Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São direitos sociais, exceto:
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Analise as assertivas a seguir, relativas aos direitos e garantias fundamentais, e marque com "V" as verdadeiras e com "F" as falsas; em seguida, marque a opção correta.
V, F, V, V, F
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V
F, V, F, V, F
F, V, F, F, V
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais garantidos expressamente pela Constituição Federal, exceto:
Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal será composto de membros, do Ministério, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes. Recebidas as indicações:
os membros serão nomeados pelo Presidente da República, após apresentação de lista sêxtupla pelo Congresso Nacional;
os membros serão nomeados pelo Presidente da República, após apresentação de lista tríplice pelo Senado Federal;
o Senado Federal formará lista sêxtupla, enviando-a ao Poder Executivo para escolha e nomeação;
o Tribunal formará lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos vinte dias subseqüentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação;
os membros serão nomeados pelos respectivos Tribunais após análise de lista tríplice.
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A Constituição proíbe a distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.
II - É direito dos trabalhadores a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até seis anos de idade em creches e pré-escolas.
III - O aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei, constitui direito previsto pela Constituição Federal.
Direito Constitucional - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
No que tange aos sigilos fiscal e bancário, observa-se que
o Habeas Corpus é ação constitucional adequada para resguardar direito líquido e certo, portanto, idôneo para o judiciário reconhecer o direito e não quebrar os sigilos bancário e fiscal, salvo em hipóteses excepcionais.
são relativos e apresentam limites, podendo ser devassados pela Justiça Penal ou Civil e pelas Comissões Parlamentares de Inquérito, entretanto, não podem ser quebrados por requisição fiscal em procedimento administrativo.
o Tribunal Regional Eleitoral, conforme orientação do Supremo Tribunal Federal, pode decretar a quebra do sigilo bancário de parlamentar em investigação criminal.
é facultativa a manutenção do sigilo, quando fiscal, pelos órgãos competentes em relação às pessoas estranhas à causa, assim como a individualização do objeto da investigação.
são absolutos porque não apresentam limites nas leis tributárias e no âmbito da legislação bancária nacional e internacional, prevalecendo, ainda, o princípio do contraditório na fase inquisitorial.
Por iniciativa de deputados filiados a um partido político e por orientação deste, a assembléia legislativa de um estado da federação (estado A) autorizou a realização de plebiscito às populações diretamente interessadas e sediadas em determinada vila, com vistas à transformação desta em município. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do referido estado marcou a data do plebiscito.
Com base nessa situação hipotética e sabendo que a vila em questão situa-se em região que é objeto de disputa judicial, instaurada em face da divergência concernente à exata definição dos limites territoriais entre dois estados da federação (estados A e B), julgue os itens seguintes.
Eventual ação judicial intentada pelo estado B contra o ato da Assembléia Legislativa do estado A deverá ser proposta perante o STF, a quem compete, segundo a Constituição da República, processar e julgar originariamente as causas e os conflitos entre os estados-membros da Federação.
Direito Constitucional - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Em relação aos tipos de controle da administração financeira e orçamentária, em face do Direito Constitucional brasileiro, encontram-se, entre outros,
I. aquele que vem expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços.
II. o cabível aos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização das despesas, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações.
III. o referente aos agentes da administração responsáveis por bens e valores públicos.
Tais situações dizem respeito, respectivamente, ao controle de
resultados e cumprimento de programas de trabalho de metas; legalidade; fidelidade funcional.
economicidade; legitimidade; resultados e cumprimento de programas de trabalho de metas.
legalidade; economicidade; resultados e cumprimento de programas de metas.
legitimidade; resultado e cumprimento de programas de metas; fidelidade funcional.
fidelidade funcional; economicidade; legalidade.
Entre as garantias de que gozam os juízes, pode-se indicar a:
estabilidade, após três anos de efetivo exercício;
inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, conforme estabelecido no texto constitucional;
irrenunciabilidade, após dois anos de efetivo exercício;
garantia de subsídios;
efetividade, dependendo a perda do cargo de deliberação do Tribunal.
Direito Constitucional - TSE, TREs e Juízes Eleitorais - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2003
Assinale a opção correta.
O Tribunal Superior Eleitoral é órgão da Justiça Eleitoral (CF, art. 118, I), composto, no mínimo, de sete membros. Destes, cinco são escolhidos:
por nomeação do Presidente da República, mediante indicação do Supremo Tribunal Federal
mediante lista sêxtupla organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil.
por nomeação do Presidente da República, indicados pelo Senado Federal.
mediante eleição, pelo voto secreto, dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal (3) e do Superior Tribunal de Justiça (2).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...