Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os direitos individuais do cidadão, é correto afirmar que:
a tortura é um método legal e válido para interrogatório.
são invioláveis a integridade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.
a manifestação do pensamento deve, sempre e antes de ser publicada, ser analisada por órgão público de censura.
homens e mulheres não são iguais em direitos e obrigações; afinal, o homem é o chefe da família.
Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Marque a opção INCORRETA.
O Direito Constitucional no Brasil, pós-Constituição de 1988, passou a preocupar-se com o aperfeiçoamento dos direitos e das garantias fundamentais. Com base na Constituição Federal vigente, assinale a alternativa correta.
Assinale a opção correta.
A lei, e somente a lei em sentido estrito, pode estabelecer o direito de fiança para os acusados de tráfico de entorpecentes.
O brasileiro nato ou naturalizado pode ser extraditado em casos de crimes definidos como hediondos.
As provas ilícitas são inadmissíveis no processo civil e penal; podem, porém, ser utilizadas como meio de convencimento no processo administrativo, sempre que não haja outra forma de se desvendar a verdade real.
Quando a Constituição estabelece que não haverá crime sem lei anterior que o defina, a palavra lei é empregada em sentido amplo, abrangendo qualquer ato normativo, como, por exemplo, a medida provisória e a lei delegada.
Um historiador interessado em conhecer os dados mantidos em órgão público a respeito de um certo personagem da História do país não tem legitimidade para impetrar habeas data visando ao acesso a tais registros.
Marque a alternativa correta sobre a eficácia e previsão dos direitos fundamentais no ordenamento constitucional brasileiro:
Por força do princípio da aplicabilidade imediata, nenhum direito fundamental reclama a intervenção do legislador para a sua plenitude eficacial.
A aplicabilidade imediata dos direitos e garantias individuais torna dispensável a interposição do mandado de injunção e da ação direta de inconstitucionalidade por omissão, com referência às normas constitucionais que consagram tais direitos.
Os direitos fundamentais estão taxativamente previstos nos artigos 5º a 17 da Constituição Federal.
O princípio da aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais estabelece aos órgãos estatais a tarefa de reconhecer a maior eficácia possível a esses direitos.
Quanto à competência legislativa concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a doutrina diferencia três espécies de atuação normativa: a plena, a complementar e a supletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes previsões do art. 5º da Constituição Federal, que contém o rol de direitos e garantias fundamentais:
" I – Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;"
" VIII – Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa fixada em lei;"
" XXXVII – Não haverá juízo ou tribunal de exceção."
As referidas normas identificam, respectivamente:
Os princípios da reserva legal, da igualdade e da ampla defesa.
O princípio da legalidade, o direito de manifestação do pensamento e o direito de amplo acesso ao Poder Judiciário.
O direito de liberdade de ação, o direito de escusa de consciência e o princípio do juiz natural.
O direito de liberdade da pessoa física, o direito de liberdade de crença e o princípio da unicidade da jurisdição.
NÃO é requisito de elegibilidade no Brasil:
o pleno exercício dos direitos políticos.
curso superior completo.
nacionalidade brasileira.
filiação partidária.
Admitida a acusação contra o Presidente da República, por 2/3 da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento, nos crimes de responsabilidade perante
A respeito do processo legislativo, é correto afirmar:
Os Estados-membros são livres para regular aspectos do processo legislativo referentes à reserva de iniciativa de modo diferente do estabelecido plano federal.
A Constituição Federal expressamente proíbe que os Estados-membros e os Municípios adotem as medidas provisórias como instrumento normativo.
Não se admite a regulação, por meio de medida provisória, de matéria para a qual a Constituição requer lei complementar.
A medida provisória é instrumento normativo hábil para tipificar condutas como crime.
Os projetos de lei da iniciativa privativa do Presidente da República não podem sofrer emendas no Congresso Nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...