Questões de Direito Constitucional

Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União, de acordo especificamente com o texto da Constituição de 1988, são partes legítimas as dispostas nas alternativas abaixo, salvo:

    A) qualquer cidadão

    B) partido político

    C) associação

    D) sindicato

    E) autarquia

Acerca dos Remédios Constitucionais, assinale a alternativa CORRETA.

    A)

    A impetração do habeas data está sujeita a prazo decadencial.



    B) O mandado de injunção é gratuito

    C) É possível a impetração de habeas corpus contra ato de agente privado.

    D) Não há previsão de custas e de ônus de sucumbência para a ação popular.

    E) Asentença que julga procedente a ação popular está sujeita ao duplo grau de jurisdição.

Com relação ao Estado de Defesa, assinale a alternativa CORRETA

    A) O estado de defesa não restringe o direito ao sigilo de comunicação telefônica

    B) O prazo de duração do estado de defesa poderá ser prorrogado por sessenta dias.

    C) O estado de defesa não mitiga o direito de reunião.

    D) Como medida mais branda, não exige autorização prévia do Congresso Nacional.

    E) O estado de defesa não limita o direito ao sigilo de correspondência.

Quanto ao serviço público, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Os essencialistas definem uma atividade como serviço público tomando por base o seu regime de prestação.

    B) É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

    C) A atividade dos notariais e de registro se enquadra como serviço público em sentido estrito e não como atividade jurídica, já que seus delegatários exercem delegação obtida com a aprovação em concurso público de provas e títulos.

    D) Conforme a Constituição Federal, a prestação de serviços públicos incumbe apenas diretamente ao poder público.

    E) A regulação de serviços públicos é uma atividade que pode ser delegável a particulares.

No que se refere ao mandado de segurança, assinale a opção CORRETA:

    A) A concessão da liminar não prioriza o julgamento perante os mandados de segurança com liminares denegadas.

    B) A teoria da encampação pode ser aplicada no mandado de segurança, quando não existir vínculo hierárquico entre a autoridade que prestou informações e a que ordenou a prática do ato impugnado.

    C) A autoridade coatora, por ser quem presta as informações, é quem detém capacidade processual.

    D) A competência tributária, por seu turno, sob o enfoque fiscal não irá determinar a Justiça ou o Juízo a ser distribuído o mandamus.

    E) A doutrina diverge sobre quem efetivamente deve configurar no polo passivo da demanda: se a “autoridade coatora”, ou a pessoa jurídica, ou o órgão público a quem esta pertence.

No que concerne aos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Os direitos fundamentais são estanques, podem ser reunidos em elenco fixo, constituindo uma categoria jurídica fechada.

    B) A Constituição Federal de 1988, ao arrolar os direitos fundamentais, classifica-os em cinco grupos distintos: direitos individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos.

    C) A Constituição Federal não reconhece a possibilidade de restrições ou suspensão temporárias de direitos fundamentais.

    D) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados de acordo com o rito estabelecido para a aprovação das emendas à Constituição (dois quintos dos membros das Casas do Congresso Nacional, em dois turnos de votação) passarão a gozar de statuts constitucional, situando-se no mesmo plano hierárquico das demais normas constitucionais.

    E) A primeira norma internacional sobre direitos humanos com força de emenda constitucional foi o Tratado de Marraqueche para Facilitar o Acesso a Obras Publicadas às Pessoas Cegas, com Deficiência Visual ou com outras Dificuldades para Ter Acesso ao Texto Impresso.

De acordo com a Constituição Federal em seu o Art. 1º a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A soberania. II. A cidadania. III. A dignidade da pessoa humana. IV. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. V. O pluralismo político.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

São princípios fundamentais da democracia:
I. Liberdade do indivíduo perante os representantes do poder político, especialmente face ao Estado; II. Liberdade de opinião e de expressão da vontade política; III. Multiplicidade ideológica; IV. Liberdade de imprensa; V. Acesso à informação; VI. Igualdade dos direitos e oportunidades favoráveis para que o povo e os partidos se pronunciem sobre todas as decisões de interesse geral; VII. Alternância do poder de acordo com os interesses dos cidadãos.
Estão CORRETAS:

    A) I, II, III e IV apenas.

    B) II, IV, V e VI apenas.

    C) III, IV, V e VI apenas.

    D) I, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV, V, VI e VII.

Segundo a Constituição Federal, 1988, art. 206, “o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, entre outros, EXCETO:

    A) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

    B) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

    C) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, bem como a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    D) Amparo às crianças e adolescentes carentes.

    E) Piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.

Com base na Constituição Federal, analise os itens a respeito da Fiscalização do Município e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    B) O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    C) O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    D) As contas dos Municípios ficarão, durante trinta dias, anualmente, à disposição dos órgãos de controle, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

    E) É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...