Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as assertivas abaixo.
I. O Princípio da Universalidade do Orçamento é aquele segundo o qual a lei orçamentária deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais.
II. Ciclo Orçamentário é o período compreendido entre o início e o fim da execução do orçamento.
III. A Lei Orçamentária Anual (LOA) contém a discriminação da receita e da despesa pública, de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
IV. O Orçamento Programa tem como principais características a análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; assim sendo, todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.
Está correto o que se afirma APENAS em
Direito Constitucional - Dos Territórios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com base no disposto na CF a respeito da organização do Estado, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a CF, os territórios podem ser divididos em municípios.
De acordo com a Constituição Federal, o dever do Estado quanto à educação será efetivado mediante a garantia de
atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
atendimento ao educando, no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, conforme alteração dada pela emenda constitucional n.º 59, de 2009.
progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade do ensino médio; conforme redação dada pela emenda constitucional n.º 14, de 1996.
atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente em escolas especiais.
fornecimento de educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, assegurada até mesmo sua oferta gratuita a todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria, conforme redação dada pela emenda constitucional n.° 59, de 2009.
A União aplicará, anualmente, na manutenção e no desenvolvimento do ensino, nunca menos de 18%, e os estados, o Distrito Federal e os municípios 25%, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Os programas suplementares de alimentação e de assistência à saúde previstos no art. 208, item VII da Constituição Federal serão financiados com recursos provenientes dos 25% da receita resultante de impostos destinados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.
A parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, ou pelos estados aos respectivos municípios, é considerada, para efeito do cálculo previsto na receita do governo que a transferir.
As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino.
A educação básica pública não terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação recolhida pelas empresas.
A distribuição dos recursos públicos atenderá apenas o ensino obrigatório, nos termos do plano nacional de educação.
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as disposições da CF quanto à matéria da educação, julgue os itens subsequentes.
A CF dispõe que é direito público subjetivo o acesso ao ensino obrigatório e gratuito, sendo que a sua oferta irregular ou o não oferecimento pelo poder público é responsabilidade da autoridade competente.
Contraria as normas constitucionais que dispõem sobre educação,
a instituição de ensino municipal gratuito de nível superior.
o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
o ensino religioso, de matrícula obrigatória, nas escolas públicas de ensino fundamental.
a exigência de autorização e avaliação de qualidade das instituições privadas de ensino pelo poder público.
a aplicação, pelos Estados, de trinta por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Ao tratar do direito à educação, a Constituição Federal:
Estabelece que o ensino fundamental é de competência exclusiva dos Estados e Municípios.
Estabelece o dever de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
Exclui a competência dos Municípios para prestar o ensino médio superior.
Exclui a competência dos Estados para prestar a Educação Infantil.
Segundo previsão expressa na legislação federal em vigor, é dever do Estado garantir, em relação à educação,
atendimento preferencial em rede própria, especializada e diferenciada, aos educandos com necessidades especiais.
oferta de vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência para a crianças a partir dos quatro anos de idade.
transporte escolar gratuito aos que comprovarem necessidade, ainda que matriculados na rede privada.
gratuidade na oferta de uniformes aos educandos matriculados na rede pública de ensino fundamental e médio.
oferta de salas de aula com número não superior a trinta e cinco alunos no ensino fundamental.
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com base na legislação que trata de ensino, julgue os itens a seguir.
A jurisprudência do STF firmou-se no sentido da existência de direito subjetivo público de crianças de até cinco anos de idade ao atendimento em creches e pré-escolas. A referida corte consolidou, ainda, o entendimento de que é possível a intervenção do Poder Judiciário visando à efetivação desse direito constitucional.
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2010
Sobre Patrimônio Cultural, é INCORRETO afirmar que
o Poder Público promoverá e protegerá o patrimônio cultural por meio de ação civil pública, termo de ajustamento de condutas, recomendação, inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação.
o tombamento é um ato administrativo originário do Poder Executivo, mas o Poder Legislativo (no caso, poder constituinte originário) tombou os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.
pode o Poder Judiciário, em ação civil pública promovida pelo Ministério Público, declarar o valor cultural de um bem, decretar o seu tombamento e determinar a inscrição no livro de tombo respectivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...