Lista completa de Questões sobre Pessoas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O domicílio do marítimo é onde
estabeleceu sua residência com ânimo definitivo.
o navio estiver matriculado.
o navio estiver atracado.
for encontrado.
residir sua família.
Os partidos políticos, as associações públicas e as organizações religiosas são pessoas jurídicas de direito
privado.
privado, público e público, respectivamente.
público, privado e privado, respectivamente.
público.
privado, público e privado, respectivamente.
Nos termos estabelecidos pela legislação civil brasileira, NÃO cessará para os menores a incapacidade
O prazo decadencial para anular constituição de pessoa jurídica de direito privado, por defeito do ato respectivo, é de
Considerando a personalidade e os direitos que lhe são inerentes, julgue os itens que se seguem.
A vida privada da pessoa natural é inviolável e, no curso de um processo, independentemente de requerimento do interessado, o juiz adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a essa norma.
A pedido do Ministério Público, José, juiz de direito, em ação que lhe competia intervir, decidiu estender aos bens de uma pessoa jurídica os efeitos patrimoniais de obrigação assumida por pessoa física que figura como sua sócia majoritária. José entendeu que, em decorrência da confusão patrimonial entre as referidas pessoas jurídica e física, houve lesão ao credor. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
A decisão de José implica desconsideração da personalidade jurídica, mas, não poderia ter sido tomada, nessa situação, pois depende exclusivamente de pedido das partes, e não, do Ministério Público.
O CC prevê, de forma expressa, a possibilidade de o juiz determinar a desconsideração da personalidade jurídica. No entanto, a decisão tomada no caso em tela não encontra amparo na doutrina ou na jurisprudência, pois foi atingido o patrimônio da pessoa jurídica, quando deveria ter sido atingido o patrimônio da pessoa física.
A decisão foi correta, eis que aplicou a chamada teoria da desconsideração da personalidade jurídica, que, no Direito brasileiro, possui fonte exclusivamente jurisprudencial, sem que haja previsão legal expressa desta possibilidade no CC.
Nessa situação, José aplicou corretamente o que a doutrina denomina de desconsideração inversa da personalidade jurídica, atingindo-se o patrimônio da pessoa jurídica para garantir a satisfação da obrigação assumida pela pessoa física que compõe o quadro societário da primeira.
A decisão foi incorreta eis que, conforme disciplina a matéria no CC, demandaria prova robusta do propósito de fraudar a lei ou de cometer ato ilícito, requisitos de ordem subjetiva imprescindíveis à aplicação da desconsideração da personalidade jurídica segundo o mencionado diploma.
Com base no que determina o CC, julgue os itens a seguir, acerca do domicílio das pessoas naturais.
I Considere que Maurício, mesmo mantendo mais de uma residência, passe dois finais de semana por mês naquela em que vive com sua família. Nessa situação, o único domicílio de Maurício é a casa em que vive com a família.
II Suponha que Renato, advogado, pretenda ajuizar ação com o objetivo de ver declarada a nulidade de uma cláusula da convenção de condomínio do prédio em que mora. Nessa situação, Renato pode declarar como domicílio o seu domicílio profissional, pois é advogado e atuará em causa própria.
III A mudança de domicílio é determinada pela transferência de residência com a intenção manifesta de mudar-se, o que se pode demonstrar tanto pelas circunstâncias da própria alteração de endereço como por declarações feitas à municipalidade dos lugares.
IV A pessoa natural que possui mais de um domicílio profissional pode ser demandada em qualquer um desses locais, independentemente de haver correspondência entre a relação profissional e os diversos lugares onde se exerce a profissão.
V A pessoa natural que não possuir residência habitual, pode ser demandada no domicílio de seus pais, se lá for encontrada.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e IV.
II e V.
III e V.
A sucessão do ausente obedece a lei do país
onde foi visto pela última vez.
em que se situam seus bens imóveis.
onde ocorreu o desaparecimento.
em que era domiciliado o desaparecido.
onde residirem seus filhos.
A incapacidade, para os menores, cessará, pelo(a)
casamento.
ingresso em curso de ensino superior.
aprovação em concurso público.
assinatura da CTPS.
declaração dos pais, desde que reconhecida por autenticidade.
Considerando a personalidade e os direitos que lhe são inerentes, julgue os itens que se seguem.
Sem autorização, não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial, tampouco o pseudônimo adotado para atividades lícitas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...