Lista completa de Questões de Direito Comercial / Empresarial do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Comercial / Empresarial - Cheque - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
A assinatura de pessoa estranha à emissão do cheque, no anverso deste, é considerada:
Direito Comercial / Empresarial - Companhia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
De acordo com a Lei n.º 6.404/76, é correto afirmar que o acionista controlador
fica subordinado às decisões superiores emanadas do conjunto de acionistas, devendo cumprir suas deliberações.
deve usar o seu poder com o fim de fazer a companhia cumprir seu objetivo social e gerar lucro aos acionistas, independente do cumprimento da sua função social.
deve usar seu poder para que a companhia gere lucro aos acionistas, independente do cumprimento da sua função social, mas devendo respeitar os direitos dos trabalhadores.
deve usar o seu poder para que a companhia cumpra sua função social, independente da realização do seu objetivo social, o que não caracteriza desvio de função, devendo respeitar tão somente os direitos dos trabalhadores.
deve usar seu poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objeto social e cumprir sua função social, com deveres e responsabilidades para com os demais acionistas, trabalhadores e comunidade, cujos direitos e interesses deve lealmente respeitar e atender.
Quanto ao estabelecimento, atente às três postulações seguintes:
I. O adquirente do estabelecimento não responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, contabilizados ou não, exceção feita aos débitos fiscais.
II. Seu conceito é o de tratar-se de todo complexo de bens organizado para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.
III. Salvo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos subsequentes à transferência.
É correto afirmar que SOMENTE
o item I é verdadeiro.
o item III é verdadeiro.
os itens I e II são verdadeiros.
os itens I e III são verdadeiros.
os itens II e III são verdadeiros.
Direito Comercial / Empresarial - Companhia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
Em relação à ação de responsabilidade civil contra o administrador de companhia, pode-se afirmar que
independe, em regra, de deliberação a ser tomada em assembleia geral.
compete ordinariamente à própria companhia promovê-la.
poderá ser promovida, ordinariamente, por qualquer acionista.
é cabível para responsabilizar os membros do Conselho de Administração, mas não da Diretoria.
deve ser promovida, ordinariamente, pelo acionista controlador.
Direito Comercial / Empresarial - Companhia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
A companhia que pode ser constituída, mediante escritura pública, tendo como único acionista sociedade brasileira, é denominada de
coligada.
controlada.
holding.
subsidiária integral.
companhia pública de economia mista.
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Bancários - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Nas ações referentes a contratos bancários, é CORRETA a afirmação:
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Mercantis - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto a contratos mercantis, assinale a opção correta.
Os contratos serão considerados mercantis quando pelo menos um dos contratantes for empresário. Esses contratos podem ser regulados por dois regimes jurídicos, o Código Civil, quando as duas partes estiverem em posição de igualdade, ou o CDC, quando uma das partes estiver em situação de vulnerabilidade econômica em relação à outra.
No contrato de prestação de serviços, se o serviço for prestado por quem não possua título de habilitação ou não satisfaça requisitos estabelecidos em lei, não poderá o prestador cobrar a retribuição normalmente correspondente ao trabalho executado, mas, se da prestação dos serviços resultar benefício para a parte contratante, o juiz atribuirá a quem o prestou uma compensação razoável, ainda que tenha ocultado dolosamente sua falta de habilitação. Isso ocorre porque o direito repudia o enriquecimento sem causa.
No contrato de compra e venda mercantil, é defeso às partes fixar o preço em função de índices ou parâmetros, ainda que estes sejam suscetíveis de determinação objetiva.
No contrato de leasing, uma pessoa jurídica é proprietária de um bem de interesse de seu cliente e, em seguida, transfere a posse direta desse bem ao interessado mediante pagamento periódico de certo valor, por um prazo previamente determinado. Ao final desse prazo, aquele que usufrui do bem pode optar por renovar o contrato por igual prazo, adquirir o bem em definitivo, mediante pagamento de certo valor residual previamente definido, ou simplesmente devolver o bem.
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Mercantis - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos diversos aspectos da defesa da concorrência, julgue os itens subsequentes.
Quando a legislação brasileira proíbe a utilização de subsídios para a redução artificial de preços, está coibindo uma prática restritiva horizontal.
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Mercantis - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos diversos aspectos da defesa da concorrência, julgue os itens subsequentes.
As leis nacionais, em nenhuma hipótese, podem ser aplicadas a infrações econômicas ocorridas no exterior.
Direito Comercial / Empresarial - Contratos Mercantis - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
No contrato de representação comercial autônoma a prazo certo, a indenização corresponderá à importância equivalente à
1/12 do total da retribuição auferida até a data da rescisão.
1/12 da média mensal da retribuição auferida até a data da rescisão, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual.
15% do valor de todas as retribuições auferidas até a data da rescisão.
15% da média mensal da retribuição auferida até a data da rescisão, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual.
média mensal da retribuição auferida até a data da rescisão, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...