Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O art. 102, II, "a", da CF, diz que compete ao Supremo Tribunal Federal a guarda da Constituição, cabendo-lhe precipuamente julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição. Essa competência é
absoluta e material.
absoluta e funcional.
absoluta e territorial.
relativa e material.
relativa e funcional.
É correto afi rmar que compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente:
as ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público.
os crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal.
o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Território.
as causas e os confl itos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta.
a ação em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados.
Compete ao Supremo Tribunal Federal:
1. processar e julgar, originariamente, as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta.
2. processar e julgar, originariamente, os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da União.
3. processar e julgar, originariamente, a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatar às cartas rogatórias.
4. julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência.
5. julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
A Súmula de efeito vinculante:
Encontra-se condicionada, para a sua eficácia, a decisão de 3/5 (três quintos) dos membros do Supremo Tribunal Federal, justificada pela existência de reiteradas decisões anteriores da Corte sobre a matéria Constitucional.
Incidirá sobre a validade, a eficácia e a oportunidade de determinada norma Municipal ou Estadual sobre a qual haja controvérsia atual entre os órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública.
Estende seus efeitos de observância obrigatória à Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, abrangendo autarquias, sociedade de economia mista e fundações.
Comporta revisão ou cancelamento pelo Supremo Tribunal Federal, por iniciativa de qualquer cidadão devidamente qualificado mediante a apresentação de Titulo de Eleitor.
Conforme a orientação jurisprudencial do STF, os notários e registradores:
devem aposentar-se, compulsoriamente, aos setenta anos face ao disposto noArt. 40, §1º, II, da CF.
são detentores de cargos públicos efetivos, porém não adquirem estabilidade após três anos de efetivo exercício.
exercem atividades em caráter privado, por delegação do poder público.
são agentes políticos, pois exercem suas funções mediante mandato com prazo certo.
devem, obrigatoriamente, ser remunerados por subsídio, nos termos da Emenda Constitucional n° 19/1998.
Acórdão do TJ do estado de Rondônia em controle abstrato de lei municipal, declara inconstitucional um ato normativo municipal que viola parâmetro de reprodução obrigatória e compulsória contido na Constituição Estadual. Neste caso, é cabível:
ação direta de inconstitucionalidade, dirigida ao Supremo Tribunal Federal.
recurso extraordinário, dirigido ao Supremo Tribunal Federal.
recurso especial, dirigido ao SuperiorTribunal de Justiça.
nenhum recurso ao Supremo Tribunal Federal, que não possui competência para controlar a constitucionalidade de lei municipal perante a Constituição Estadual.
recurso especial, dirigido ao Supremo Tribunal Federal.
Dentre outras, é competência do Superior Tribunal de Justiça, processar e julgar originariamente,
os habeas data e os mandados de segurança contra ato de Ministros de Estado ou do próprio Tribunal.
os mandados de segurança decididos em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados.
as causas decididas em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais quando a decisão recorrida contrariar lei federal.
o habeas data e o mandado de injunção contra ato do Procurador-Geral da República.
os mandados de segurança e de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se concessiva a decisão.
Integra a súmula do Supremo Tribunal Federal o seguinte enunciado:
"É inconstitucional lei que fixa o prazo de decadência para a impetração de mandado de segurança."
"Controvérsia sobre matéria de direito impede a concessão de mandado de segurança."
"Não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer originariamente de mandado de segurança contra atos de outros tribunais."
"Integrante de lista de candidatos a determinada vaga da composição de tribunal é parte ilegítima para impugnar a validade da nomeação de concorrente."
"A entidade de classe nao tern legitimacao para o mandado de seguranca, quando a pretensao veiculada diz respeito a apenas parte da respectiva categoria."
Sobre as súmulas vinculantes, é CORRETA a seguinte assertiva:
0 enunciado da súmula terá por objeto a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja, entre órgaos judiciários ou entre estes e a administração pública, controvérsia atual que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre idêntica questão.
A edição, a revisão e o cancelamento de enunciado de súmula com efeito vinculante dependerão de decisão tomada por maioria absoluta dos membros do Supremo Tribunal Federal, em sessão plenária.
Os legitimados a propor a edição, a revisão ou o cancelamento de enunciado de súmula vinculante são os mesmos aptos a propor açãb direta de inconstitucionalidade.
Não cabe modulação dos efeitos da súmula vinculante.
A proposta de cancelamento de enunciado de spumula vinculante implica a suspensão dos processos em que se discuta a mesma questão.
No que concerne à composição do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa incorreta:
compõe-se de, no mínimo, trinta e três Ministros
um terço de sua composição é reservada a juízes dos Tribunais Regionais Federais
um terço de sua composição é reservada a desembargadores dos Tribunais de Justiça
um terço de sua composição é reservada, em partes iguais, a advogados e membros do Ministério Público Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territórios, alternadamente.
os Ministros do STJ deverão ser brasileiros natos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria simples da Câmara dos Deputados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...