora a ausência de reajuste salarial e o índice de inflação caracterizem fatos extraordinários e imprevisíveis, não houve manifesta vantagem para o credor.
terei sucesso, pois a união dos dois acontecimentos, ausência de reajuste salarial e índice de inflação do período, caracterizam fatos extraordinários e imprevisíveis, enquadrando-se na teoria da imprevisão.
terei sucesso, pois a análise geral dos fatos caracterizará abuso do direito em favor do credor, com prejuízo indevido para mim enquanto devedor.
não terei sucesso, pois a ausência de reajuste salarial e o percentual inflacionário do período não podem servir de fundamento para aplicação da teoria da imprevisão, não se tratando de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis e não se configurando extrema vantagem para o credor.
terei sucesso se completar pelo menos um ano da aquisição, que é condição essencial para aplicação da teoria da imprevisão no tempo.
Em relação aos contratos, é correto afirmar:
O mandato deve ser específico a um ou mais negócios, determinadamente, defeso o mandato geral.
A prestação de serviço, contratada mediante retribuição, pode ser realizada em face de qualquer trabalho lícito, desde que material, apenas.
Na empreitada, a obrigação de fornecimento dos materiais é presumida.
O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis, perfazendo-se com a tradição do objeto.
A fiança dar-se-á por escrito ou verbalmente, não admitindo interpretação extensiva.
Em relação à compra e venda,
o objeto do contrato será sempre coisa atual, sendo defeso contratar a compra e venda de coisas futuras.
é ilícito às partes fixar o preço em função de índices ou parâmetros, ainda que suscetíveis de objetiva determinação.
válido é o contrato, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço, por se tratar de cláusula meramente potestativa.
até o momento da tradição, todos os riscos, da coisa e do preço, correm por conta do vendedor.
a fixação do preço pode ser deixada ao arbítrio de terceiro, que os contratantes logo designarem ou prometerem designar.
No seguro de vida ou de acidentes pessoais para o caso de morte,
A teoria do adimplemento substancial, adotada em alguns julgados, sustenta que
Nos contratos relativos ao financiamento imobiliário em geral,
O título de crédito poderá ser emitido
Mévio conduzia seu veículo automotor pela via pública quando se envolveu num acidente automobilístico causado por Tício, o que causou diversos danos físicos em Mévio. Caso este último resolva buscar reparação dos danos, de acordo com o Código Civil, a pretensão de reparação civil em referida hipótese prescreverá em
1 ano.
2 anos.
3 anos.
4 anos.
5 anos.
Mévio conduzia seu veículo automotor pela via pública quando se envolveu num acidente automobilístico causado por Tício, o que causou diversos danos físicos em Mévio. Caso este último resolva buscar reparação dos danos, de acordo com o Código Civil, a pretensão de reparação civil em referida hipótese prescreverá em
Direito Civil - Teoria Geral da Responsabilidade Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considere que o motorista particular de Pedro, ao ultrapassar sinal vermelho, tenha atropelado Carla, que, em consequência do atropelamento, sofreu ferimentos dos quais decorreram danos materiais. Nessa situação hipotética, Pedro
poderá não responder pelos danos, se provar que o motorista agiu infringindo a lei.
responderá por culpa presumida, já que o motorista é considerado um instrumento seu.
responderá por culpa in eligendo.
responderá pelo risco ínsito à atividade desempenhada pelo motorista.
responderá pelos danos, se comprovada a culpa do motorista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...