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A responsabilidade civil do Estado encontra fundamento na Constituição Federal, aplicando-se sob a modalidade
subjetiva quando se tratar da prática de atos lícitos e objetiva quando se trata de atos ilícitos.
subjetiva, tanto para atos comissivos, quanto para atos omissivos.
objetiva para atos comissivos, ainda que lícitos.
subjetiva para atos comissivos dolosos, praticados por agentes públicos.
objetiva quando se tratar de danos causados a terceiros, excluída qualquer responsabilização para a prática de atos omissivos.
Sobre a configuração constitucional da Administração Pública, é correto afirmar:
Direito Constitucional - Administração Pública - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em conformidade com a Constituição Federal, o servidor público estável só perderá o cargo:
I. em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
II. mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
III. mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
IV. em virtude de demissão pela chefia imediata, mediante avaliação de desempenho por esta realizada.
São corretas apenas as afirmativas:
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, o poder normativo das agências reguladoras
equivale ao poder regulamentar, consistente na competência para editar normas com vistas à fiel execução da lei.
encontra seu fundamento na possibilidade de delegação de competência do Poder Legislativo ao Poder Executivo, amplamente autorizada pela Constituição Federal.
é conferido pelo Poder Executivo, mediante delegação de competências, prescindindo de delimitação em lei.
pode ser exercido somente pelas agências mencionadas pela Constituição Federal como órgão regulador, cabendo às demais apenas o poder regulamentar e fiscalizador.
compreende os atos técnicos em relação às atividades postas sob sua área de regulação, nos limites estabelecidos pela lei.
Cargos públicos, segundo a Constituição Federal,
são preenchidos apenas por candidatos aprovados em concurso público de provas e títulos.
podem ser acumulados, inclusive de forma remunerada, na hipótese de serem dois cargos de professor com outro, técnico ou científico, desde que haja compatibilidade de horários.
impedem que o servidor público civil exerça o direito à livre associação sindical.
em nenhuma hipótese são acessíveis a estrangeiros.
proporcionam estabilidade ao servidor nomeado em caráter efetivo, após três anos de efetivo exercício e mediante avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
Art. 5º. São requisitos básicos para investidura em cargo público, EXCETO:
A nacionalidade brasileira;
O gozo dos direitos políticos;
Quitação com as obrigações militares e eleitorais;
A idade mínima de dezesseis anos;
N.D.A.
Direito Constitucional - Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à administração pública, julgue o item abaixo.
O direito de greve dos servidores públicos será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal.
Sobre a acumulação de cargos públicos, assinale a opção correta.
De acordo com o Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a todos os princípios citados abaixo, exceto:
contabilidade
eficiência
publicidade
moralidade
Um servidor público estável, ocupante de cargo efetivo em órgão da administração direta municipal, perde o cargo mediante processo administrativo, em que lhe é assegurada ampla defesa. Questionando judicialmente a decisão administrativa, o servidor reverte a decisão, sendo sua demissão invalidada por sentença judicial, anos mais tarde. Durante esse período, a vaga foi preenchida por servidora estável, que permaneceu no exercício efetivo do cargo. Nesse caso,
a demissão processou-se irregularmente, pois o servidor público estável somente pode perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de procedimento de avaliação periódica de desempenho, assegurada ampla defesa.
a invalidação da demissão por sentença judicial é irregular, pois a Constituição admite a perda de cargo de servidor público estável mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
o servidor será submetido a avaliação especial de desempenho, por comissão instituída para essa finalidade, como condição para sua reintegração no cargo.
o servidor ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo, permanecendo a ocupante da vaga no cargo em questão.
o servidor será reintegrado no cargo e a ocupante da vaga, sendo estável, será reconduzida ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitada em outro cargo ou posta em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
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